Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Fev
12
Ter
Igreja/Missões: Exposição «Pelos Caminhos do Mundo» em Lamego
Fev 12_Fev 25 todo o dia

Lamego, 05 fev 2019 (Ecclesia) – A exposição missionária itinerante «Pelos Caminhos do Mundo», promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), vai estar aberta ao público entre 12 e 25 de fevereiro no Museu Diocesano de Lamego.

Esta mostra, que começou por ser apresentada em Guimarães, tem como objetivo “inquietar, provocar as comunidades cristãs”, em relação à questão da missão, num ano que a Igreja Católica está precisamente a dedicar a esta temática.

A inauguração da exposição missionária «Pelos Caminhos do Mundo», no Museu Diocesano de Lamego, está marcada para as 18h00 do dia 12 de fevereiro, e conta com a presença de D. António Couto, bispo de Lamego, que orientará uma Conferência acerca do Ano Missionário, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Em Ano Missionário, os Institutos Missionários Ad Gentes sentiram a necessidade de mostrar que a diversidade é riqueza e que a diferença exige que abramos janelas no nosso coração para que entrem rajadas de vento que nos desestabilizem e arejem toda a casa, evitando que ela se torne bafienta”, realça o padre Adelino Ascenso, presidente dos IMAG.

LFS

Mar
16
Sáb
Lamego: Primeiro encontro diocesano de casais jovens
Mar 16@14:30_18:00

Lamego, 11 mar 2019 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral Familiar da Diocese de Lamego vai promover, dia 16 deste mês, um encontro de jovens casais convidando-os a refletirem sobre “o novo e insubstituível berço de amor e de fé que estão a construir, para os ajudar, nesta nova caminhada da vida, a formar uma sociedade mais cristã”.

Esta iniciativa que se realiza nas instalações da Obra Kolping, em Lamego, dia 16 de março, entre as 14h30 e as 18h00, destina-se aos casais que tenham contraído matrimónio nos últimos 8 anos, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O comunicado realça também que se pretende “criar um grande círculo de amigos”, proporcionando um “ambiente alegre e motivador para a troca de experiências e a aproximação de famílias com as mesmas realidades”, para descobrirem “o amor de Deus e fortalecer a espiritualidade e a união do casal e despertar o interesse dos jovens casais para o compromisso em serviços pastorais nas respetivas comunidades”.

LFS

Mai
17
Sex
Pastoral Juvenil: Jovens de Lamego rumam ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde
Mai 17_Mai 18 todo o dia

Lamego, 03 mai 2019 (Ecclesia) – Os jovens da Diocese de Lamego comemoram a sua jornada dias 17 e 18 deste mês, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Fonte Arcada (Zona Pastoral de Sernancelhe).

No primeiro dia haverá, pelas 21h30, uma vigília vocacional na Capela de Nossa Senhora da Saúde (Fonte Arcada) e no dia seguinte, depois da caminhada dos jovens, o bispo de Lamego, D. António Couto, celebra, às 11h45, naquele santuário, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na tarde do dia 18 deste mês realiza-se um concerto musical e outras atividades lúdicas e vai ser entregue a cruz aos jovens que vão acolher a XXXV JDJ – 2020, lê-se.

LFS

Jun
8
Sáb
Igreja/Cultura: Colóquio recorda os 20 anos da morte de Daniel Faria
Jun 8_Jun 9 todo o dia

Tabuaço, 08 jun 2019 (Ecclesia) – Nos 20 anos da morte do poeta Daniel Faria (10/4/1971 – 9/6/1999) vai realizar-se um colóquio, entre hoje e amanhã, em Tabuaço (Diocese de Lamego), com o tema «Se acender a luz não morrerei sozinho».

Esta iniciativa é organizada pela Associação Casa Daniel, a Cátedra Poesia e Transcendência, Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião (CITER), organismos ligados à Universidade Católica Portuguesa, com o patrocínio do Município de Tabuaço.

