Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Set
23
Seg
Lisboa: Curso «A Arte Moderna e a Arte da Igreja» na Capela do Rato
Set 23_Set 28 todo o dia

Lisboa, 19 jul 2019 (Ecclesia) – O Artis – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, promove o curso livre ‘A Arte Moderna e a Arte da Igreja’, entre 23 e 28 de setembro, na Capela do Rato.

No programa enviado à Agência ECCLESIA pela Capela do Rato destaca-se a visita guiada à igreja de Moscavide, que tem obras de Manuel Cargaleiro, Lagoa Henriques, José Escada, Madalena Cabral, João de Almeida, pelo arquiteto João Alves da Cunha no último dia da formação, entre as 10h30 e as 12h30 de 28 de setembro.

Em cada um dos dias do curso diferentes oradores vão falar sobre diferentes tópicos, a começar pela “História”, com os coordenadores científicos desta iniciativa Maria João Baptista Neto e João Alves da Cunha, dos “protagonistas”, da “Igreja”, dos “curadores” e dos “artistas”, respetivamente de 23 a 27 de setembro, entre as 18h00 e as 20h00.

As vagas para o curso livre promovido pelo Artis ‘A Arte Moderna e a Arte da Igreja’ são limitadas e as inscrições encerram a 15 de setembro.

A formação toma o título do “expressivo do ensaio” do padre Manuel Mendes Atanázio que foi publicado há 60 anos e assinala também os 50 anos da conclusão do Movimento de Renovação da Arte Religiosa – MRAR.

“Se até ao século XX, a Arte sempre tivera um espaço privilegiado no seio da Igreja Católica, grande mecenas de artistas e programas arrojados, muitas dúvidas e receios ameaçaram, a partir das primeiras décadas de novecentos, essa relação intemporal”, assinala o Instituto de História da Arte.

Na nota recebida a organização recorda também o apelo do Papa Paulo VI aos artistas – “A Igreja tem necessidade de vós” (8 de dezembro de 1965) – e que eles responderam “dando origem a algumas das mais belas obras da história da Arte Moderna e da Arte da Igreja, de todos os tempos”.

CB

Set
25
Qua
Igreja/Sociedade: D. Manuel Clemente no almoço/debate da ACEGE
Set 25@12:30

Lisboa, 19 set 2019 (Ecclesia) – O cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai falar, dia 25 deste mês, na abertura do ano da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

Esta iniciativa que abre o ano 2019/20 da ACEGE realiza-se na Igreja de São Nicolau, Lisboa, e tem como tema «Ser Cristo na Empresa», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Antes do almoço, pelas 12h30, D. Manuel Clemente celebra naquela igreja para os participantes daquela atividade.

LFS

Set
28
Sáb
Coimbra: Jornadas de pastoral sobre «Comunicar a fé na era digital»
Set 28 todo o dia

Coimbra, 09 set 2019 (Ecclesia) – As jornadas de pastoral da Diocese de Coimbra realizam-se a 28 deste mês, no seminário daquela cidade, e têm como tema «Comunicar a fé na era digital».

Na manhã desse dia, Pedro Gil falará sobre «A Comunicação da fé» e de seguida os participantes podem dialogar com o orador, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A Comunicação da fé em diferentes contextos» é o tema do painel que começa às 14h30 e vai abordar «Paróquia e liturgia» (padre Hermenegildo Faria); «Catequese e família» (Cristina Sá Carvalho) e «Media e redes sociais» (padre António Valério).

LFS

Lisboa: Abertura do ano pastoral do Instituto Diocesano da Formação Cristã
Set 28 todo o dia

Lisboa, 06 set 2019 (Ecclesia) – O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa realiza, dia 28 de setembro, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-velha) o início do ano pastoral 2019/2020.

Na atividade, que começa às 10h00, vão ser apresentadas as atividades do Instituto Diocesano da Formação Cristã para este ano e de seguida vai ser proferida uma conferência sobre «Técnicas e desafios à formação no mundo digital”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Esta data coincide com a celebração dos 30 anos da Escola de Leigos, pelo que “será também um dia de festa” e no fim, em parceria com a Paulus Editora, vai ser apresentado o livro «Não eu, mas Deus – biografia espiritual de Carlo Acutis» da autoria do padre Ricardo Figueiredo.

