Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mai
16
Qui
Ordinariato Castrense: Peregrinação Militar ao Santuário de Lourdes
Mai 16_Mai 21 todo o dia

Lisboa, 15 mai 2019 (Ecclesia) – Os cerca de 250 militares portugueses que participam na Peregrinação Militar Internacional ao Santuário de Lourdes (França) partem esta quinta-feira (16 maio) rumo aquele santuário mariano.

Com o tema «Procura a Paz e encontrá-la-ás», a Peregrinação Militar ao Santuário de Lourdes realiza-se, este ano, entre o dia 16 e 21 de maio, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A cerimónia de abertura acontece na Basílica de São Pio X, sexta-feira, às 21h15m, e no sábado de manhã, às 08h30m, os peregrinos portugueses iniciam um desfile que os conduzirá à Capela de Notre Dame.

Lá, depois de um momento de reconciliação, participam numa missa presidida pelo Ordinário Castrense para Portugal, D. Rui Valério e concelebrada pelos capelães militares, que, juntamente com ele, acompanham os portugueses nesta peregrinação.

A tarde de sábado é preenchida com um festival de música nas ruas da cidade e às 17h30m acontecerá uma cerimónia militar de homenagem aos militares que deram a sua vida no campo da batalha, junto ao monumento aos mortos.

A celebração de domingo é presidida por D. Antoine de Romanet, Bispo da Diocese das Forças Armadas Francesas.

LFS

Mai
17
Sex
EMRC: Alunos da Diocese do Porto são desafiados à «ecologia integral»
Mai 17 todo o dia

Porto, 30 abr 2019 (Ecclesia) – O XVII encontro de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese do Porto, a realizar a 17 de maio, no Parque Oriental da cidade, tem como tema «Liga-te, estás convocado».

Esta temática vai desafiar “os milhares de alunos participantes a serem “protagonistas da mudança no mundo”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Lançámos um desafio aos alunos de serem capazes de olhar para o mundo à sua volta, natureza e pessoas, e fazerem desse mundo um lugar melhor. Convocado a transformar o mundo onde ser Humano e natureza convivem e lidam em equilibro”, revelou ao EDUCRIS o diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), António Madureira.

Durante o encontro a organização vai promover “gestos concretos desta ecologia integral através da plasticidade da música e da dança”, lê-se no comunicado.

António Madureira espera “cerca de 15 mil participantes” na iniciativa, mas sustentou que “isso não é o mais importante”.

“Os números refletem a implementação da EMRC nesta diocese populosa”, salienta.

As escolas prepararam a música do movimento «Sing for Climate» que vão executar no encontro numa chamada coletiva de atenção “para as questões da ética ambiental, a que chama ecologia integral”.

LFS

Igreja/Música: «Gen Verde» atua em várias cidades portuguesas
Mai 17 todo o dia

Lisboa, 15 mar 2019 (Ecclesia) – O grupo internacional feminino «Gen Verde» vai atuar, em abril e maio, em várias cidades portuguesas com o concerto «From the Inside Outside».

Nascida na pequena cidade de Loppiano, em Itália, uma comunidade do Movimento dos Focolares, o «Gen Verde» vão atuar Braga, Santa Maria da Feira, Fátima, Manique, Évora e Faro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro concerto é a 27 de abril é no Altice Forum (Braga); depois segue-se (04 de maio) no Europarque (Santa Maria da Feira); a 10 de maio é no Centro Paulo VI (Fátima), nos Salesianos Manique (Cascais) a atuação é a 17 de maio; a Arena D’Évora (Évora) recebe o Gen Verde a 25 de maio e o Teatro das Figuras (Faro) acolhe os músicos a 30 de maio.

O «Gen Verde» já percorreu o mundo “dando mais de 1500 concertos”, conquistando “um número crescente de fãs por todo o mundo, é sobretudo entre os jovens que as suas músicas e canções ganham plena expressão, com mensagens que testemunham, por vezes, fortes experiências de vida”, lê-se numa nota.

