Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
15
Sex
Lisboa: III Seminário «Escola de Cuidadores» sobre família e políticas sociais
Nov 15 todo o dia

Lisboa, 19 set 2019 (Ecclesia) – O III Seminário «Escola de Cuidadores», do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide (Lisboa), vai realizar-se a 15 de novembro, no auditório municipal Ruy de Carvalho, e vai abordar a “pedagogia do cuidar” e o tema “família, cuidadores e políticas sociais”.

A iniciativa, decorre das 09h30 às 17h30, da Escola de Cuidadores é um projeto de inovação social do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide que “procura responder aos desafios do envelhecimento da população, enquanto uma problemática de enorme interesse para toda a sociedade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Escola de Cuidadores aposta numa pedagogia do cuidar através do despertar da consciência da comunidade para a necessidade de pensar, refletir e preparar o envelhecimento, bem como da capacitação das pessoas para os novos e exigentes desafios da longevidade e para a prestação dos cuidados a pessoas dependentes, com especial enfoque nas demências.

LFS

Lisboa: Celebração de ação de graças pela canonização de frei Bartolomeu dos Mártires
Nov 15@18:15

Lisboa, 11 nov 2015 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente vai presidir, dia 15 deste mês, às 18h15, na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa, a uma missa por ocasião da canonização de São Bartolomeu dos Mártires.

A proclamação solene do decreto que inscreve Frei Bartolomeu dos Mártires no Livro dos Santos aconteceu no dia 10 de novembro, na Sé de Braga, tal como determinou o Papa Francisco.

Segundo o Boletim da Santa Sé do dia 6 de julho de 2019, o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis dos membros da congregação e estendeu o culto litúrgico em honra ao Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal”, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” – um processo instituído no século XVIII por Bento XIV, através do qual o Papa “vincula a Igreja como um todo para que observe a veneração de um Servo de Deus ainda não canonizado pela inserção de sua festividade no calendário litúrgico da Igreja universal, com Missa e Ofício Divino”.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514, e é recordado como um modelo de benevolência e uma figura ímpar na dedicação à Igreja Católica.

LFS

Santarém: Vigílias de oração preparam o quinto Encontro Nacional de Leigos
Nov 15@21:30

Santarém, 19 set 2019 (Ecclesia) – Para preparar o V Encontro Nacional de Leigos que se realiza na cidade de Santarém, a 23 de novembro, a organização (Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos – CNAL) promove várias vigílias de oração.

A primeira realiza-se no dia 04 de outubro, na Igreja Paroquial da Sagrada Família do Entroncamento (21h30) e tem como tema «A vida oculta (infância, juventude e vida oculta; família e trabalho)», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na Igreja Paroquial de São Pedro de Torres Novas (21h30) será no dia 18 de outubro e tem como tema «A vida pública»

«A Paixão» é o tema da vigília de oração a 25 de outubro e acontece na Igreja Paroquial de São João Batista do Cartaxo.

«A Ressurreição» (8 de novembro) na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior e «A vida no Espírito (vocação laical)» (15 de Novembro) na Igreja Paroquial de São Paulo em Salvaterra de Magos, são as últimas vigílias.

“Prometo viver a vida em plenitude e até ao fim” é o tema central o V Encontro Nacional de Leigos.

LFS

Nov
16
Sáb
Santarém: Atividades preparatórias do Encontro Nacional de Leigos
Nov 16 todo o dia

Santarém, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos e a Diocese de Santarém promovem vários encontros preparatórios do V encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

O ciclo com quatro sessões começa a 12 deste mês e a primeira tem como tema «Partilhar a vida à mesma mesa – cuidar do alimento, da família e da fraternidade», realiza-se na cidade de Santarém e começa às 18h00, no auditório da Casa Mãe Luísa Andaluz com o visionamento do filme «A Festa de Babette», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse mesmo dia, pelas 20h30, realiza-se um jantar (refeitório Jesuíta no Seminário de Santarém) onde haverá uma conversa com o cozinheiro Rodrigo Castelo (Santarém) e o padre e teólogo jesuíta João Norton sendo moderada pelo padre Ricardo Conceição.

A segunda sessão, dia 26 deste mês, no Parque de ciência viva do Alviela (Alcanena) tem como tema central «Agradecer a vida que me é dada – Cuidar de uma ecologia integral».

