Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Abr
10
Qua
Catequese: O catequista como missão diocesana “prioritária” no encontro nacional
Abr 10_Abr 13 todo o dia

Viana do Castelo, 29 mar 2019 (Ecclesia) – O encontro nacional de catequese que se realiza de 10 a 13 de abril em Darque – Viana do Castelo tem como tema «Ajudar os catequistas a SER – uma missão diocesana prioritária».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, vai proferir a conferência inicial sobre «A formação de catequistas na missão diocesana», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

“Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista” por Luísa Boléo; “Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus” pelo padre José Henrique Pedrosa e “As dimensões essenciais da catequese contemporânea” pelo padre Tiago Neto e o diácono. Paulo Campino são os temas das restantes palestras do dia 11 de abril.

O terceiro dia começa com uma preleção de Cristina Sá Carvalho sobre “Conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto” e de seguida o padre José António Gonçalves falará sobre “Aprender a explorar os itinerários catequéticos e o contributo formativo dos materiais para a catequese”.

“A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente” é o tema da conferência de encerramento proferida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo.

LFS

Abr
12
Sex
Porto: Dia Diocesano da Juventude com o lema «Eis a Serva do Senhor»
Abr 12_Abr 13 todo o dia

Penafiel, 01 abri 2019 (Ecclesia) – O Dia da Juventude da Diocese do Porto vai celebrar-se, nos dias 12 e 13 deste mês, em Castelo de Paiva, Vigararia de Penafiel e tem como tema “Eis a Serva do Senhor, Faça-Se em Mim segundo a Tua Palavra».

Como tem acontecido nos últimos três anos, concretizando os “sonhos” D. António Francisco dos Santos (antigo bispo do Porto) esta jornada diocesana “dedicada à juventude” tem como local um Santuário Mariano, desta vez no Sameiro, na Cidade de Penafiel, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A jornada começa dia 12 de abril com Via Sacra, pelas rua da cidade, com presença de D. Armando Esteves, bispo auxiliar do Porto, terminando o dia com oração de Taizé, já nos jardins do Santuário do Sameiro.

O dia seguinte, dia 13 de abril, inicia-se com caminhada pelas ruas, com animação e acolhimento, momentos de festa mas também de recolhimento e oração.

A manhã termina com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e durante a tarde cerca de 25 “escolas da Fé”, com diversos temas, relacionados com a Igreja, a sociedade, o ambiente e a juventude, vão estar “disponíveis para os jovens poderem beber destes conteúdos”.

LFS

Abr
13
Sáb
Açores: Diocese de Angra celebra Jornada da Juventude 2019
Abr 13_Abr 14 todo o dia

Angra de Heroísmo, Açores, 11 abr 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai assinalar a Jornada Diocesana da Juventude 2019, nas diversas ilhas do Arquipélago dos Açores, com destaque para encontros na Terceira, São Miguel e Faial, entre os dias 13 e 14 de abril.

‘Ser + Igreja: todos em missão’ é o tema da Jornada Diocesana da Juventude na Diocese de Angra e na Ilha Terceira as atividades começam com uma Vigília de Oração, este sábado, na Paróquia das Quatro Ribeiras, organizada pelo grupo de jovens ‘Oásis da Esperança’.

No dia 14, Domingo de Ramos, o encontro continua na Ribeirinha, orientado pelo Grupo de Jovens Mensageiros da Palavra’, e do programa constam workshops destinados à promoção de voluntariado (15h30), depois da conferência a ‘Importância do voluntariado’ pela socióloga Tânia Ferreira, às 15h00, o concurso de Dança, Música e Teatro, compromisso dos grupos e a celebração Eucarística.

O Serviço da Pastoral Juvenil da Ilha Terceira informa que a atividade “é aberta a todos os grupos de jovens da ilha que atingem as três dezenas”, divulga o sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

Na Ouvidoria de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, os jovens vão celebrar a ‘Noite Mundial da Juventude 2019’, entre as 17h00 e as 24h00, de 13 de abril, na Covoada.

A Equipa da Pastoral Juvenil e Vocacional destina esta iniciativa, sobretudo, aos grupos de jovens, grupos do 10.º ano de Catequese, aos agrupamentos de Escuteiros; Cada paróquia, na celebração da Via-Sacra tem “o compromisso de apresentar uma estação”.