A par do concerto, o grupo aposta num projeto musical educativo, designado «Start Now» que envolve as 20 artistas do grupo musical e os jovens de escolas locais: vários workshops de dança, teatro, percussão e canto, que culminarão num concerto final aberto ao público.

LFS

Pastoral Juvenil: Jovens de Lamego rumam ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde
Mai 17_Mai 18 todo o dia

Lamego, 03 mai 2019 (Ecclesia) – Os jovens da Diocese de Lamego comemoram a sua jornada dias 17 e 18 deste mês, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Fonte Arcada (Zona Pastoral de Sernancelhe).

No primeiro dia haverá, pelas 21h30, uma vigília vocacional na Capela de Nossa Senhora da Saúde (Fonte Arcada) e no dia seguinte, depois da caminhada dos jovens, o bispo de Lamego, D. António Couto, celebra, às 11h45, naquele santuário, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na tarde do dia 18 deste mês realiza-se um concerto musical e outras atividades lúdicas e vai ser entregue a cruz aos jovens que vão acolher a XXXV JDJ – 2020, lê-se.

LFS

Setúbal: Santuário de Cristo Rei comemora 60 anos com cantata
Mai 17_Mai 18 todo o dia

Setúbal, 14 mai 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Cristo Rei em Almada (Diocese de Setúbal) está a celebrar, durante este ano, o 60º aniversário da sua inauguração e as comemorações centrais acontecem neste mês de maio.

As celebrações centrais decorrem esta sexta-feira e sábado, com a celebração da eucaristia comemorativa e a apresentação de uma cantata a Cristo Rei, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A 17 de maio, sexta-feira, pelas 18h30, D. José Ornelas preside à eucaristia comemorativa e de seguida, pelas 20h00, tem lugar a “inauguração de uma fonte luminosa e um conjunto escultórico do Santuário”.

O programa deste dia termina com um jantar-convívio na tenda panorâmica, onde será apresentado o livro «Gestos de misericórdia num coração missionário», uma homenagem ao Padre Acílio da Cruz Fernandes, diretor da Casa do Gaiato de Setúbal.

No dia seguinte, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Almada, será apresentada, pelas 21h00, uma Cantata a Cristo Rei com letra do bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, e música do Cónego Ferreira dos Santos, da Diocese do Porto.

A obra, com a duração de uma hora, será apresentada por um coro de 340 vozes, 4 solistas, acompanhados por uma orquestra de 50 elementos, refere a nota.

Esta Cantata a Cristo Rei será apresentada, também, no Santuário de Fátima (a 17 de junho) e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (a 03 de novembro).

LFS

Mai
18
Sáb
Igreja/Arquitetura: VII itinerário de visitas a igrejas modernas
Mai 18 todo o dia

Lisboa, 13 mai 2019 (Ecclesia) – O VII itinerário de visitas a igrejas modernas, este ano na zona de Lisboa, visita, dia 18 deste mês, obras de Diogo Lino Pimentel e Luiz Cunha, dois arquitetos de “grande relevância na arquitetura religiosa em Portugal”, ambos falecidos janeiro.

A iniciativa começa às 10h00, em Lisboa, no centro paroquial e capela funerária da Ameixoeira (Luiz Cunha, 1990-2012), prosseguindo, uma hora depois, na igreja de Santo António dos Cavaleiros (Diogo Pimentel, 1966-1982).

Às 12h00 a rota passa pela igreja de Cristo Rei, na Portela (Luiz Cunha, 1981-1992), e pelas 15h00 é a vez da igreja de Santa Joana Princesa, no bairro de Alvalade (Diogo Pimentel, 1980-2002).

A capela do colégio de S. José, no Restelo (Diogo Pimentel, 1981), também em Lisboa, e a capela da clausura das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, na Parede (Luíz Cunha, 1977-1981) são as últimas paragens do itinerário, que se conclui com a celebração da missa, às 18h00.

LFS

Igreja/Cultura: Festival de Música Antiga de Torres Vedras
Mai 18 todo o dia

Torres Vedras, 14 mai 2019 (Ecclesia) – O I Festival de Música Antiga de Torres Vedras realiza-se, de 4 de maio a 8 de junho, nas igrejas e espaços históricos do concelho daquela cidade da Diocese de Lisboa.

