Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Set
21
Sáb
Leiria: Encontro vicarial de jovens «Who Are You»
Set 21@15:00

Leiria, 05 set 2019 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil da Vigararia de Leiria está a organizar um encontro, intitulado ‘WAY – Who Are You’, entre as 15h00 e as 23h00 do próximo dia 21 de setembro, no seminário diocesano.

A organização que não quer “contar demasiado” do que vai acontecer no ‘WAY’ adianta que os jovens vão “conhecer ainda melhor a cidade e pensar no caminho que Deus tem” para eles.

“Sábados há muitos, mas no dia 21 de setembro queremos propor-te algo diferente”, acrescenta a pastoral juvenil da Vigararia de Leiria sobre o encontro para jovens entre os 15 e os 29 anos.

Segundo o programa, a atividade começa às 15h30, o jantar partilhado é às 20h00, e depois um momento de oração, a partir das 21h30, com o convívio final, às 23h00, no Seminário de Leiria.

Aos jovens interessados é pedido que preencham o formulário de inscrição, até dia 10 de setembro, e levem para a atividade jantar para partilhar e roupa e calçado confortável.

O bispo de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, percorreu a diocese em encontros vicariais com os jovens, com o tema ‘quem és Tu, Senhor?’, entre 7 de janeiro e 23 de março, no primeiro ano pastoral de um biénio dedicado ao tema ‘Jovens, Fé e Vocação’, e está também ligado à juventude através das redes sociais, nomeadamente com a conta antonio.a.marto no Instagram.

CB

Set
24
Ter
Leiria: Conferência de imprensa para apresentar o fórum sobre os jovens
Set 24@14:30_15:30

Leiria, 17 set 2019 (Ecclesia) – A diocese de Leiria-Fátima vai realizar uma conferência de imprensa, dia 24 de setembro, das 14h30 às 15h30, no Seminário da cidade, para apresentar o fórum sobre os jovens a realizar em outubro.

Nesta atividade, conta com a presença do cardeal António Marto, Bispo da Diocese da Leiria-Fátima, vão ser também divulgados outros eventos previstos para o ano 2019-2020.

A Diocese de Leiria-Fátima promove, dia 05 de outubro, no Seminário Diocesano de Leiria, um fórum sobre «Jovens: Oportunidades e Caminhos».

LFS

Set
28
Sáb
Coimbra: Jornadas de pastoral sobre «Comunicar a fé na era digital»
Set 28 todo o dia

Coimbra, 09 set 2019 (Ecclesia) – As jornadas de pastoral da Diocese de Coimbra realizam-se a 28 deste mês, no seminário daquela cidade, e têm como tema «Comunicar a fé na era digital».

Na manhã desse dia, Pedro Gil falará sobre «A Comunicação da fé» e de seguida os participantes podem dialogar com o orador, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A Comunicação da fé em diferentes contextos» é o tema do painel que começa às 14h30 e vai abordar «Paróquia e liturgia» (padre Hermenegildo Faria); «Catequese e família» (Cristina Sá Carvalho) e «Media e redes sociais» (padre António Valério).

LFS

Out
5
Sáb
Leiria: Fórum «Jovens: Oportunidades e Caminhos»
Out 5 todo o dia

Leiria, 06 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima organiza, dia 05 de outubro, um fórum sobre «jovens: Oportunidades e Caminhos» que se realiza no seminário daquela cidade.

“Compreender as problemáticas que se colocam atualmente aos jovens”, “Partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé aos jovens de hoje” e “Lançar o novo ano pastoral (2º do biénio dedicado aos jovens)” são os objetivos desta iniciativa.

O fórum tem duas conferências centrais “Os jovens de hoje: Constatações e desafios para a Igreja” e “Escutar e servir Cristo nos Jovens: O desafio espiritual da autenticidade criativa” proferidas pelo padre jesuíta Nuno Tovar de Lemos e pela professora Teresa Messias, respetivamente, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Os jovens chamam-nos a despertar e a aumentar a esperança, porque trazem consigo as novas tendências da humanidade e abrem-nos ao futuro, de modo que não fiquemos encalhados na nostalgia de estruturas e costumes que já não são fonte de vida no mundo atual”, escreveu D. António Marto na Carta Pastoral 2018-20 «A alegria da fé no caminho dos jovens».

Para além das conferências, esta iniciativa conta também com vários workshops e painéis.

LFS

Leiria-Fátima: Diocese dinamiza fórum dedicado às «oportunidades e caminhos» dos jovens
Out 5@9:00_19:30

Leiria, 06 ago 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima está a organizar o fórum ‘Jovens: Oportunidades e Caminhos’, que começa às 09h00, do dia 5 de outubro, no Seminário de Leiria, e termina com a Eucaristia na Sé.