Na Ilha do Faial, a Jornada Diocesana da Juventude começa também este sábado, com “uma vigília com fogo de conselho”, com os escuteiros, às 20h00, na igreja do Carmo, na Horta.

“A realidade desta ilha, e julgo que de todas as ilhas mais pequenas, com menos jovens, faz com que não envolvamos apenas os grupos de jovens mas tenhamos uma especial atenção a todos os jovens que já participam noutros movimentos da Igreja”, contextualizou o padre Nelson Pereira.

As atividades continuam no domingo, dia 14, com a procissão e bênção de Ramos, com jovens de diferentes movimentos de apostolado, às 15h00, na mesma igreja.

“O objetivo é agregar todos os jovens numa grande parceria com o CNE e com outros movimentos. Conseguimos assim congregar muitos jovens para celebrar a sua fé, especialmente nestes dias”, acrescentou o sacerdote do Serviço da Pastoral Juvenil da ilha do Faial.

As Jornadas Diocesanas da Juventude são celebradas mundialmente nas dioceses católicas no Domingo de Ramos, ou numa data próxima, e a cada dois ou três anos realiza-se um encontro de jovens, de âmbito internacional numa grande cidade, que vai chegar a Lisboa em 2022; Já se realizaram 14 edições em quatro continentes.

O acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana que nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

CB

Aveiro: Município divulga programa para a Semana Santa 2019
Abr 13_Abr 21 todo o dia

Aveiro, 03 abr 2019 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Aveiro divulgou um programa com diversas iniciativas que vai promover para assinalar a Semana Santa 2019, em diversos locais da cidade, a partir do próximo dia 13 até ao Domingo de Páscoa, a 21 de abril.

O conjunto de atividades ‘Há noite nas Carmelitas’, sempre a partir das 21h30, destaca-se da programação logo no dia 14, quando a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, com a apresentação de Quadros Vivos de Caravaggio (pintor italiano barroco – 1571-1610).

‘La Conversione Di un Cavalio’ vai ser apresentado pela companhia Malatheatre, criada por Ludovica Rambeli (que faleceu em abril de 2017) depois de uma palestra sobre o modo de Caravaggio trabalhar, apresentada na Universidade de Nápoles, onde percebeu que “a melhor maneira de explicar era através de uma performance teatral”.

No dia seguinte, 15 de abril, o Grupo Bíblico da Paróquia aveirense da Vera-Cruz propõe uma noite de “Seder Pascal”, pelas 20h00, onde vão recriar a Ceia Pascal judaica, “na qual se insere a tradição eucarística e a Última Ceia de Jesus Cristo”; As inscrições terminam no dia 10.

Nos dias 16, 18 e 20, o município de Aveiro propõe música ‘nas Carmelitas’, respetivamente ‘Cantos da Quaresma’, com os músicos César Prata e Sara Vidal trabalho discográfico de 2017, com 12 músicas da religiosidade tradicional popular; um ‘Concerto de Páscoa’, com o Ensemble de Música de Aveiro, e ‘Cantos de Devoção dos séculos XVI e XVII’

Das iniciativas para a Semana Santa, propostas pela câmara municipal, destacam-se também concertos de órgão, ao fim de tarde, a partir das 17h30, na Sé, na igreja da Misericórdia e na igreja de Jesus, nos dias 14, 18, 19, 21.

A Sé de Aveiro vai receber também um grande concerto da Páscoa, a partir das 21h30, do próximo dia 17, e dois dias depois (19 abril), o final da Procissão Enterro do Senhor que começa na igreja da Vera Cruz (21h30).

CB

Beja: Dia da Juventude e festival da canção mensagem
Abr 13 todo o dia

Beja, 27 fev 2019 (Ecclesia) – No Dia da Juventude da Diocese de Beja, 13 de abril, em Vila Nova de Santo André, realiza-se também o Festival Diocesano da Canção de Mensagem.

Nesse festival escolhe-se a canção que vai representar a diocese no Festival nacional da Canção de Mensagem que terá lugar em Fátima, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Beja apela “à criatividade dos grupos para, através da música, partilharem os seus dons e talentos”, lê-se.

LFS

Pastoral Juvenil: Dia Diocesano da Juventude em Portalegre
Abr 13 todo o dia

Portalegre, 08 abr 2019 (Ecclesia) – O Dia da Juventude da Diocese de Portalegre-Castelo Branco realiza-se a 13 deste mês e tem como tema «Viu e Acreditou».

