Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jun
8
Sex
Lisboa: Diocese vai receber Cruz Jubilar dos Convívios Fraternos
Jun 8@21:00_Jun 17@23:00
Lisboa: Diocese vai receber Cruz Jubilar dos Convívios Fraternos

Lisboa, 23 mai 2018 (Ecclesia) – O Movimento dos Convívios Fraternos, no Patriarcado de Lisboa, vai receber a Cruz Jubilar que está a assinalar o cinquentenário do movimento nacional, entre 8 e 17 de junho.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a organização pela iniciativa na Diocese de Lisboa destaca três “celebrações especiais”, entre 8 e 17 de junho: Os dias da receção e entrega da Cruz Jubilar dos Convívios Fraternos, e depois o dia 10.

O movimento está a comemorar 50 anos da sua fundação e a Cruz Peregrina está a percorrer todas as dioceses católicas de Portugal onde está implementado.

Os Convívios Fraternos nasceram a 17 de maio de 1968 em Castelo Branco, da visão pastoral do padre Valente de Matos com o propósito de responder às necessidades e anseios espirituais dos jovens, a encontrarem-se com Cristo e assumir a sua responsabilidade e vocação na Igreja.

A proposta do movimento destina-se a jovens com 17 anos ou mais que vivem três dias de retiro que os convida a uma reflexão séria.

Em 2016, na peregrinação nacional do movimento, o padre Valente de Matos recordou que as primeiras experiências de um Convívio Fraterno foram feitas “em maio e outubro de 1968, em Castelo Branco para militares, tendo o movimento retomado a sua atividade aberta a todos os jovens em 1971, em Lamego”.

“Após a interrupção de dois anos, o 3º Convívio Animação realizou-se em 1975 em Braga. Os primeiros 7 encontros nacionais foram feitos alternadamente nas dioceses onde se implantaram os convívios”, desenvolveu à ‘Voz da Fátima’.

A Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os estatutos dos Convívios Fraternos a 1 de março de 2010.

CB

Lisboa: Diocese vai receber Cruz Jubilar dos Convívios Fraternos

 

Jun
12
Ter
Fátima: D. Manuel Pelino preside à peregrinação aniversária de junho
Jun 12_Jun 13 todo o dia
Fátima: D. Manuel Pelino preside à peregrinação aniversária de junho

Fátima, 07 jun 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima informou hoje que o bispo emérito de Santarém, D. Manuel Pelino, vai presidir à peregrinação internacional aniversária de junho à Cova da Iria, nos próximos dias 12 e 13.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o santuário mariano assinala que a celebração tem como tema ‘Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima’ e pretende “a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus”.

Do programa celebrativo da segunda Peregrinação Internacional Aniversária do ano pastoral 2017-2018 destaca-se a abertura às 18h30 de 12 junho, na Capelinha das Aparições e o Rosário a partir das 21h30, seguido da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração.

LFS

Fátima: Bispo emérito de Santarém preside à peregrinação internacional aniversária de junho

 

Turismo Religioso: Ações de formação centradas na interpretação e comunicação do património a norte
Jun 12_Jun 13 todo o dia
Turismo Religioso: Ações de formação centradas na interpretação e comunicação do património a norte

Porto, 03 abr 2018 (Ecclesia) – A Direção Regional de Cultura do Norte vai promover as Jornadas Técnicas ‘Do conhecer ao dar a conhecer’, sobre interpretação e comunicação do património a norte, em quatro dioceses portuguesas, entre abril e junho.

As ações de formação no âmbito do projeto Rota das Catedrais começam este mês de abril, nos dias 23 e 24, na Diocese de Vila Real, no arquivo distrital.

As jornadas têm como público-alvo os técnicos de informação e animação turística, os especialistas em Turismo Cultural e do Património, guias-intérpretes e técnicos de agências de viagens.