A próxima sessão vai ser no dia 18 deste mês, às 21h30, na igreja do Seminário de Penafirme e tem como interpretes o agrupamento barroco ARS Eloquentia e a soprano Susana Duarte, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este festival insere-se na estratégia de descentralização do município sendo uma forma de “sensibilizar a população para o património histórico do concelho”, lê-se.

O I Festival de Música Antiga de Torres Vedras aparece também como “uma resposta de revitalização e valorização de todo esse património histórico existente nos vários locais do concelho de Torres Vedras, aliando a música da época praticada de forma historicamente informada, à beleza da arquitetura e acústica desses mesmos espaços”.

Os concertos terão a duração de 45/50 minutos e no início haverá uma breve contextualização histórica do espaço.

No dia 25 realiza-se na Igreja Matriz do Turcifal e tem como tema «Música e pedagogia em torno do novo antigo»

«A sonata da Chiesa barroca e clássica» é no dia 8 de junho na Igreja da Graça, Torres Vedras.

LFS

Igreja/Música: Coro da Capela do Trinity College atua em Lisboa
Mai 18_Mai 19 todo o dia

Lisboa, 13 mai 2019 (Ecclesia) – O Coro da Capela do Trinity College de Dublin (Irlanda) vai atuar em Lisboa, nos dias 18 e 19 deste mês, na Sé da capital de Portugal (17h00) e na Igreja-Catedral de S. Paulo (11h00), da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana).

Além da importância “cultural e artística” do evento, ele constitui um “belo testemunho ecuménico, por reunir jovens católicos e anglicanos, incorporar no seu repertório composições sacras de ambas as tradições e por ele acontecer em duas igrejas-mãe sedeadas em Lisboa”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O grupo irlandês, composto por 25 membros, recrutados entre os estudantes da universidade fundada em 1591, e nascendo como coro regular em 1762, ganhou autonomia desde a década de 60 do século passado, graças ao apoio de bolsas de estudo para coralistas e organistas.

O coro executa composições em latim e inglês, desde o medieval ao contemporâneo e os seus concertos “constituem uma experiência inolvidável de beleza, com uma ligação particular à celebração da liturgia cristã”, lê-se.

LFS

Lisboa: Sessão de homenagem e congresso internacional Etty Hillesum
Mai 18 todo o dia

Lisboa, 06 mai 2019 (Ecclesia) – A Capela do Rato vai homenagear a holandesa Etty Hillesum, às 18h00, a 18 de maio, numa sessão que antecede um congresso internacional dedicado à jovem de origem judaica, que faleceu em Auschwitz, no próximo dia 20, em Lisboa.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o capelão da Capela do Rato informa que o evento conta com uma preleção do diretor do Centro de Pesquisa Etty Hillesum – EHOC (Bélgica), o professor Klaas Smelik, e uma intervenção do arcebispo português D. José Tolentino Mendonça.

O encontro de homenagem a Etty Hillesum vai ter a “estreia absoluta” da peça musical ‘Ecos’, de João Madureira, e a leitura da obra da jovem holandesa pelos atores Luís Miguel Cintra e Maria Rueff.

A sessão, que começa às 18h00, do dia 18 de maio, é de entrada livre e do programa consta um momento de oração e também de “silêncio pelas vítimas do holocausto”, e o lançamento do livro/álbum fotográfico ‘Nos Passos de Etty Hillesum’, de Filipe Condado, cujo prefácio foi escrito por D. José Tolentino Mendonça, um projeto que nasceu de uma viagem/peregrinação à Holanda para conhecer a vida e a obra da jovem judia, organizada pela Capela do Rato em 2017.

Etty Hilessum de origem judaica faleceu no campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia, antes de completar 30 anos; No Campo de Westerbork, que serviria de trânsito para o polaco, encontrou a confiança em Deus e para este local do leste da Holanda levou a Bíblia e ‘O livro das horas’ de Rainer Maria Rilke.

Dois dias depois, a 20 deste mês, o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, organiza o Congresso Internacional Etty Hillesum, entre as 09h00 e as 18h55.