LFS

Out
1
Ter
Coimbra: Cáritas presente no colóquio sobre envelhecimento e mobilidade quotidiana
Out 1@15:00

Coimbra, 20 set 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai participar na mesa redonda com o tema «Envelhecimento e Mobilidade Quotidiana», dia 1 de outubro, às 15h00, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

A iniciativa – promovida pela FLUC no âmbito do projeto Grampcity e do Dia Internacional do Idoso – conta com a presença de Carina Dantas, diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, que pretende responder às questões sobre “O que muda na mobilidade com a idade?”; “Quais as expectativas, aspirações e experiências das pessoas idosas?”; “Que condições oferecem – ou impõem – os nossos territórios à mobilidade dos idosos?” e “Que políticas e que serviços para uma mobilidade mais inclusiva?”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Numa altura em que se discutem os desafios do envelhecimento demográfico, “o papel da mobilidade quotidiana não tem tido a atenção que mereceria”, lê-se.

Assim, a relevância da mobilidade na qualidade de vida das pessoas mais velhas e no envelhecimento bem-sucedido será o centro das atenções neste dia.

LFS

Out
26
Sáb
Madeira: Diocese do Funchal organiza jornada da juventude
Out 26@17:00_Out 27@17:00

Funchal, Madeira, 05 ago 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude do Funchal está a organizar a primeira jornada dedica aos jovens da diocese, com o tema ‘Cristo Vive e quer-te vivo’, nos dias 26 e 27 de outubro.

A Diocese do Funchal informa que a “primeira Jornada Diocesana da Juventude” tem um programa com “fé, animação, música, diversos workshops e muito mais”, no Colégio de Santa Teresinha.

O encontro ‘Cristo Vive e quer-te vivo’ que está a ser organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude tem a duração de 24 horas, vai começar às 17h00 do dia 26 de outubro, e termina à mesma hora no dia seguinte.

‘Cristo Vive’ é o nome da exortação apostólica do Papa Francisco dedicada aos jovens, que foi publicada a 2 de abril, e dá sequência à assembleia do Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro de 2018, sobre a relação entre os jovens e a Igreja Católica; O documento, com nove capítulos e 299 pontos, foi assinado a 25 de março, no santuário mariano do Loreto (Itália).

CB

Out
31
Qui
Coimbra: Exposição «Regressar às origens pela xilogravura de Nunes Pereira»
Out 31 todo o dia

Coimbra, 14 fev 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Coimbra vai ter patente, de 20 deste mês a 31 de outubro, a exposição temporária «Regressar às origens pela xilogravura de Nunes Pereira».

Neste regresso tem destaque a sua obra «Os Contos de Fajão» (xilogravuras e texto),  um trabalho que tem hoje “um profundo significado cultural e antropológico, social e artístico”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Naquela obra descreve um «Portugal», uma sociedade, um tempo, um modo de ser pessoa e, ao mesmo tempo que faz rir, faz pensar e questiona sobre o modo como se vive hoje, acrescenta o comunicado.

Nestes contos entram figuras como o Senhor Doutor Juiz de Fajão, o Juiz da Relação do Porto, o almocreve, o Pascoal, o Senhor Bispo, o Senhor Prior, o sacristão, o oficial de diligências, o Escrivão e os estudantes da Universidade de Coimbra.

A inauguração vai ser às 18h30 da próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro.

LFS

Nov
13
Qua
Lisboa: Paróquia de São Tomás de Aquino promove ciclo de conferência sobre o tema «Viver a caridade hoje»
Nov 13@21:00


Lisboa, 20 set 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, promove, um ciclo de conferências sobre «Viver a caridade hoje» que têm o seu início a 13 de novembro e encerra a 13 de maio de 2020.

Na primeira reflexão, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, vai estar presente Romualda Fernandes que aborda o tema «Política com Caridade», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A caridade começa em casa» é o tema abordado, dia 12 de fevereiro de 2020, às 21h00, por Pedro Mota Soares.

Regina Tavares fala, dia 11 de março, sobre «Desafio das minorias à caridade» e Manuel Ferreira Leite reflete, 21 de abril, sobre «Onde está a caridade na vida económica».

O ciclo encerra, dia 13 de maio de 2020, com uma conferência de Pêpê Rapazote sobre «A caridade em palco».

LFS

 

Nov
15
Sex
Lisboa: III Seminário «Escola de Cuidadores» sobre família e políticas sociais
Nov 15 todo o dia

Lisboa, 19 set 2019 (Ecclesia) – O III Seminário «Escola de Cuidadores», do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide (Lisboa), vai realizar-se a 15 de novembro, no auditório municipal Ruy de Carvalho, e vai abordar a “pedagogia do cuidar” e o tema “família, cuidadores e políticas sociais”.