LFS

Turismo Religioso: Ações de formação centradas na interpretação e comunicação do património a norte

 

Jun
14
Qui
Algarve: Presidente da ACEGE debate relação «família/trabalho»
Jun 14 todo o dia
Algarve: Presidente da ACEGE debate relação «família/trabalho»

Faro, 06 jun 2018 (Ecclesia) – O presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) vai apresentar a 14 de junho o tema ‘Conciliação Família-trabalho: boas práticas num mundo competitivo e em mudança’, em Portimão, numa iniciativa com início às 19H00.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal diocesano ‘Folha de Domingo’ contextualiza que a sessão começa na capela de Santa Catarina, na Praia da Rocha, e depois continua no jantar- palestra no Júpiter Algarve Hotel.

Na Diocese do Algarve, o presidente da ACEGE, João Pedro Tavares, vai refletir sobre a relação entre família e trabalho a partir do tema ‘Conciliação Família-trabalho: boas práticas num mundo competitivo e em mudança’.

LFS

Algarve: Presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores debate relação «família/trabalho»

 

Itália: Encontro dedicado ao futuro da Igreja Católica de Rito Oriental
Jun 14_Jun 17 todo o dia
Itália: Encontro dedicado ao futuro da Igreja Católica de Rito Oriental

Saint Gallen, 11 jun 2018 (Ecclesia) – O encontro deste ano dos bispos católicos de rito oriental, organizado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), pretende debruçar-se sobre o futuro da Igreja naqueles territórios.

Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, neste evento vão estar em cima da mesa matérias como “as caraterísticas que marcam a identidade de uma Igreja Católica Oriental”, também “a figura do bispo, especialmente no que toca a elementos relacionados com o novo processo de matrimónio”.

Com o tema ‘O que é ser uma Igreja Católica de rito oriental hoje’, a iniciativa vai decorrer entre 14 e 17 de junho na região de Lungro, na Itália, a convite do monsenhor Donato Oliverio, responsável pela Igreja Católica italo-albanesa.

LFS

Itália: Região de Lungro acolhe encontro dedicado ao futuro da Igreja Católica de Rito Oriental

 

Publicações: Apresentação da «autobiografia» da beata Alexandrina de Balasar
Jun 14 todo o dia
Publicações: Apresentação da «autobiografia» da beata Alexandrina de Balasar

Póvoa de Varzim, 11 jun 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D, Jorge Ortiga, vai presidir à sessão de lançamento da autobiografia da Beata Alexandrina Maria da Costa, às 17h00, de 14 de junho, no Centro Regional da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A Fundação Alexandrina de Balasar destaca que a apresentação do novo livro é um “marco histórico” na vida da Beata portuguesa e que na publicação conta um comentário pastoral.

No seu sítio online, informa que a autobiografia se insere num conjunto das Obras Completas de Alexandrina Maria da Costa que estão a ser estudadas, com “rigor científico e credível”, pelo professor na UCP, Alexandre Duarte Freire, com formação em Teologia Mística.

LFS

Publicações: Fundação Alexandrina de Balasar vai apresentar «autobiografia» da Beata portuguesa

 

Publicações: Apresentação de dois volumes sobre a Congregação da Missão
Jun 14@21:00
Publicações: Apresentação de dois volumes sobre a Congregação da Missão

Lisboa, 14 jun 2018 (Ecclesia) – Na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino (Lisboa) vão ser apresentados, hoje, às 21h00, os volumes dois e três da obra «Apontamentos para a História da Província Portuguesa da Congregação da Missão».

A obra, com a chancela «Esfera do Caos Editores», vai ser apresentada por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, tem intervenções de Luis Machado de Abreu que falará sobre «O autor da obra e o seu contexto» e José Eduardo Franco que aborda o tema «A importância desta obra na historiografia religiosa», lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A obra é da autoria do padre Bráulio Guimarães e tem a coordenação científica de Luis Machado de Abreu e José Eduardo Franco.

LFS

Jun
15
Sex
Évora: Congresso mariano «Maria, Mãe para o 3º Milénio»
Jun 15_Jun 17 todo o dia
Évora: Congresso mariano «Maria, Mãe para o 3º Milénio»

Campo Maior, 12 jun 2018 (Ecclesia) – O congresso mariano da Arquidiocese de Évora realiza-se, de 15 a 17 deste mês, em Campo Maior, e tem como tema «Maria, Mãe para o 3º Milénio».

