Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Set
28
Sáb
Coimbra: Jornadas de pastoral sobre «Comunicar a fé na era digital»
Set 28 todo o dia

Coimbra, 09 set 2019 (Ecclesia) – As jornadas de pastoral da Diocese de Coimbra realizam-se a 28 deste mês, no seminário daquela cidade, e têm como tema «Comunicar a fé na era digital».

Na manhã desse dia, Pedro Gil falará sobre «A Comunicação da fé» e de seguida os participantes podem dialogar com o orador, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A Comunicação da fé em diferentes contextos» é o tema do painel que começa às 14h30 e vai abordar «Paróquia e liturgia» (padre Hermenegildo Faria); «Catequese e família» (Cristina Sá Carvalho) e «Media e redes sociais» (padre António Valério).

LFS

Out
26
Sáb
Portugal: Fórum Ecuménico Jovem na Covilhã
Out 26@9:30_17:00

Lisboa, 15 set 2019 (Ecclesia) – Os departamentos da pastoral juvenil de várias Igrejas Cristãs em Portugal vão dinamizar a 20.ª edição do Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), com o tema ‘Atreve-te a Ser’, dia 26 de outubro, na Universidade da Beira Interior na Covilhã.

“Ao marcar os 20 anos sobre o início deste caminho ecuménico com os jovens em Portugal, queremos regressar à escola de Jesus, a ouvir o seu apelo, a aceitarmos a aventura da vida, a não nos escondermos atrás das máscaras e das nossas defesas, a descobrirmos que o amor com que Ele nos ama é mais forte do que tudo e nos desafia a viver a vida ao seu jeito”, explica a equipa do FEJ

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, informam que o acolhimento começa às 09h30 e o encontro uma hora depois, “com  muita música, festa e animação”.

As atividades durante a manhã e início de tarde foram preparadas “ecumenicamente” por várias Igrejas cristãs, com “muita imaginação e criatividade” e vão ser conhecidos os vencedores do concurso de vídeo ‘Mais que isto: É Cristo!’.

O 20.º FEJ termina com um momento de oração, compromisso e envio, pelas 16h30, na Universidade da Beira Interior na Covilhã.

Sobre o tema do encontro, ‘Atreve-te a Ser’, o comunicado contextualiza que o texto bíblico que serve de base é o das Bem-Aventuranças, que “Mateus associa a um lugar alto, a uma montanha”.

Fórum Ecuménico Jovem, que em 2018 celebrou duas décadas de existência, nasceu com o objetivo comum de pensar o trabalho ecuménico com os jovens através de representantes dos departamentos juvenis de várias de Igrejas cristãs – Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana – com presença histórica em Portugal.

A primeira reunião realizou-se no Seminário de Leiria, em 1999, quando foi criada uma equipa ecuménica juvenil.

Um ano antes, muitos dos que integravam esse grupo representaram Portugal na segunda Assembleia Ecuménica Europeia, na cidade austríaca de Graz, na Áustria.

CB

Madeira: Diocese do Funchal organiza jornada da juventude
Out 26@17:00_Out 27@17:00

Funchal, Madeira, 05 ago 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude do Funchal está a organizar a primeira jornada dedica aos jovens da diocese, com o tema ‘Cristo Vive e quer-te vivo’, nos dias 26 e 27 de outubro.

A Diocese do Funchal informa que a “primeira Jornada Diocesana da Juventude” tem um programa com “fé, animação, música, diversos workshops e muito mais”, no Colégio de Santa Teresinha.

O encontro ‘Cristo Vive e quer-te vivo’ que está a ser organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude tem a duração de 24 horas, vai começar às 17h00 do dia 26 de outubro, e termina à mesma hora no dia seguinte.

‘Cristo Vive’ é o nome da exortação apostólica do Papa Francisco dedicada aos jovens, que foi publicada a 2 de abril, e dá sequência à assembleia do Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro de 2018, sobre a relação entre os jovens e a Igreja Católica; O documento, com nove capítulos e 299 pontos, foi assinado a 25 de março, no santuário mariano do Loreto (Itália).

CB

Out
31
Qui
Coimbra: Exposição «Regressar às origens pela xilogravura de Nunes Pereira»
Out 31 todo o dia

Coimbra, 14 fev 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra vai ter patente, de 20 deste mês a 31 de outubro, a exposição temporária «Regressar às origens pela xilogravura de Nunes Pereira».

Neste regresso tem destaque a sua obra «Os Contos de Fajão» (xilogravuras e texto),  um trabalho que tem hoje “um profundo significado cultural e antropológico, social e artístico”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Naquela obra descreve um «Portugal», uma sociedade, um tempo, um modo de ser pessoa e, ao mesmo tempo que faz rir, faz pensar e questiona sobre o modo como se vive hoje, acrescenta o comunicado.

Nestes contos entram figuras como o Senhor Doutor Juiz de Fajão, o Juiz da Relação do Porto, o almocreve, o Pascoal, o Senhor Bispo, o Senhor Prior, o sacristão, o oficial de diligências, o Escrivão e os estudantes da Universidade de Coimbra.

A inauguração vai ser às 18h30 da próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro.

LFS