Esta festa que se realiza na cidade de Portalegre “é de todos os jovens, e para todos os jovens, a partir dos 14 anos de idade, estejam em tempo de catequese, em grupos de jovens paroquiais, nos movimentos juvenis, sejam animadores”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na manhã deste dia, haverá diálogos e testemunhos sobre a temática dos jovens na “Igreja e sobre o grande evento que é a Jornada Mundial da Juventude”.

No período da tarde, haverá um concerto/testemunho com o Pedro Vicente e a Marta Fernandes, um tempo de oração com a reflexão da Via Sacra seguida de caminhada a pé e Eucaristia na Sé, presidida pelo Bispo Diocesano, D. Antonino Dias.

LFS

Abr
14
Dom
Lisboa: Liturgia, oração e caridade conduzem visita pastoral do cardeal-Patriarca e Bispos
Abr 14 todo o dia

Encontros temáticos com D. Manuel Clemente completam dias de visitas às paróquias

Lisboa, 07 fev 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca e os bispos auxiliares de Lisboa vão iniciar no próximo domingo uma visita pastoral à vigararia Lisboa II, que compreende dez paróquias,  num périplo que termina no domingo de Ramos.

“«Acolher Deus que nos visita na palavra, na oração e na caridade» é o tema da visita pastoral”, informa um comunicado do Patriarcado de Lisboa, com início na “paróquia da Portela, com um encontro do Cardeal-Patriarca com o clero, os Conselhos Pastorais Paroquiais e os Conselhos Económicos Paroquiais desta vigararia”.

Estão programados “seis encontros temáticos”, a decorrer durante a visita pastoral, com a presença de D. Manuel Clemente: o primeiro destinado à Pastoral Familiar está marcado para o dia 8 de março no salão paroquial de Santa Beatriz da Silva.

No dia 15 de março, o encontro será sobre Pastoral Litúrgica e será a Igreja de Santo Eugénio a acolher a reunião.

Na semana seguinte, a 24, serão os catequistas a encontrarem-se com o cardeal-patriarca em Moscavide.

A 29 de Março, os agentes da Pastoral Sociocaritativa têm encontro marcado na paróquia dos Olivais Sul.

No dia 5 de abril, na paróquia do Parque das Nações, D. Manuel Clemente vai encontrar-se com o poder local.

O último encontro está agendado para o Domingo de Ramos, Dia diocesano da Juventude, e quer convocar os jovens para uma tarde no salão paroquial do Parque das Nações.

“Para este mesmo dia, Domingo de Ramos, às 17h00, está marcado o encerramento da Visita Pastoral à Vigararia Lisboa II, com a Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente na igreja paroquial do Parque das Nações, antecedida da bênção dos ramos, no adro da igreja”, explica a informação do patriarcado de Lisboa.

LS

Pastoral Juvenil: D. José Ornelas nos encontros «Partilha-te +»
Abr 14 todo o dia

Setúbal, 08 abr 2019 (Ecclesia) – A segunda edição dos encontros «Partilha-te +» realiza-se a 14 de abril, Domingo de Ramos e Dia Mundial da Juventude, onde vai estar o bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que conclui, nesse dia, as visitas pastorais às paróquias da Vigararia de Caparica.

Nesse encontro o bispo diocesano espera “encontrar-se com todos, jovens e não só, para partilhar e marcar a celebração mundial da juventude”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

De manhã, D. José Ornelas preside “à Missa de Ramos na Paixão do Senhor”, com procissão animada pelos jovens das Paróquias de Vale de Figueira e Vale de Milhaços marcando, assim, o encerramento da visita pastoral às duas comunidades.

À tarde tem lugar a conclusão vicarial, com um momento formativo orientado “para os jovens e seus animadores”, com João Costa, Secretário de Estado da Educação e antigo Chefe Regional do Corpo Nacional de Escutas em Setúbal.

LFS

Pastoral Juvenil: Jornada sobre «Ser + Igreja: todos em missão»
Abr 14 todo o dia

Ilha Terceira, Açores, 08 abr 2019 (Ecclesia) – Na Ilha Terceira (Açores) vai realizar-se, dia 14 deste mês, a jornada diocesana da juventude que tem como tema «Ser + Igreja: todos em missão».

