[wcp-carousel id=”90845″]
Crato, 03 dez 2019 (Ecclesia) – A Casa Museu Padre Belo no Crato (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) vai ter exposto, de 08 de dezembro a 06 de janeiro de 2020, a exposição de presépios «Encontrareis um Menino».
Naquele espaço, de terça-feira a domingo, vão estar patentes presépios das coleções Padre Belo e Rui Sequeira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Esta iniciativa é promovida pela Santa Casa da Misericórdia do Crato e pela Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre – Castelo Branco.
LFS
Alcains, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O Museu do Canteiro em Alcains (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) tem patente ao público, até 06 de janeiro de 2020, uma mostra de presépios e meninos Jesus.
«É Natal, nasceu o Deus Menino» é o mote desta exposição, inaugurada a 23 de novembro, que assinala a época natalícia e conta este ano com “um valioso espólio cultural e religioso” da diocese, nomeadamente das 10 paróquias do Arciprestado de Castelo Branco, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A exposição integra “22 imagens de Jesus Menino e algumas vestes e adereços religiosos”, datados na sua maioria dos séculos XIX e XX.
Além das diversas imagens do Menino Jesus, também estão de volta os presépios mais recentes da coleção inacabada do obstetra Francisco Elias que, desde 2006 surpreende a cada ano.
Entre os que compra e os que recebe, contam-se peças do artesanato tradicional ao contemporâneo, de Portugal, mas também das mais variadas partes do mundo.
LFS
Faro, 27 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal Peter Turkson vai proferir duas conferências sobre ecologia integral nas jornadas de atualização do clero das dioceses do sul que se realizam de 20 a 23 de janeiro, em Albufeira (Diocese do Algarve).
O prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral (organismo da Santa Sé) apresenta duas conferências ao clero das dioceses do sul (Algarve, Beja, Évora e Setúbal) a primeira no dia 20 sobre «Direitos Humanos e desenvolvimento integral: o Homem no centro» e a segunda, no dia seguinte, sobre «Direitos Humanos e Criação», lê-se no jornal «Folha do Domingo»
Esta iniciativa, promovida pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, tem como tema central “Ecologia integral: o Homem no Centro da Criação” e conta também com a participação do presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, que reflete sobre “Antropologia Cristã e as outras Antropologias, face à Criação” e “A obra da Criação na Liturgia e na Espiritualidade Cristãs”.
O franciscano Martín Carbajo, docente da Pontifícia Universidade Antonianum e da Academia Alfonsiana, em Roma, que já interveio nas jornadas de 2014 e 2017, vai abordar os temas «Laudato Si’ – Propostas para uma nova relação do Homem com a obra da Criação» e «Laudato Si’ e a Nova Evangelização»,
Do programa consta também conferências de Francisco Ferreira (presidente da associação ambientalista Zero) sobre “Estaremos à beira do crepúsculo da Humanidade? Entre a realidade e a utopia”; Fernando Carvalho Rodrigues (físico) sobre “Que futuro para a Humanidade?”; José Augusto Martins Ramos (catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), sobre “Cuidar de Mundo: Ecologia Integral dos relatos da Criação”.
As jornadas de formação serão concluídas no dia 23 com a reflexão do presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pedro Vaz Patto, sobre o tema «New Age. Direitos dos animais versus direitos humanos – Novos fundamentalismos? Novo paganismo?».
LFS