A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente do colégio de fundadores da Casa Daniel, o bispo D. Carlos Azevedo, José Rui Teixeira, responsável pela Cátedra Poesia e Transcendência em Sophia de Mello Breyner, e o presidente da Câmara de Tabuaço, Carlos Carvalho, na qualidade de anfitrião, dado que a iniciativa decorre no salão nobre do município.

«Daniel: lugares mal situados» é o tema da mesa redonda que se segue, com D. Bernardino Costa (“Daniel Faria, Beneditino em Singeverga”), Joaquim Santos (“O livro do Joaquim”) e Nuno Higino Teixeira da Cunha (“Daniel Faria no Marco de Canaveses”).

A conferência «Raízes bíblicas da poesia de Daniel Faria», por José Carlos Carvalho, conclui a primeira parte do colóquio, que prossegue, após o almoço, com a visita à Casa Daniel, em Granjinha, e ao mosteiro de São Pedro das Águias, seguindo-se “Engenho e génio de Daniel Faria”, conferência proferida por Luís Adriano Carlos.

Para a noite está previsto um concerto na igreja matriz, intitulado “Lado aberto – Uma leitura musical e intertextual da poesia de Daniel Faria”, com música de Alfredo Teixeira e interpretação do Entre Madeiras Trio e do Coro e Ensemble São Tomás de Aquino.

O segundo dia inclui as conferências «‘Uma pedra incendiada’: pedras e outras hierofanias cósmicas na obra de Daniel Faria» (Martinho Tomé Soares), «‘Mais interior do que o sangue no coração que me darás’: para uma leitura teologal da poesia de Daniel Faria» (José Pedro Angélico) e, antes do encerramento, «Oficío de morrer: o corpo e a morte na poesia de Daniel Faria. Um tríptico para o desdobramento da imolação» (José Rui Teixeira).

Daniel Augusto da Cunha Faria nasceu em Baltar, Paredes, a 10 de abril de 1971. Defendeu a tese de licenciatura em Teologia no ano de 1996, antes, tinha concluído a licenciatura em Estudos Portugueses.

Daniel Faria viveu na paróquia Senhora da Conceição (Porto) e esteve ligado à paróquia de Santa Marinha de Fornos (Marco de Canaveses).

Na sua curta vida publicou “Oxálida” (1992), “A casa dos ceifeiros” (1993).

Após a morte, foram editados “Dos líquidos” (2000), “Explicações das árvores e de outros animais” (1998), “Dos líquidos” (2003), “Poesia” (2003, Quasi Edições), “O livro do Joaquim” (2007) e “Poesia” (2015, Assírio & Alvim).

Inscrições e informações em www.casadaniel.pt/20anos/.

LFS

DF2019_programa

Daniel Faria: o príncipe da poesia

Jun
22
Sáb
Lamego: Jornada da família no Santuário de Santa Eufémia
Jun 22 todo o dia

Lamego, 05 jun 2019 (Ecclesia) – A jornada da família da Diocese de Lamego realiza-se a 22 de junho, no Santuário de Santa Eufémia, na localidade de Lamego.

É numa ampla área de 8 hectares de terreno, pertença da Fábrica da Igreja de Penedono que está edificado o santuário da Virgem Mártir Santa Eufémia e a área divide-se em vários espaços.

A capela cuja construção atual será do início século XIX, (1809 segundo a inscrição que está no brasão do frontal) nada apresenta da primitiva construção, tem uma planta em forma retangular, com 4 portas.

No decurso do ano pastoral (2018-2019), a Diocese de Lamego cuida sobretudo a valência vocacional e missionária.

LFS

Jul
7
Dom
Lamego: Ordenação sacerdotal de Diogo Martinho
Jul 7@16:00

Lamego, 26 jun 2019 (Ecclesia) – O diácono Diogo Martinho vai ser ordenado padre, dia 07 de julho, às 16h00, na Sé de Lamego, por D. António Couto, bispo daquela diocese.