No dia 13 deste mês, na Paróquia das Quatro Ribeiras, far-se-á uma vigília de oração, organizada pelo grupo de jovens «Oásis da Esperança» e no dia seguinte o encontro é organizado pelo Grupo de Jovens «Mensageiros da Palavra» da Ribeirinha.

Durante o dia destaca-se a celebração eucarística, os workshops de voluntariado e o concurso de Dança, Música e Teatro, no qual participarão vários grupos, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A socióloga Tânia Ferreira vai abordar o tema “Importância do voluntariado”.

LFS

Viana do Castelo: Procissão de Ramos pelas ruas da cidade
Abr 14 todo o dia

Viana do Castelo, 05 abr 2019 (Ecclesia) – No Domingo de Ramos (14 de abril), para recordar a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém, realiza-se, às 10h30, a bênção e Procissão de Ramos na cidade de Viana do Castelo.

Os cristãos partem da Igreja da Misericórdia rumo à Sé de Viana do Castelo empunhando os seus ramos benzidos onde se celebra a Eucaristia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 15h30 realiza-se as Vésperas e Procissão do Passos sendo o Sermão do Encontro na Praça da República daquela cidade.

A Procissão inicia-se na Sé de Viana do Castelo, seguindo pelo Largo da Sé, Praça da República, Passeio das Mordomas, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes, Rua Grande, terminando na Sé Catedral.

A organização apela aos moradores das ruas por onde passa a Procissão para embelezarem as janelas ou sacadas

LFS

Quaresma: Via Sacra de Dornes presidida por D. Antonino Dias
Abr 14@17:00

Ferreira do Zêzere, 25 mar 2019 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias, vai presidir à Via-Sacra «Uma vela a Jesus» que realiza no Domingo de Ramos (14 de abril) no percurso dos cruzeiros de Paio Mendes para Dornes, a partir das 17h00 em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Pranto.

Esta Via Sacra pretende unir todo o concelho de Ferreira do Zêzere (Diocese de Coimbra) e na caminhada de fé estão envolvidas todas as freguesias e paróquias do concelho com “as confrarias, leitores e catequese, grupo de jovens, escuteiros e grupos corais”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A organização é da Associação Recreativa Filarmónica Frazoeirense e do Santuário de Nossa Senhora do Pranto de Dornes.

Os peregrinos que “levem carro, devem deixar os passageiros no início da Via-sacra, seguem até Dornes apenas os condutores que terão transporte a partir das 15h00 junto à ponte”.

LFS

Braga: Basílica dos Congregados apresenta «As Se7e Últimas Palavras de Cristo» (c/vídeo)
Abr 14@21:00_22:30

Os padres jornalistas João Aguiar Campos e Manuel Vilas Boas foram convidados  para propor as meditações, este ano

Lisboa, 13 abr 2019 (Ecclesia) – A Basílica dos Congregados, na Arquidiocese de Braga, vai juntar dois padres ligados à comunicação social para meditarem sobre ‘As 7 Últimas Palavras de Cristo na Cruz’, entre as 21h00 e as 22h30 deste domingo, dia 14.

O reitor da Basílica dos Congregados afirmou que as Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz são “medidas pesadas”, como “todas as últimas palavras”, e convidou o padre João Aguiar Campos para fazer as meditações, que “aceitou desde a primeira hora”.

“É um momento para nos colocarmos diante da cruz, nas palavras que vão ao encontro da nossa vida, talvez algumas questões que colocamos e que, com a música, com uma leitura cuidada e reflexão muito bem preparada, vai ao encontro do coração e à mente”, disse o padre Paulo Terroso, em declarações à Agência ECCLESIA.

Ao padre João Aguiar Campos, antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica e ex-presidente do Conselho de Administração da Rádio Renascença, junta-se outro jornalista, o padre Manuel Vilas Boas, que fará a leitura das meditações.

O padre Paulo Terroso assinala que juntaram “dois homens da rádio, dois padres do Minho, um de Barcelos e outro do Gerês”, adiantando que o momento musical vai ser da responsabilidade do Quarteto Verazin.

Segundo reitor da Basílica dos Congregados, esta é uma iniciativa para “crentes e não crentes”, uma oportunidade para os participantes se encontrarem com a própria vida.

A composição de ‘As sete últimas palavras de Cristo na cruz’ é da responsabilidade do compositor austríaco Joseph Haydn, para as celebrações da Sexta-Feira Santa da cidade de Cádis, em Espanha, em 1786″.

A meditação realiza-se no domingo, dia 14, Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.

