Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Mar
15
Sex
Viana do Castelo: Ação de formação bíblica para professores de EMRC
Mar 15 todo o dia

Viana do Castelo, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) de Viana do Castelo organiza, esta sexta-feira, uma ação de formação sobre «Os textos bíblicos no contexto da aula de EMRC».

A iniciativa, que espera “reunir cerca de 50 professores do grupo 290” pretende “ajudar os docentes a integrarem o texto Bíblico na sua prática”, disse ao site Educris Lígia Pereira do SDEC.

A formação inicia-se pelas 09h30 com uma “análise hermenêutica de textos bíblicos em contexto de aula de EMRC” e de tarde os trabalhos são orientados pelo padre Pablo Lima, com uma apresentação das “Últimas 7 palavras de Jesus Cristo” e possibilidade de “interpretação do texto Bíblico aos conteúdos e aprendizagens essenciais da disciplina”.

Para além dos docentes de EMRC, de tarde, juntam-se aos trabalhos “elementos da pastoral diocesana” numa partilha de abordagens hermenêuticas que “permite facilitar a distinção necessária na linguagem entre os diferentes campos da pastoral”, reforça a responsável.

A formação realiza-se no Instituto Católico de Viana do Castelo.

LFS

Mar
16
Sáb
Publicações: Apresentação do livro-CD «As sete últimas palavras de Cristo na cruz»
Mar 16@11:30

Viana do Castelo, 13 mar 2019 (Ecclesia) – As meditações do padre Pablo Lima (sacerdote da Diocese de Viana do Castelo), a música de Franz Joseph Haydn, a interpretação do Quarteto Verazin e a voz do ator e encenador Miguel Guilherme integram o livro-CD «As sete últimas palavras de Cristo na cruz» que vai ser apresentado, às 11h30, dia 16 deste mês.

Esta obra tem a chancela da Paulus Editora e “estas Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz são duras como pedras, suaves como uma carícia, doces como o mel, amargas como uma lágrima, breves como um suspiro, longas como o madeiro… E elas são as derradeiras Palavras da Liberdade”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Estas Sete Palavras são as Últimas. “The last but not the least”. As Últimas; mas, em ordem de importância, as primeiras. Porque no Calvário ficou tudo dito, porque quem quiser aprender o Evangelho basta que aprenda estas Palavras, a partir das quais todo o Novo Testamento foi escrito, porque um Homem quando está para morrer não diz banalidades, e mesmo o que parece banal torna-se eloquente por causa dessa hora derradeira», escreve o padre Pablo Lima na apresentação.

LFS

Mar
26
Ter
Viana do Castelo: D. António Couto orienta encontro preparatório para a Páscoa
Mar 26@21:10

Viana do Castelo, 14 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Litúrgica de Viana do Castelo organiza, dia 26 deste mês, às 21h10, naquela cidade (em Darque), um encontro de preparação para “uma melhor” vivência do tempo da Quaresma e Páscoa.

Esta iniciativa tem como orador D. António Couto, bispo de Lamego, que abordará o tema «As últimas palavras de Jesus na Cruz – Liturgia da Salvação», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Natural da Diocese do Porto, António Couto entrou no Seminário de Tomar a 2 de outubro de 1963, da Sociedade Portuguesa das Missões Ultramarinas, hoje Sociedade Missionária da Boa Nova e foi ordenado em Cucujães, em 3 de dezembro de 1980.

Transferiu-se depois para Roma, para a Pontifícia Universidade Urbaniana, onde, em 1986, obteve a licenciatura canónica em Teologia Bíblica. Na mesma Universidade obteve, em 1989, o respetivo Doutoramento, depois da permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Studium Biblicum Franciscanum.

No dia 6 de julho de 2007 foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga e a ordenação episcopal decorreu a 23 de setembro de 2007 em Cucujães.

O seu lema episcopal é: “Vejo um ramo de amendoeira” (Jer 1,11).

Desde 2012 que é o Bispo Diocesano de Lamego.

LFS

Mar
29
Sex
Viana do Castelo: Retiro para jovens sobre «O amor é assim»
Mar 29_Mar 31 todo o dia

Viana do Castelo, 01 mar 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo promove, de 29 a 31 de março, um retiro para jovens e animadores juvenis que tem como tema «O amor é assim».

Esta iniciativa destina-se a grupos de jovens; alunos de EMRC (9º anos e ensino secundário), catequese (9º e 10º anos) e é orientado pelo padre Nuno Ventura (Passionista) a partir do Hino à Caridade (1cor 13), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O retiro – o limite máximo de participantes é 40 – realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI (Darque – Viana do Castelo).