Diogo Martinho foi ordenado diácono a 25 de novembro de 2018, e vai ser o novo padre da Diocese de Lamego, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma semana após a ordenação, dia 14 de julho, o novo sacerdote vai celebrar a missa nova, às 17h00, na capela da Senhora do Fôjo.

LFS

Jul
31
Qua
Lamego: Exposição «Diocese, imagem e memória» no Museu Diocesano
Jul 31 todo o dia

Lamego, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Lamego tem patente ao público, até 31 de julho, uma exposição «Diocese, Imagem e Memória» onde se revela o núcleo de fotografias de D. João Campos Neves e de D. António José Rafael, acompanhado da exibição de artigos e reportagens jornalísticas de «Voz de Lamego» dirigido pelo célebre cónego Correia de Noronha.

A exposição atravessa o final da primeira metade e princípio da segunda metade do século XX, sobretudo durante o priorado de D. João, conduzindo a narrativa da situação política e religiosa internacional, espelhada na diocese e cidade de Lamego, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem 7 expositores fotográficos distribuídos pela galeria, alinhados a um cubo central representativo da narrativa no tempo do acontecimento diocesano, nacional e internacional.

LFS

Set
27
Sex
Lamego: Conferência sobre «Já não há Valores?» por Anselmo Borges
Set 27@21:00

Lamego, 19 set 2019 (Ecclesia) – O padre e professor universitário Anselmo Borges vai proferir uma conferência sobre «Já não há Valores?» no dia 27 de setembro, às 21h00, no Museu Diocesano de Lamego.

Após a palestra vai ser lançado o livro do conferencista que tem por título «Conversas com Anselmo Borges – A Vida, as Religiões, Deus» que tem a chancela da Gradiva, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na mesma iniciativa haverá espaço para debate.

LFS

Set
28
Sáb
Lamego: Apresentação do Plano Pastoral Diocesano 2019/20
Set 28@10:00_13:00

Lamego, 24 set 2019 (Ecclesia) – No Seminário Maior de Lamego vai ser apresentado, este sábado, o Plano Pastoral Diocesano 2019/20.

Nesta atividade vai ser apresentado e explicado o logótipo diocesano para este ano pastoral pelo padre Hermínio Lopes e pelas 10h45 D. António Couto, bispo de Lamego, apresenta a Carta Pastoral Diocesana 2019/20, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Após o intervalo, pelas 11h20, é apresentada a equipa de Coordenação Pastoral Diocesana e será feita a explanação do programa de algumas comissões e departamentos tal como a explicação de algumas atividades diocesanas.

LFS

Igreja/Música: «Monges Brancos» regressam ao Mosteiro de São João de Tarouca
Set 28@21:00

Lamego, 24 set 2019 (Ecclesia) – No Mosteiro de São João de Tarouca (Lamego) vai fazer-se, dia 28 deste mês, às 21h45, uma recriação histórica que recupera um antigo rito cisterciense, de origem medieval, ligado à celebração de São Bernardo de Claraval.

«In Natali Sancti Bernanrdi Abbatis Ad Vesperas», a primeira hora de vésperas da festa de São Bernardo, será entoada pelo coro masculino «Vozes Bernardinas», sob a direção artística de Manuel Pedro Ferreira, investigador e diretor do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Antes da apresentação do canto cisterciense, a partir das 21h00 no adro da igreja do mosteiro, os participantes têm oportunidade “para conhecer e degustar algumas das novidades que o horto monástico tem reservadas para a sua reabertura”, após um período de encerramento temporário, devido às obras de beneficiação que decorrem na ruína do mosteiro.

A atividade insere-se na programação das Jornadas Europeias do Património, que se celebram entre os dias 27 e 29 de setembro, propiciando um “meio privilegiado de visitar, conhecer e fruir o património cisterciense português, através de uma viagem sensorial pela Idade Média”, refere.

A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte; Museu de Lamego e Monumentos do Vale do Varosa.

LFS