No primeiro dia, Marco Daniel Duarte, faz uma conferência sobre «Fátima e o tempo contemporâneo – Uma leitura do significado histórico de Fátima» e, no início do segundo dia desta iniciativa, o padre Mário Tavares aborda o tema «A Virgem Maria e a Eucaristia», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«O Segredo da Irmã Lúcia» por Paulo Aido e «Fátima no Mundo» por Nuno Prazeres são temas refletidos neste congresso.

Para além da conferência «Nossa Senhora nas devoções populares na Arquidiocese de Évora» haverá, dia 16 de junho, uma sessão cultural «Irmã Lúcia uma oração», refere.

LFS

Fátima: Rosas de Ouro oferecidas pelos Papas expostas em Leiria
Jun 15_Jun 17 todo o dia
Fátima: Rosas de Ouro oferecidas pelos Papas expostas em Leiria

Leiria, 28 mai 2018 (Ecclesia) – O Museu de Leiria vai ter patente ao público, de 15 a 17 de junho, a exposição temporária “As Rosas de Pedro e as Rosas de Maria” inserida na Festa da Fé, que comemora o centenário da restauração da diocese de Leiria-Fátima.

Na mostra estarão as três Rosas de Ouro oferecidas ao Santuário de Fátima pelos Papas Paulo VI, em 1965, Bento XVI, em 2010, e Francisco, em 2017, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

“A Rosa de Ouro é um símbolo, enviado pelos Papas a soberanos, príncipes, rainhas e outras eminentes personagens, como sinal de particular benevolência ou em reconhecimento de assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade; também a santuários insignes, igrejas e mesmo cidades que desejam distinguir. É sinal, pois, de fidelidade à Igreja de Cristo e ao Seu Vigário”, pode ler-se na Enciclopédia de Fátima.

A tradição desta distinção está documentada desde o pontificado de Leão IX (1049-1054) mas acredita-se remontar aos finais do século VI ou princípios do século VII.

A bênção das Rosas de Ouro decorre, habitualmente, no Domingo da Alegria, no final da Quaresma.

LFS

Igreja/Cultura: Exposição «Devoções e Cultos em Portugal» no Paço do Porto
Jun 15_Jun 20 todo o dia
Igreja/Cultura: Exposição «Devoções e Cultos em Portugal» no Paço do Porto

Porto, 14 jun 2018 (Ecclesia) – No Paço Episcopal do Porto vai estar patente, de 15 a 20 deste mês, a Exposição “Devoções e Cultos em Portugal” da autoria do Coletivo 18.

A exposição, que vai ser inaugurada esta sexta-feira, às 18h00, pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, agrega as criações de Beatriz Sendin, Carla Mota, Fernando e Milena Miguel, João Gomes, Kuul Portugal, Lourdes Ferreira e Pedro Riobom, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes artistas apresentam obras na fronteira entre a arte e o artesanato utilizando diversos materiais.

LFS

Leiria-Fátima: Bispo convoca diocese para a «Festa da Fé»
Jun 15_Jun 17 todo o dia
Leiria-Fátima: Bispo convoca diocese para a «Festa da Fé»

Leiria, 05 abr 2018 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima convocou as comunidades católicas para a ‘Festa da Fé’, entre 15 a 17 de junho, que apresenta como “o ponto culminante” do Ano Jubilar que assinala o centenário da restauração da diocese.

“Não se limitará apenas a alguns dias, porque começa desde já nos nossos corações e também em todos os momentos que partilhamos juntos como paróquia, movimento, congregação: como Diocese”, escreveu D. António Marto, numa carta divulgada pelo site diocesano.

O bispo de Leiria-Fátima explica que este é um momento de dar graças a Deus pelos 100 anos de vida como comunidade que, em conjunto, “caminha na descoberta, no aprofundamento e no testemunho da Fé”.