LFS

Abr
6
Sáb
Viana do Castelo: Assembleia diocesana da Pastoral da Saúde
Abr 6 todo o dia

Viana do Castelo, 03 abr 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Saúde da Diocese de Viana do Castelo realiza, dia 06 de abril, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI (Darque) uma jornada com o mote «’Estive doente e foste visitar-me’. [Mt 25]- A Pastoral da Saúde na Missão Evangelizadora da Igreja».

Os trabalhos da assembleia, tendo em conta a componente formativa que esta pressupõe, iniciam-se às 09h00 e encerram pelas 17h00, com a participação de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

A primeira conferência tem como tema «“Estive doente e foste visitar-me” [Mt 25] Quem é o doente e quem é aquele que o visita? Uma perspetiva bíblica e pastoral» e é proferida pelo padre Nuno Ventura, sacerdote Passionista, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O padre Jorge Vilaça, diretor do Departamento da Pastoral da Saúde de Braga, aborda o tema «‘Estive doente e foste visitar-me’ [Mt 25] Pastoral da Saúde como ‘sinal eficaz’ de uma presença ‘boa e nova’? [Sacramentos de Cura, caminho para a Evangelização]».

A terceira Conferência/Mesa Redonda tem como mote «“Estive doente e foste visitar-me [Mt 25]” Que desafios o ‘mundo da saúde’ apresenta, hoje, à evangelização e à comunidade eclesial?» com contributos do padre José António Pais (capelão dos Hospitais de Coimbra); pastor Ismael Matoso (Igreja Evangélica Batista de Viana do Castelo); Tiago Eusébio (médico da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM) e Mara Rocha (diretora da Escola Superior de Saúde do IPVC)

Os trabalhos encerram com as palavras do padre Fábio Carvalho, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.

LFS

Abr
10
Qua
Catequese: O catequista como missão diocesana “prioritária” no encontro nacional
Abr 10_Abr 13 todo o dia

Viana do Castelo, 29 mar 2019 (Ecclesia) – O encontro nacional de catequese que se realiza de 10 a 13 de abril em Darque – Viana do Castelo tem como tema «Ajudar os catequistas a SER – uma missão diocesana prioritária».

Nesta iniciativa, organizada pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, vai proferir a conferência inicial sobre «A formação de catequistas na missão diocesana», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

“Apresentar as bases bíblico-teológicas imprescindíveis ao catequista” por Luísa Boléo; “Iniciar o catequista na Pedagogia de Jesus” pelo padre José Henrique Pedrosa e “As dimensões essenciais da catequese contemporânea” pelo padre Tiago Neto e o diácono. Paulo Campino são os temas das restantes palestras do dia 11 de abril.

O terceiro dia começa com uma preleção de Cristina Sá Carvalho sobre “Conhecer os destinatários da catequese e o seu contexto” e de seguida o padre José António Gonçalves falará sobre “Aprender a explorar os itinerários catequéticos e o contributo formativo dos materiais para a catequese”.

“A Catequese de Adultos e a formação dos catequistas, um desafio à conversão permanente” é o tema da conferência de encerramento proferida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo.

LFS

Abr
14
Dom
Viana do Castelo: Procissão de Ramos pelas ruas da cidade
Abr 14 todo o dia

Viana do Castelo, 05 abr 2019 (Ecclesia) – No Domingo de Ramos (14 de abril), para recordar a entrada solene de Jesus Cristo em Jerusalém, realiza-se, às 10h30, a bênção e Procissão de Ramos na cidade de Viana do Castelo.

Os cristãos partem da Igreja da Misericórdia rumo à Sé de Viana do Castelo empunhando os seus ramos benzidos onde se celebra a Eucaristia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 15h30 realiza-se as Vésperas e Procissão do Passos sendo o Sermão do Encontro na Praça da República daquela cidade.

A Procissão inicia-se na Sé de Viana do Castelo, seguindo pelo Largo da Sé, Praça da República, Passeio das Mordomas, Avenida Conde da Carreira, Avenida dos Combatentes, Rua Grande, terminando na Sé Catedral.

A organização apela aos moradores das ruas por onde passa a Procissão para embelezarem as janelas ou sacadas

LFS

Abr
21
Dom
Semana Santa: D. Anacleto Oliveira preside ao Compasso Pascal em Ponte de Lima
Abr 21_Abr 22 todo o dia

Viana do Castelo, 05 abr 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, preside ao compasso pascal, visita da Cruz de Cristo às casas daqueles que a desejarem receber, nas Paróquias de Vilar do Monte, Labrujó e Rendufe, em Ponte de Lima.

D. Anacleto Oliveira fará o compasso pascal no dia de Páscoa e na segunda-feira seguinte naquelas paróquias do Arciprestado de Ponte de Lima, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Durante a Semana Santa, na Sé de Viana do Castelo, todas as celebrações serão presididas pelo bispo diocesano, exceto as Eucaristias (09h30; 11h00; 18h00) do Domingo de Páscoa.