Depois da concentração (11h00) faz-se uma caminhada orientada e após o almoço a encíclica «Laudato Si» estará no centro das atenções com testemunhos da irmã Mafalda (Servas de Nossa Senhora de Fátima), Rita Gomes  (Comunidade Sant’Egídio) e da Rede Casa Comum, frisa o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na localidade de Tomar, dia 09 de novembro, vai ser debatido o lema «Caminhar – a aventura da descoberta e do crescimento da vida interior».

Depois do encontro, às 14h30, na Sinagoga de Tomar realiza-se uma caminhada com Etty Hillesum: Igreja de São João Batista – Igreja de Santa Iria – Igreja de Santa Maria do Olival (em cada igreja será lido um texto de Etty Hillesum) sendo os leitores Luís Santos e Luís Miguel Cintra.

«Conversar sobre Etty Hillesum e escutar a Etty» é o tema refletido, às 16h00, no auditório da Biblioteca da cidade de Tomar que tem como intervenientes Filipe Condado e o padre António Martins.

«Trabalhar – a missão comum e partilhada» é o tema central da última sessão (dia 16 de novembro) que se realiza em Almeirim e onde Pedro Vaz Patto (presidente da CNJP) fala, às 14h30, sobre «Santidade no Trabalho e nas Relações Laborais».

Uma hora depois, realiza-se uma mesa redonda sobre «Desafios da interresponsabilidade no trabalho e nas relações de trabalho».

No dia 23 de novembro realiza-se, na cidade de Santarém, o encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

LFS

Lisboa: Encontro sobre «Santiago de Compostela – Do Mito à Realidade»
Nov 16@16:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Paulinas Editora inicia, dia 16 deste mês, às 16h00, na Paróquia do Campo Grande (Lisboa) o ciclo temático «Encontros de Santiago – «Santiago de Compostela – Do Mito à Realidade».

Nesta iniciativa, em articulação com a Associação Espaço Jacobeus – Delegação de Lisboa, vai ser abordada a componente histórica de Santiago e a sua coerência pelo peregrino Carlos Figueiral Azevedo, autor do livro «Os nove caminhos de Santiago de Compostela», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 30 de novembro, numa parceria com a Associação «No Meio do Nada O KASTELO», os “ Encontros de Santiago” mudam-se para o Norte.

LFS

Nov
21
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Nov 21@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Nov
23
Sáb
Portugal: Quinto Encontro Nacional de Leigos decorre em Santarém
Nov 23 todo o dia

Santarém, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O quinto encontro nacional de leigos vai decorrer na cidade de Santarém, dia 23 de novembro, e vai ter como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

Esta iniciativa, promovida pela Conferência Nacional de Apostolado de Leigos, vai ter debates durante a manhã e a tarde vai ser preenchida com propostas “diferenciadas para os participantes” que vão passar por um “espaço de oração, sugestões culturais, reflexão, conversas e workshops”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro decorreu em Coimbra, em 2013, e teve como tema «Cultura do Encontro na Igreja e no Mundo Contemporâneo» e, o último, em 2017, teve lugar em Viseu e teve como pilar «Este é o tempo para esperar contra toda a esperança, para trabalhar pela justiça e pela paz, para amar as pessoas, para amá-las uma a uma».

Em relação ao programa de 2019, a Conferência Nacional de Apostolado de Leigos (CNAL) vai atualizando o seu site com as propostas.

LFS

Igreja/Sociedade: «Think Tank 3» sobre «Conciliação entre família, trabalho e impacto social»
Nov 23@14:30_20:00

Lisboa, 30 set 2019 (Ecclesia) – A Família Missionária Verbum Dei – Lisboa organiza, dia 23 de novembro, no salão nobre da Universidade de Lisboa, a segunda sessão do «Think Tank 3» sobre «Conciliação entre família, trabalho e impacto social».

Esta iniciativa, das 14h30 até as 20h00, surge na continuação do primeiro evento, realizado em abril 2018, e conta com intervenções de Alexandra Fernandes; Joana Costa Pereira; José Pedro Cobra; Manuel Barata de Tovar; Maria Teresa Ribeiro e Miguel Pina e Cunha, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Nov
26
Ter
Igreja/Economia: UCP promove iniciativa «Escutar o Impacto»
Nov 26@17:45_20:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A «Católica-Lisbon School of Business & Economics» da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove, dia 26 deste mês, das 17h45 e as 20h00, na sua sede em Lisboa, a iniciativa «Escutar o Impacto».