LFS

Leiria-Fátima: Bispo convoca diocese para a «Festa da Fé»

 

Património: UMP promove jornadas «Museologia nas Misericórdias»
Jun 15 todo o dia
Património: UMP promove jornadas «Museologia nas Misericórdias»

Bragança, 12 jun 2018 (Ecclesia) – A Misericórdia de Bragança, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e com o apoio da câmara municipal da localidade realiza, dia 15 deste mês, as Jornadas de Museologia nas Misericórdias.

Esta iniciativa, que tem início às 10h00, decorre no Auditório Paulo Quintela daquela cidade, e associa-se às comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e ao Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade permite uma “reflexão útil sobre a realidade e as potencialidades do património museológico das Misericórdias e sobretudo sobre as boas-práticas e os princípios mais adequados para a sua proteção”, refere a nota.

Presentemente, as Misericórdias têm cerca de “70 realidades museológicas” que se traduzem em “museus, casas museu, núcleos museológicos, centros interpretativos, centros de memória, espaços musealizados e coleções visitáveis”.

A sessão de abertura contará com a presença do diretor regional de Cultura, António Ponte; do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves; e do presidente da UMP, Manuel de Lemos.

O encontro termina com uma visita ao Museu Etnográfico Belarmino Afonso.

LFS

Lisboa: UCP atribui Doutoramento Honoris Causa ao cardeal Sean O’Malley
Jun 15@17:00
Lisboa: UCP atribui Doutoramento Honoris Causa ao cardeal Sean O’Malley

Lisboa, 06 mai 2018 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai a 15 de junho atribuir o título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao arcebispo de Boston, cardeal Sean O’Malley, numa cerimónia marcada para as 17h00, no Auditório Cardeal Medeiros.

A UCP destaca do cardeal Sean O`Malley, presidente da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores (Santa Sé), o “apoio à comunidade portuguesa” nos Estados Unidos da América, bem como o apoio à Universidade Católica Portuguesa por parte da sua diocese.

O padrinho do doutoramento ‘Honoris Causa’ vai ser o padre Armindo Vaz, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia.

LFS

Lisboa: Universidade Católica atribui Doutoramento Honoris Causa ao cardeal Sean O’Malley

 

Jun
16
Sáb
Fátima: Peregrinação dos Missionários da Boa Nova à Cova da Iria
Jun 16_Jun 17 todo o dia
Fátima: Peregrinação dos Missionários da Boa Nova à Cova da Iria

Fátima, 16 mai 2018 (Ecclesia) – Os Missionários da Boa Nova realizam a sua peregrinação anual ao Santuário de Fátima nos dias 16 e 17 de junho.

Esta peregrinação tem como tema «Tempo de Graça e Misericórdia: Dar graças a Deus pelo dom de Fátima», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No primeiro dia, às 14h30 haverá uma sessão missionária, no Centro Paulo VI, e às 18h00, a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade.

No domingo realiza-se, às 07h00, a Via-Sacra nos Valinhos e às 10h00 o terço e a eucaristia na esplanada do Santuário de Fátima

A Sociedade Missionária da Boa Nova foi fundada, em 1930, pela Santa Sé com intervenção direta e pessoal do Pio XI, o Papa das Missões.

LFS

Igreja/Património: Jantar monástico no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
Jun 16 todo o dia
Igreja/Património: Jantar monástico no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

Lamego, 04 jun 2018 (Ecclesia) – «Com a mão se parte o pão» é o tema de mais um jantar monástico, dia 16 deste mês, ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, Diocese de Lamego.

Esta atividade alia património e gastronomia e tem “como cenário de excelência o claustro do capítulo deste mosteiro cisterciense”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na oitava edição, o jantar monástico volta a centrar-se nos cereais e promete voltar a surpreender os “monges” participantes, “não sem antes proporcionar o habitual périplo de visita pelos monumentos da rede, começando pelo Convento de Santo António de Ferreirim, seguindo o Mosteiro de São João de Tarouca, a Ponte Fortificada de Ucanha e o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”, salienta.

O jantar monástico é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte, Museu de Lamego e projeto Vale do Varosa, com o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Lamego, Câmara Municipal de Tarouca, Junta de Freguesia de Salzedas, Centro de Tropas de Operações Especiais e Agrupamento de Escolas Latino Coelho Lamego.

LFS