Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Dez
7
Sáb
Igreja/Natal: Aldeia de Cabeça mostra presépio que respira os ares da Serra da Estrela
Dez 7 todo o dia

Guarda, 06 Dez 2019 (Ecclesia) – Na aldeia de Cabeça (Diocese da Guarda) vai ser inaugurado, este sábado, um presépio com decorações naturais 100% sustentáveis feitas com a vontade, criatividade e engenho dos habitantes.

A Serra da Estrela serve “como pano de fundo” para a festa de Natal de “mais uma aldeia de montanha” que decorre de 07 de dezembro a 01 de janeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal”, salienta.

Tudo é feito com “as mãos sábias dos cerca de 170 moradores” desta aldeia de montanha e “com materiais da natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia.

LFS

Dez
8
Dom
Igreja/Natal: Exposição de presépios «Encontrareis um Menino» no Crato
Dez 8 todo o dia

Crato, 03 dez 2019 (Ecclesia) – A Casa Museu Padre Belo no Crato (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) vai ter exposto, de 08 de dezembro a 06 de janeiro de 2020, a exposição de presépios «Encontrareis um Menino».

Naquele espaço, de terça-feira a domingo, vão estar patentes presépios das coleções Padre Belo e Rui Sequeira, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa é promovida pela Santa Casa da Misericórdia do Crato e pela Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre – Castelo Branco.

LFS

Guarda: Ordenação de quatro diáconos permanentes
Dez 8@16:00

Guarda, 25 nov 2019 (Ecclesia) – Na Sé da Guarda vão ser ordenados quatro diáconos permanentes, dia 08 de dezembro, às 16h00, numa celebração presidida por D. Manuel Felício.

Estes candidatos ao diaconado, instituídos acólitos no dia 20 de outubro passado, terminam assim o seu percurso de 3 anos de formação no seminário desta cidade, recebendo o Sacramento da Ordem no seu primeiro grau, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Carlos Alberto Martins Ventura, José da Silva Tenreiro, Paulo Caetano Abrantes Jorge e Pedro Miguel Santos Ferreira são os nomes dos futuros diáconos.

LFS

Jan
6
Seg
Igreja/Natal: Mostra de presépios e meninos Jesus, em Alcains
Jan 6 todo o dia

Alcains, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O Museu do Canteiro em Alcains (Diocese de Portalegre – Castelo Branco) tem patente ao público, até 06 de janeiro de 2020, uma mostra de presépios e meninos Jesus.

«É Natal, nasceu o Deus Menino» é o mote desta exposição, inaugurada a 23 de novembro, que assinala a época natalícia e conta este ano com “um valioso espólio cultural e religioso” da diocese, nomeadamente das 10 paróquias do Arciprestado de Castelo Branco, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A exposição integra “22 imagens de Jesus Menino e algumas vestes e adereços religiosos”, datados na sua maioria dos séculos XIX e XX.

Além das diversas imagens do Menino Jesus, também estão de volta os presépios mais recentes da coleção inacabada do obstetra Francisco Elias que, desde 2006 surpreende a cada ano.

Entre os que compra e os que recebe, contam-se peças do artesanato tradicional ao contemporâneo, de Portugal, mas também das mais variadas partes do mundo.

LFS