Na sequência do convite do Papa Francisco aos jovens economistas, empreendedores, e agentes de mudança que estão a estudar e a praticar uma economia diferente, “que dá vida e não mata, que inclui e não exclui, e que humaniza e não desumaniza”, a UCP desafia “todos os jovens que querem fazer parte de uma economia mais inclusiva e sustentável a virem «tomar o pulso» da economia de impacto em Portugal no evento «Escutar o Impacto»., refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No final, a ambição “é criar um manifesto” onde por um lado “se descreve o estado atual do ecossistema de impacto em Portugal, como por outro, se identificam os principais desafios a conquistar, contribuindo assim para o crescimento deste ecossistema de impacto em Portugal através da partilha e difusão do conhecimento”.

LFS

Nov
28
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Nov 28@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Nov
30
Sáb
Advento: Caminhada entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Santuário de Cristo Rei
Nov 30@8:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O projeto «Caminhar na fé» da paróquia de Santa Maria de Belém e da Paróquia de São Francisco Xavier (Lisboa) realiza, dia 30 deste mês, a caminhada “Ao encontro de Cristo Rei, para receber o Advento».

Esta iniciativa tem início às 08h00 na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos) e final no Santuário de Cristo Rei (Almada), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O projeto «Caminhar na fé» realiza algumas atividades relacionadas com os tempos litúrgicos, uma forma de ajudar os cristãos a viverem melhor a sua fé.

LFS

Dez
4
Qua
Lisboa: Clube de Leitura de São Tomás de Aquino aposta na «Palavra nas Periferias»
Dez 4@14:30

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Clube de Leitura de São Tomás de Aquino, sediado na biblioteca da Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, propõe leituras que levam às periferias da vida e convidou, para 04 de dezembro, o escritor Afonso Reis Cabral.

O livro «O meu irmão» de Afonso Reis Cabral é o tema a refletir, 04 de dezembro, às 14h30, nesta atividade promovida pela Paróquia de São Tomás de Aquino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sua quarta temporada, as propostas recaem mais uma vez em autores portugueses e em obras contemporâneas e foram inspiradas pelo lema da Diocese de Lisboa, «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias».

De uma maneira simples, pode-se ver que os livros “tocam temas como os refugiados, as pessoas com deficiência, a guerra colonial, a violência doméstica, a velhice”, todavia, a narrativa e o ensaio literário permitem “uma imersão” que leva mais longe e aproxima das contradições da própria fragilidade.

LFS

Dez
5
Qui
Lisboa: Conferência sobre «Saúde e espiritualidade» no Hospital de Santa Maria
Dez 5@9:00_13:15

Lisboa, 21 out 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, vai presidir, dia 05 de dezembro, a um colóquio sobre «Saúde e Espiritualidade» no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Esta iniciativa serve para comemorar o 10º aniversário do Decreto-lei 153/2009, de 23 de Setembro, e vai abordar temas relacionados com esta área: «Cuidados de Saúde e religião: perspectiva do Decreto-lei 253/2009, de 23 de Setembro»; «A espiritualidade nos cuidados de saúde: evidências científicas» e «Necessidades espirituais e assistência religiosa», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Pelas 12h00 realiza-se o painel inter-religioso sobre «Cuidados de saúde e religiões não-cristãs: boas práticas nos cuidados (ou atenção) ao doente em fim de vida e cuidados com a pessoa falecida».

LFS

UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 5@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Dez
6
Sex
UCP: Isabel Capeloa Gil distinguida com Prémio «Alumni» da Faculdade de Letras de Lisboa
Dez 6 todo o dia

Lisboa, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai distinguir, dia 06 de dezembro, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com o Prémio FLUL Alumni.

O prémio que será entregue pela primeira vez em 2019, durante o 3º encontro de antigos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem como objetivo distinguir a carreira de um diplomado pela FLUL, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Isabel Capeloa Gil – reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas – é professora catedrática de Estudos de Cultura.

Miguel Tamen, director da FLUL, justifica a escolha de Isabel Capeloa Gil como premiada por se tratar “de um excelente exemplo do modo como os resultados de uma formação em humanidades se veem melhor quando quem a teve os prova fora do ambiente protegido onde estudou”.

Os candidatos ao Prémio FLUL Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

LFS