Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
23
Sáb
Igreja/Cultura: Cardeal Evaristo Arns homenageado em Felgueiras
Nov 23 todo o dia

Felgueiras, 23 set 2019 (Ecclesia) – O cardeal brasileiro, D. Paulo Evaristo Arns (1921-2016), vai ser homenageado, dia 23 de novembro, em Felgueiras (Diocese do Porto), no âmbito do festival «José Afonso – Festival Balada do Outono».

Na Escola Secundária de Felgueiras vai ser transmitido o documentário «Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns», dirigido por Ricardo Carvalho, alusivo à ditadura militar brasileira e apresentado o livro «D. Paulo Evaristo Arns – Um homem amado e perseguido», de Evanize Sydom e Marilda Ferri, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

D. Januário Torgal Ferreira e José Pacheco Pereira estarão presentes para falar do cardeal, da ditadura militar e de vários aspetos alusivos.

O cardeal Evaristo Arns (1921-2018), arcebispo-emérito e cardeal de São Paulo, combateu “muito corajosamente a ditadura militar brasileira (1964-1985)”, lê-se.

O festival «José Afonso – Festival Balada do Outono», começa no dia 5 de outubro e prolonga-se até 30 de novembro.

LFS

Aveiro: Pastoral Sociocaritativa promove reflexão pelo Dia Mundial dos Pobres
Nov 23@16:30

Aveiro, 19 nov 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Sociocaritativa de Aveiro vai promover este sábado uma sessão de reflexão pelo terceiro Dia Mundial dos Pobres, a partir das 16h30, no Edifício da antiga Capitania.

“Tem como principal objetivo incentivar a reflexão sobre os desequilíbrios sociais na sociedade contemporânea e a importância de medidas que promovam a dignificação e integração do pobre na comunidade”, lê-se na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Aveiro.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa de Aveiro convidou Carlos Farinha Rodrigues, economista e professor no ISEG, e para moderar o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.

O encontro começa às 16h30 com a inauguração de uma exposição fotográfica, meia hora depois começa a reflexão do “especialista em matéria de desigualdades e pobreza” e o encerramento do encontro é da responsabilidade do bispo diocesano, D. António Moiteiro.

A organização escolheu para tema da sessão ‘A esperança dos pobres jamais se frustrará’, da mensagem do Papa Francisco para o terceiro Dia Mundial do Pobres, que a Igreja Católica celebrou no último domingo.

CB

Nov
25
Seg
Publicações: Lançamento da obra «No Tempo e na Eternidade: Caminhos com Telmo Ferraz»
Nov 25@18:30

Porto, 18 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «No Tempo e na Eternidade: Caminhos com Telmo Ferraz» da autoria de Henrique Manuel Pereira vai ser apresentada dia 25 deste mês, às 18h30, no auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa- Porto.

A apresentação estará a cargo de Luís Amaral, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pretende celebrar o 94.º aniversário natalício de Telmo Ferraz, sacerdote da diocese de Bragança-Miranda ao serviço da Obra da Rua, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O autor que é professor da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto escreve sobre Telmo Ferraz que “O que quer que sobre ele diga ou escreva deixa-me sempre a impressão de ficar no limiar de algo profundo ou muito alto. Este livro celebra a vida e a amizade.”

LFS

Nov
27
Qua
Igreja/Prisões: Celebração dos 50 anos da Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos
Nov 27 todo o dia

Porto, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos (O.V.A.R.) celebra os seus 50 anos, dia 27 deste mês, no Porto, com atividades alusiva a este dado histórico.

As comemorações realizam-se na sede do Conselho Central do Porto da Sociedade de São Vicente de Paulo (Rua de Santa Catarina, nº 769) e durante o dia a comunidade pode dialogar sobre o “sistema prisional” e pelas 15h00 decorre uma “sessão solene de homenagem aos fundadores” com “lançamento de publicação alusiva”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, preside, às 18h00, na Capela Nossa Senhora da Boa Hora de Fradelos à eucaristia de ação de graças pelo 50º aniversário da O.V.A.R.

No último ano, duas instituições decidiram realçar o trabalho feito pela Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos: A Assembleia da República com a atribuição do prémio «Direitos Humanos 2018» e, já em 2019, a «Terra Justa-Causas e Valores da Humanidade» (promovida pela Câmara Municipal de Fafe) que, também, premiou a O.V.A.R. pela sua ação humanitária.

LFS

 

Nov
30
Sáb
Aveiro: Serviço de Animação Missionária promove encontro de formação
Nov 30@21:30_22:30

Aveiro, 14 nov 2019 (Ecclesia) –  O Serviço Diocesano de Animação Missionária (SDAM), da diocese de Aveiro, promove no próximo dia 30 de novembro, um encontro de formação sobre  os 100 anos da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”.

“No dia em que se assinalam os 100 anos da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”, que esteve na origem da convocação do mês missionário extraordinário, haverá um encontro de reflexão orientado pelo padre António Leite”, missionário do Verbo Divino, como divulgado no site da diocese

A iniciativa do SDAM acontece às 21h, na Igreja de Santo António, em Aveiro, e é um encontro aberto a todos. 

No seguimento da vivência do Ano Missionário em Portugal e da vivência do mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco o SDAM vai propor ao longo deste ano pastoral alguns encontros de formação e reflexão no âmbito da ação missionária da Igreja.

SN

 

Dez
3
Ter
Publicações: Lançamento da obra «Bem-nascido… Mal-nascido…»
Dez 3@21:30

Aveiro, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Bem-nascido… Mal-nascido…» da autoria de Luís Manuel Pereira da Silva vai ser apresentada, dia 03 de dezembro, às 21h30, no Centro Universitário Fé e Cultura (Aveiro).

O livro que analisa a condição humana e a ética a partir da deficiência vai ser apresentado por Walter Osswald (professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina do Porto e autor do prefácio), João Manuel Duque (diretor do Centro Regional da Universidade Católica – Braga e autor do posfácio) e António Jorge Ferreira (editor da Tempo Novo Editora), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão tem início com um momento musical de grande simbologia, dado que será interpretada, por Bernardo Gomes, uma obra de Francesco Landini, um compositor cego do século XIV.

Com este momento, pretende o autor homenagear “os verdadeiros protagonistas deste ensaio: a deficiência e as pessoas que se encontram particularmente marcadas por esta condição”, lê-se

Também a data escolhida para a realização desta sessão – 03 de dezembro, dia internacional das pessoas com deficiência – está marcada por esta simbologia.

LFS

Dez
14
Sáb
Porto: Jovens promovem encontro ecuménico de cantares de Natal
Dez 14@21:30

Porto, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Grupo de Jovens de Moreira da Maia (Diocese do Porto) promove, dia 14 de dezembro, pelas 21h30, um “novo projeto” que se traduz na realização de um encontro ecuménico de cantares de Natal.

Este encontro, no Mosteiro de Moreira da Maia, pretende ser uma “oportunidade única” para se desfrutar de “boa música e de um excelente espírito de convívio”, salienta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Através desta atividade, o grupo de jovens tem como objetivo “oferecer” à comunidade e aos jovens, “de qualquer sensibilidade cristã, um espaço de encontro, conhecimento e partilha, através da música”, lê-se.

LFS