Duas sessões da parte da manhã vão refletir sobre ‘Escrever contra: a palavra insurrecta’ e ‘A fragilidade de Deus’, com diversos oradores, depois da intervenção de abertura do professor Klaas Smelik.

De tarde, o congresso recomeça com a mesa redonda ‘Tradutores Refletem sobre Tradução. O Holocausto em tradução’, a partir das 14h30, há ainda a sessão ‘O coração pensante’, antes da sessão plenária final com a pesquisadora  Ria van den Brand.

CB/OC

Peregrinação nos passos de Etty Hillesum no programa de rádio «Ecclesia», da Igreja Católica na Antena 1 da RDP

 

Património: Visita guiada aos bastidores do Museu da Consolata em Fátima
Mai 18 todo o dia

Fátima, 14 mai 2019 (Ecclesia) – Para celebrar o «Dia Internacional dos Museus», o «Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia», em Fátima, vai promover, dia 18 de maio, sábado, visitas guiadas aos bastidores do museu.

O Dia Internacional dos Museus – lançado pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus) – celebra-se a 18 de maio e este ano tem como tema «Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição»

As visitas ao «Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia», têm como “fio condutor as coleções e as atividades promovidas ao longo do ano, conhecendo os bastidores e projetos sociais em que o museu se encontra envolvido”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

As visitas serão grátis e decorrem no período da tarde com os seguintes horários: 14h00; 15h00; 16h00 e 17h00.

LFS

Viana do Castelo: Diocese promove o «Campus da Evangelização»
Mai 18_Mai 19 todo o dia

Viana do Castelo, 24 abr 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo promove, nos dias 18 e 19 de maio, o Campus da Evangelização: um Fórum Intergeracional de formação, de reflexão, de oração, de convívio e de evangelização.

Depois do «Campus Misericordiae», em 2016, do «Campus Laetitiae», em 2017, e do «Campus da Gratidão», em 2018, a diocese do alto minho prepara-se para viver, o Campus da Evangelização, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro dia vai ser, essencialmente, “dedicado aos jovens, catequistas, escuteiros, animadores, grupos da pastoral juvenil e alunos de EMRC e, no programa, o destaque vai para o concerto da banda italiana «The Sun»”, acentua a nota.

No dia 19, o Campus abre-se para todos os adultos que se queiram associar a esta “grande festa da evangelização, para continuar a celebrar, formar e peregrinar até à Catedral de Viana do Castelo, onde será celebrada a Eucaristia, presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo Diocesano”.

LFS

Vida Consagrada: Família Salesiana ruma ao Santuário de Fátima
Mai 18_Mai 19 todo o dia

Fátima, 17 mai 2019 (Ecclesia) – A Família Salesiana faz a sua peregrinação anual ao Santuário de Fátima, dias 18 e 19 deste mês, cujo mote recorda a vocação batismal dos católicos à santidade «Com Maria, a santidade é alegria».

Este evento vai juntar em Fátima a Família Salesiana e os jovens do Movimento Juvenil Salesiano de todo o país, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Do programa de dois dias destacam-se, no sábado, a oração do terço na capelinha às 21h30 e a Procissão das Velas no recinto do Santuário, e na manhã de domingo, a partir das 09h00 a reunião dos grupos da Família Salesiana no Salão do Bom Pastor, Centro Paulo VI.

Esta atividade conta com a presença do provincial dos Salesianos, padre José Aníbal Mendonça, e da provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Rosa Cândida Gomes, a celebração da Eucaristia será presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Simultaneamente, são esperados em Fátima perto de 500 jovens das escolas, centros juvenis, paróquias e demais ambientes dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora para o Dia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano que decorre este sábado e inclui, entre outras atividades, workshops e o espetáculo «Arte e Fé», lê-se na nota.