LFS

 

Jun
16
Dom
Viana do Castelo: Diocese celebra Dia das Famílias
Jun 16 todo o dia

Viana do Castelo, 16 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo celebra hoje o Dia das Famílias, com o tema ‘Uma Paróquia = Uma família’.

OSecretariado Diocesano da Pastoral das Famílias propõe a participação no «Viana em Família 2019», na Igreja de São Domingos da cidade de Viana do Castelo, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, também se fará a “comemoração especial para os casais que celebram 1, 25, 50, 60 e 75 anos de matrimónio”, lê-se.

Os encontros familiares e comunitários são importantes porque se partilha “as alegrias e as tristezas, as esperanças e as durezas do caminhar”.

LFS

Jun
28
Sex
Viana do Castelo: Diocese peregrina ao Sagrado Coração de Jesus
Jun 28_Jun 30 todo o dia

Viana do Castelo, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Viana do Castelo ao Sagrado Coração de Jesus, cujo templo lhe está dedicado no alto do monte de Santa Luzia, realiza-se no último fim de semana deste mês (28 a 30 de junho).

No primeiro dia realiza-se, das 10h00 às 12h00, o encontro de oração, reflexão e convívio para os sacerdotes de toda a diocese, com a presença da irmã Ângela Coelho que abordará o tema: «Lúcia, Francisco e Jacinta. Vidas que interpelam o nosso Ministério Sacerdotal».

De tarde (14h00 às 16h00) realiza-se o encontro diocesano do Apostolado da Oração que culmina com a eucaristia presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

No domingo, às 09h00, os cristãos saiem em peregrinação (Rua de São Tiago, junto ao Colégio do Minho) até ao parque das Tílias (Monte de Santa Luzia) onde será celebrada a eucaristia pelo bispo diocesano.

A origem da peregrinação remonta ao ano de 1918 quando a peste pneumónica assolava toda a população.

Na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse.

LFS

Jul
1
Seg
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos
Jul 1_Jul 3 todo o dia
Viana do Castelo: Secretariado de Liturgia promove formação para fotógrafos

Viana do Castelo, 18 jun 2019 (Ecclesia) – O Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana promove, de 01 a 03 de julho, às 21h15, formação para fotógrafos, no Salão Paroquial de Arcos de Valdevez.

Esta formação, destinada a todos os fotógrafos que desempenham funções na Liturgia, tem como orador, no primeiro dia, o padre Fernando Caldas que falará sobre o «Espaço Litúrgico», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

«A Celebração do Matrimónio» pelo padre Jorge Barbosa e «Da Técnica à Celebração Litúrgica» pelo padre Paulo Gomes são os temas dos dois dias seguintes.

O diretor do secretariado, padre Tiago Rodrigues, explica que o objetivo da formação é “diminuir os exageros que existem por parte de muitos profissionais da fotografia, aos quais nunca foi ensinado a estar numa celebração, nem a valorizar o espaço sagrado”.

Ao mesmo tempo, “pretende-se ajudar todos os párocos na preparação de celebrações em que, por diversos motivos, marcam presença fotógrafos”.

LFS

Set
28
Sáb
Viana do Castelo: Abertura do ano pastoral sobre «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior»
Set 28 todo o dia

Viana do Castelo, 16 set 2019 (Ecclesia) – A abertura do ano pastoral na Diocese de Viana do Castelo realiza-se a 28 deste mês, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, e é o terceiro ano de um triénio subordinado ao tema «Viana do Castelo em Júbilo – 40 anos de Diocese».

Neste ano (2019/20), a “atenção dos diocesanos” centra-se na temática «Somos Igreja que acolhe, sob a proteção de Santa Maria Maior», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na abertura do ano pastoral, na qual estará presente o bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, além da apresentação do subtema para este ano será apresentado o calendário diocesano, no qual consta a programação e calendarização das atividades pastorais com impacto diocesano de cada movimento.

Este tema geral «Viana do Castelo em Júbilo – 40 Anos de Diocese» foi desenvolvido, concretizado e vivido, ao longo do ano pastoral 2017/18, sob o mote: «Somos Igreja que agradece, sob a proteção dos Santos Bartolomeu dos Mártires e Paulo VI».

No último Ano Pastoral (2018/19), o lema foi «Somos Igreja que Evangeliza, sob a proteção de São Teotónio».

LFS

Set
29
Dom
Viana do Castelo: Assembleia diocesana de Catequese
Set 29 todo o dia

Viana do Castelo, 12 set 2019 (Ecclesia) – Na Escola Superior de Ciências Empresarias, em Valença, vai realiza-se, dia 29 deste mês, a assembleia de catequese da Diocese de Viana do Castelo.