“Compreender as problemáticas que se colocam atualmente aos jovens; partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé aos jovens de hoje”, são dois objetivos do encontro que vai também “lançar” o novo ano pastoral 2019/2020, o 2º de um biénio diocesano dedicado aos jovens.

O Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima informa que o fórum tem como destinatários jovens adultos, educadores e formadores de jovens – agentes de pastoral, professores, pais, catequistas, dirigentes do CNE – Corpo Nacional de Escutas, entre outros.

Depois da abertura (09h00), a atividade começa com a conferência ‘Os jovens de hoje: Constatações e desafios para a Igreja’, pelo padre Nuno Tovar de Lemos (Jesuíta), às 10h00, no Seminário de Leiria.

Segundo o Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude é uma conferência de fundo para “um olhar sobre os jovens de hoje (como pensam, como sentem, como vivem), principais problemáticas e potencialidades”.

‘Escutar e servir Cristo nos Jovens: O desafio espiritual da autenticidade criativa’ é o tema da segunda conferência de fundo do fórum que vai ser apresentada pela professora universitária Teresa Messias (UCP), às 14h30.

“Sobre o modo como a Igreja deve responder aos desafios que os jovens de hoje colocam, tendo em conta a cultura juvenil, abordando tópicos como a pastoral juvenil e a espiritualidade”, contextualiza a organização.

Segundo o programa, da parte da manhã, existe também um painel/diálogo com quatro temas – ‘dependências’; ‘escolhas e seguranças’; ‘a imagem, comportamento e influência nas redes sociais’; ‘(des)encontros geracionais’ – e de tarde, 11 workshops com temas como ‘os jovens do Papa Francisco’; ‘silêncio e meditação cristã’; ‘ecologia e fé: cuidar da casa comum’; ‘arte e espiritualidade: a via da beleza’; ‘aprofundar a fé no diálogo inter-religioso’.

O fórum termina depois da Missa (18h30) na Sé de Leira; As inscrições nesta iniciativa encerram no dia 27 de setembro e podem ser feitas através de um formulário online.

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

O “ponto de partida” para o encontro de reflexão, partilha e formação é a carta pastoral ‘A alegria da fé no caminho dos jovens’, do bispo diocesano D. António Marto, para o biénio 2018/2020.

“Queremos sair ao encontro de uma das realidades que neste momento mais solicita o cuidado pastoral e deve estar no centro da nossa atenção, a saber, os jovens com todas as suas novidades e anseios”, escreveu o cardeal de Leiria-Fátima, destaca o Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil.

CB/OC

Out
26
Sáb
Madeira: Diocese do Funchal organiza jornada da juventude
Out 26@17:00_Out 27@17:00

Funchal, Madeira, 05 ago 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude do Funchal está a organizar a primeira jornada dedica aos jovens da diocese, com o tema ‘Cristo Vive e quer-te vivo’, nos dias 26 e 27 de outubro.

A Diocese do Funchal informa que a “primeira Jornada Diocesana da Juventude” tem um programa com “fé, animação, música, diversos workshops e muito mais”, no Colégio de Santa Teresinha.

O encontro ‘Cristo Vive e quer-te vivo’ que está a ser organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude tem a duração de 24 horas, vai começar às 17h00 do dia 26 de outubro, e termina à mesma hora no dia seguinte.

‘Cristo Vive’ é o nome da exortação apostólica do Papa Francisco dedicada aos jovens, que foi publicada a 2 de abril, e dá sequência à assembleia do Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro de 2018, sobre a relação entre os jovens e a Igreja Católica; O documento, com nove capítulos e 299 pontos, foi assinado a 25 de março, no santuário mariano do Loreto (Itália).

CB

Out
31
Qui
Coimbra: Exposição «Regressar às origens pela xilogravura de Nunes Pereira»
Out 31 todo o dia

Coimbra, 14 fev 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra vai ter patente, de 20 deste mês a 31 de outubro, a exposição temporária «Regressar às origens pela xilogravura de Nunes Pereira».

Neste regresso tem destaque a sua obra «Os Contos de Fajão» (xilogravuras e texto),  um trabalho que tem hoje “um profundo significado cultural e antropológico, social e artístico”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Naquela obra descreve um «Portugal», uma sociedade, um tempo, um modo de ser pessoa e, ao mesmo tempo que faz rir, faz pensar e questiona sobre o modo como se vive hoje, acrescenta o comunicado.

Nestes contos entram figuras como o Senhor Doutor Juiz de Fajão, o Juiz da Relação do Porto, o almocreve, o Pascoal, o Senhor Bispo, o Senhor Prior, o sacristão, o oficial de diligências, o Escrivão e os estudantes da Universidade de Coimbra.

A inauguração vai ser às 18h30 da próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro.

LFS