LFS

Funchal: Dia Diocesano da Família convida «a cada passo dar o melhor»
Mai 18@12:00

Funchal, Madeira, 10 mai 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Família do Funchal vai promover a sua jornada anual, que começa na paróquia de S. Francisco Xavier, a partir das 12h00, e termina na igreja do Atouguia, no dia 18 de maio.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o programa começa por sugerir a visita a “locais de testemunho” relacionados com “vidas de referência que marcam a identidade cristã”, como o convento de São Bernardino, o mosteiro das Irmãs Clarissas, o monumento Beato Carlos, a Casa de Saúde São João de Deus, e um momento de Oração.

Às 12h00, o ponto de encontro da Jornada Diocesana da Família do Funchal é na Paróquia de S. Francisco Xavier, onde estão previstas com apresentações diversas.

Meia hora depois saem em caminhada até a igreja do Atouguia, um percurso marcado pela reflexão, oração e um “sinal ao mundo”, as paróquias e movimentos são convidados a construir tochas e as lanternas.

Às 13h30 está prevista chegada à igreja do Atouguia onde vão ser apresentadas as tochas e as lanternas, a tarde começa com a animação musical dos “The Grumpies” e jogos familiares com os escuteiros.

A jornada da família termina com a Eucaristia, presidida pelo bispo do Funchal D. Nuno Brás, que conta com a animada da “Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos” e “Coro Lux Aeterna”, a partir das 15h30.

CB

Braga: Encerramento da semana das vocações com Cuca Roseta
Mai 18@14:30

Braga, 30 abr 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga e o Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim promovem, no dia 18 de Maio, a realização de uma peregrinação vocacional para marcar o encerramento da Semana das Vocações, que culmina com uma noite cultural onde a “grande figura de cartaz” é a cantora Cuca Roseta.

A Peregrinação Vocacional, intitulada de “Nos Trilhos da Vocação… Arrisca um sonho maior”, acontece na tarde de Sábado, dia 18, com início marcado para as 14h30, hora a que os participantes se devem concentrar num dos quatro locais de partida: Igreja Matriz de Vila do Conde, Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, Igreja Paroquial das Caxinas e Igreja Paroquial de Touguinhó, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade tem início por volta das 15h00, sendo os diferentes grupos convidados a peregrinar rumo ao Espaço Agros, em Argivai, onde devem chegar por volta das 18h00 “com um percurso intercalado por momentos de oração, reflexão e realização de dinâmicas que ajudarão a refletir sobre as vocações”.

Ainda antes do jantar será “possível visitar as tendas vocacionais, promovidas e preparadas pelos diferentes movimentos pastorais do arciprestado”.

Mais tarde, a partir das 20h00, a noite promete “ser rica em animação, com um concerto onde se destaca a cantora Cuca Roseta que deixará, também, o seu testemunho e a noite conta também com as atuações do padre Sandro e do padre Guilherme.

LFS

UCP: Colóquio sobre «A poética de Fátima» no Porto
Mai 18@16:00

Foto Santuário de Fátima

Porto, 30 abr 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima e a Cátedra Poesia e Transcendência, do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa promovem, dia 18 de maio, às 16h00, um colóquio sobre «A poética de Fátima».

A iniciativa que decorre no auditório Carvalho Guerra (Campus Foz da UCP) integra quatro conferências: “A poética ritualidade de Fátima: por entre as artes do tempo e as artes do espaço”, por Marco Daniel Duarte; “António Botto, Mário Beirão e mais algumas metamorfoses de Fátima”, por Ruy Ventura; “Diálogos em silêncio. O desejo do Deus minúsculo na obra poética por escrever de Francisco Marto”, por Pedro Valinho Gomes; e “Dar graças pelo dom de Fátima: o desdobramento de uma poética”, por José Rui Teixeira, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA

O colóquio pretende aflorar, “numa perspetiva teológica e histórica, o acontecimento e a mensagem de Fátima, levando-os para fora do espaço do Santuário”, acentua a nota.

Para além dos encontros científicos que têm lugar em Fátima, o santuário, através do Departamento de Estudos, tem procurado “incentivar a realização de fóruns de reflexão científica e académica noutros lugares do país”.

No final do colóquio haverá ainda espaço para a apresentação do livro de Ruy Ventura: Sob os braços da azinheira. Leituras de Fátima, que será feita pelo diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

LFS