“Novos desafios para a Catequese” é o tema da assembleia e também o tema da reflexão de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pela primeira vez, para além de todos os párocos e de todos os catequistas da diocese, a assembleia é “aberta às famílias que queiram associar-se, particularmente as que já estão envolvidas na catequese familiar, modelo que tem vindo a substituir a tradicional catequese da infância”, lê-se.

Ainda de manhã, será exibido um documentário sobre o objeto do encontro, “a que se seguirá informação muito relevante acerca da preparação dos adolescentes para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em Lisboa em 2022, através do projeto “Say Yes”, que arranca já este ano pastoral”.

De tarde vai ser apresentado o programa do Secretariado Diocesano da Catequese para 2019-2020 e um “conjunto de interessantes testemunhos e memórias”.

LFS

Out
5
Sáb
Viana do Castelo: Encontro diocesano de acólitos centrado no «Acolher como Jesus»
Out 5 todo o dia

Viana do Castelo, 05 out 2019 (Ecclesia) – O Parque das Caldas de Monção, Igreja matriz e o centro paroquial vão acolher hoje o encontro de acólitos da Diocese de Viana do Castelo baseado no tema para o ano pastoral «Acolher como Jesus».

A iniciativa tem como objetivo “proporcionar aos acólitos um dia de celebração da fé, de convívio e de formação, assim como estreitar laços de amizade e consciencialização para uma maior sensibilidade de pertença” à igreja diocesana e “fomentar a criação de grupos de Acólitos nas comunidades onde ainda não existem”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Pelas 11h30 inicia-se um tempo de formação e a tarde começa com atividades lúdicas no parque das Caldas e, às 16h30, prepara-se a Eucaristia que terá lugar às 17h00.

A edição 2019 do encontro diocesano de acólitos termina, cerca das 18h00, com a foto de grupo.

LFS

Out
27
Dom
Viana do Castelo: Bispo destaca importância do «acolhimento» e «significado especial» da peregrinação diocesana a Fátima
Out 27 todo o dia

«Só em Igreja se pode ser cristão», afirmou D. Anacleto Oliveira numa mensagem à diocese

Agência Ecclesia/MC

Viana do Castelo, 17 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo espera que a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima seja “uma vivência do acolhimento” e afirma que tem um “especial significado” ao realizar-se no início da ‘Semana da Diocese’, a 27 de outubro.

“Esta peregrinação faz parte do jubileu dos quarenta anos da criação da Diocese. Neste terceiro e último ano somos convidados ao acolhimento. Para isso recorremos à proteção de Nossa Senhora, padroeira principal da Diocese, sob o título de «Santa Maria Maior» – «Maior» no modo como nos acolhe e nos incentiva a acolher, enquanto Mãe”, escreveu D: Anacleto Oliveira, numa mensagem aos diocesanos que vão peregrinar à Cova da Iria.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viana do Castelo, o seu bispo começa com a exclamação ‘temos Mãe!’, do Papa Francisco no Santuário de Fátima, pelo centenário das aparições, a 13 de maio de 2017.

“E repetiu: «Temos Mãe! Temos Mãe!». Não há dúvida: foi a maternidade de Maria que mais o atraiu a Fátima”, acrescenta o bispo de Viana de Castelo, explicando que pela “mesma razão” também peregrinam ao santuário, para encontrarem “com a Mãe do Céu que lá acolhe”.

“Queremos saborear o seu amor, para o partilhamos uns com os outros: com os companheiros de viagem; com os restantes diocesanos que para lá se deslocam; com peregrinos de outros lugares do País e do mundo. Acolhamo-los a todos, ao deixarmo-nos acolher por Maria, nossa Mãe querida”, desenvolveu.

Na mensagem para ser lida, em cada autocarro, no início da peregrinação, o bispo de Viana do Castelo salienta que foi com uma mensagem que se pode resumir nas palavras “oração e conversão” que Nossa Senhora se manifestou em Fátima.

Do programa da peregrinação destaca-se a recitação do Terço, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e passado uma hora a Eucaristia no altar do recinto de oração, todas as celebrações vão ser presididas por D. Anacleto Oliveira, no próximo dia 27.

O bispo de Viana do Castelo explica que com esta iniciativa começa a Semana da Diocese em que procuram anualmente “aprofundar a consciência” de que são membros da “grande família cristã que é a diocese”.

“Só em Igreja se pode ser cristão. E se eu preciso da Igreja, de igual modo ela precisa de mim”, acrescenta.

Numa carta aos sacerdotes de Viana do Castelo, o bispo diocesano lembra que a peregrinação “começa já com a viagem até Fátima”, recomenda que os autocarros sejam identificados com os cartazes alusivos à peregrinação que está integrada na Semana da Diocese 2019.

CB