O reitor da Basílica dos Congregados destaca que este lugar de culto também é conhecido por ser um espaço onde as pessoas se podem confessar: “Mensalmente cerca de 1500 confissões, nesta altura da Quaresma chegamos quase às cinco mil”.

De outras iniciativas que marcam a pastoral da basílica, o padre Paulo Terroso realçou a Missa dominical das 12h00 por ter interpretação em Língua Gestual Portuguesa, bem como, em “todos os dias Santos e de Guarda”.

PR/CB

Abr
15
Seg
Évora: Arcebispo preside à Eucaristia no Estabelecimento Prisional
Abr 15@10:30

D. Francisco Senra Coelho Foto AE/MC

Évora, 15 abr 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora vai celebrar hoje uma Missa no Estabelecimento Prisional, assinalando a Semana Santa.

D. Francisco Senra Coelho comunica que vai celebrar a Eucaristia na prisão de Évora “desejando a todos Santas Festas Pascais”.

Numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA, agradece “o acolhimento atento e muito amigo que dispensaram” a diretora do Estabelecimento Prisional de Évora, demais membros da direção, os Guardas-prisionais, funcionários e “todos os presidiários”, na visita que realizou no início desta semana, dia 8 de abril.

Durante dois anos, de 1986 a 1988, o atual arcebispo de Évora foi capelão desta instituição por nomeação do arcebispo de então, “o saudoso D. Maurílio de Gouveia”.

Na mensagem publicada no sítio online da Diocese de Évora, D. Francisco Senra Coelho agradece também “o excelente trabalho” realizado no Estabelecimento Prisional pelos padres Jesuítas, pelas Irmãs Doroteias e três cursillistas da Ultreia de Évora, que “ali exercem o serviço de escuta e diálogo, de oração e apoio espiritual”.

A nível nacional, a Igreja Católica “promove e coordena a sua presença e a ação” junto das pessoas reclusas através da Pastoral Penitenciária, um departamento da Conferência Episcopal Portuguesa.

CB

Covilhã: Ciclo de conferências «Por onde anda a fé?»
Abr 15@21:00

Covilhã, 11 mar 2019 (Ecclesia) – O Arciprestado da Covilhã (Diocese da Guarda), o UBICAP (Centro Académico de Pastoral) e a Livraria Paz de Espírito promovem de hoje a 03 de abril um ciclo de conferência sobre «Por onde anda a fé?».

A primeira conferência vai ser proferida pelo padre José António Pais (capelão dos CHUC) que tem como tema «A fé no hospital», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

No dia 18 de março, «A fé no trabalho» é o tema desenvolvido por José Manuel Duarte e Paulo Caetano e uma semana depois (25 de março) a líder do Partido Popular, Assunção Cristas aborda o tema «A fé no Parlamento».

«A fé na rua», dia 03 de abril, vai ser uma via-sacra pelas artérias da Covilhã e «A fé na missão» é o tema desenvolvido por Carmo Fernandes (Leigos Para o Desenvolvimento) no dia 08 de abril.

Este ciclo encerra, dia 15 de abril, com uma preleção do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, sobre «A fé na Igreja».

Estas atividades realizam-se, pelas 21h00, na capela da SASUBI.

LFS

Coimbra: Recordar José Dias da Silva e conversar sobre Doutrina Social da Igreja
Abr 15@21:30

Coimbra, 15 mar 2019 (Ecclesia) – A Comunidade de Acolhimento Cristão João XXIII e o Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP) de Coimbra estão a realizar conversas sobre Doutrina Social da Igreja sendo a próxima a 18 deste mês.

O padre José Manuel Pereira de Almeida e Álvaro Laborinho Lúcio são os oradores neste colóquio, que se realiza no auditório do IUJP, às 21h30, e tem como tema «Destino universal dos bens», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A última conversa sobre Doutrina Social da Igreja, dia 15 de abril, tem como tema a «Opção pelos pobres» sendo a reflexão feita por Teresa Vasconcelos e Sérgio Aires., lê-se na nota.

As tertúlias anteriores realizaram-se a 21 de janeiro e 11 de fevereiro e tiveram como temas «Dignidade da Pessoa» e «Bem comum».

Esta iniciativa serve para recordar o papel do leigo de Coimbra, José Dias da Silva, (1942-2013) na divulgação da Doutrina Social da Igreja.

LFS