A iniciativa, decorre das 09h30 às 17h30, da Escola de Cuidadores é um projeto de inovação social do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide que “procura responder aos desafios do envelhecimento da população, enquanto uma problemática de enorme interesse para toda a sociedade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Escola de Cuidadores aposta numa pedagogia do cuidar através do despertar da consciência da comunidade para a necessidade de pensar, refletir e preparar o envelhecimento, bem como da capacitação das pessoas para os novos e exigentes desafios da longevidade e para a prestação dos cuidados a pessoas dependentes, com especial enfoque nas demências.

LFS

Fev
12
Qua
Lisboa: Paróquia de São Tomás de Aquino promove ciclo de conferência sobre o tema «Viver a caridade hoje»
Fev 12@21:00


Lisboa, 20 set 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, promove, um ciclo de conferências sobre «Viver a caridade hoje» que têm o seu início a 13 de novembro e encerra a 13 de maio de 2020.

Na primeira reflexão, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, vai estar presente Romualda Fernandes que aborda o tema «Política com Caridade», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A caridade começa em casa» é o tema abordado, dia 12 de fevereiro de 2020, às 21h00, por Pedro Mota Soares.

Regina Tavares fala, dia 11 de março, sobre «Desafio das minorias à caridade» e Manuel Ferreira Leite reflete, 21 de abril, sobre «Onde está a caridade na vida económica».

O ciclo encerra, dia 13 de maio de 2020, com uma conferência de Pêpê Rapazote sobre «A caridade em palco».

LFS

 

Mar
11
Qua
Lisboa: Paróquia de São Tomás de Aquino promove ciclo de conferência sobre o tema «Viver a caridade hoje»
Mar 11@21:00


Lisboa, 20 set 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, promove, um ciclo de conferências sobre «Viver a caridade hoje» que têm o seu início a 13 de novembro e encerra a 13 de maio de 2020.

Na primeira reflexão, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, vai estar presente Romualda Fernandes que aborda o tema «Política com Caridade», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A caridade começa em casa» é o tema abordado, dia 12 de fevereiro de 2020, às 21h00, por Pedro Mota Soares.

Regina Tavares fala, dia 11 de março, sobre «Desafio das minorias à caridade» e Manuel Ferreira Leite reflete, 21 de abril, sobre «Onde está a caridade na vida económica».

O ciclo encerra, dia 13 de maio de 2020, com uma conferência de Pêpê Rapazote sobre «A caridade em palco».

LFS

 

Abr
21
Ter
Lisboa: Paróquia de São Tomás de Aquino promove ciclo de conferência sobre o tema «Viver a caridade hoje»
Abr 21@21:00


Lisboa, 20 set 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, promove, um ciclo de conferências sobre «Viver a caridade hoje» que têm o seu início a 13 de novembro e encerra a 13 de maio de 2020.

Na primeira reflexão, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, vai estar presente Romualda Fernandes que aborda o tema «Política com Caridade», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A caridade começa em casa» é o tema abordado, dia 12 de fevereiro de 2020, às 21h00, por Pedro Mota Soares.

Regina Tavares fala, dia 11 de março, sobre «Desafio das minorias à caridade» e Manuel Ferreira Leite reflete, 21 de abril, sobre «Onde está a caridade na vida económica».

O ciclo encerra, dia 13 de maio de 2020, com uma conferência de Pêpê Rapazote sobre «A caridade em palco».

LFS

 

Mai
13
Qua
Lisboa: Paróquia de São Tomás de Aquino promove ciclo de conferência sobre o tema «Viver a caridade hoje»
Mai 13@21:00


Lisboa, 20 set 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, promove, um ciclo de conferências sobre «Viver a caridade hoje» que têm o seu início a 13 de novembro e encerra a 13 de maio de 2020.

Na primeira reflexão, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, vai estar presente Romualda Fernandes que aborda o tema «Política com Caridade», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«A caridade começa em casa» é o tema abordado, dia 12 de fevereiro de 2020, às 21h00, por Pedro Mota Soares.

Regina Tavares fala, dia 11 de março, sobre «Desafio das minorias à caridade» e Manuel Ferreira Leite reflete, 21 de abril, sobre «Onde está a caridade na vida económica».

O ciclo encerra, dia 13 de maio de 2020, com uma conferência de Pêpê Rapazote sobre «A caridade em palco».

LFS