Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
22
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 22@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Braga: Vigília de Oração pelos Seminários na Igreja de São Paulo
Nov 22@21:15

Braga, 12 nov 2019 (Ecclesia) – Os seminários arquidiocesanos de Braga promovem, dia 15 deste mês, às 21h15, uma vigília de oração pelos seminários naquela cidade.

A vigília decorre na Igreja de São Paulo (Seminário Conciliar) e pretende interpelar a comunidade, chamada pelo baptismo à fundamental e universal vocação à santidade, possibilitando, ao mesmo tempo, “uma especial e renovada sensibilização para a centralidade e importância fulcral da dimensão vocacional da vida”, também em consonância com as inquietações trazidas pela Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, «Christus vivit», que desafia a confrontar “aquilo que somos com aquilo que poderemos chegar a ser”, conforme evoca a temática da Semana dos Seminários deste ano, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste caso concreto, a celebração procura enfatizar a vocação sacerdotal e o Seminário, enquanto “espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome”.

Esta Vigília de Oração acontece também uma semana depois, no dia 22, às 21h15, na Igreja Matriz de Vila Verde, por ser este o arciprestado que este ano acolhe as celebrações da Semana de Oração pelos Seminários na Arquidiocese de Braga.

LFS

Nov
23
Sáb
Portugal: Quinto Encontro Nacional de Leigos decorre em Santarém
Nov 23 todo o dia

Santarém, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O quinto encontro nacional de leigos vai decorrer na cidade de Santarém, dia 23 de novembro, e vai ter como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

Esta iniciativa, promovida pela Conferência Nacional de Apostolado de Leigos, vai ter debates durante a manhã e a tarde vai ser preenchida com propostas “diferenciadas para os participantes” que vão passar por um “espaço de oração, sugestões culturais, reflexão, conversas e workshops”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro decorreu em Coimbra, em 2013, e teve como tema «Cultura do Encontro na Igreja e no Mundo Contemporâneo» e, o último, em 2017, teve lugar em Viseu e teve como pilar «Este é o tempo para esperar contra toda a esperança, para trabalhar pela justiça e pela paz, para amar as pessoas, para amá-las uma a uma».

Em relação ao programa de 2019, a Conferência Nacional de Apostolado de Leigos (CNAL) vai atualizando o seu site com as propostas.

LFS

Nov
29
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 29@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
30
Sáb
Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Nov 30@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB

Dez
1
Dom
Beja: Diocese vai celebrar 250 anos da sua restauração
Dez 1 todo o dia

Programa das comemorações é apresentado esta quarta-feira, 10 de julho

Beja, 08 jul 2019 (Ecclesia) – A diocese de Beja prepara-se para a celebração dos 250 anos da sua restauração, reconhecendo uma “história difícil e dramática” mas que importa assinalar junto do povo que “deseja e precisa da mãe Igreja”.

“A Igreja sempre foi mãe, neste novo contexto sublinha a dimensão da maternidade, porque as pessoas no fundo, desejam e precisam dessa maternidade. Estas festividades poderão ajudar nesse sentido”, explica à Agência ECCLESIA D. João Marcos, bispo diocesano desde 2016, que fará a apresentação pública das comemorações na tarde do dia 10.

“Estamos num tempo novo, de término e início de outras. Vamos devagarinho, mas há vida, há festa”, sublinha, recordando uma nota escrita aos diocesanos onde convida “diocesanos e não diocesanos” para um programa de celebração, com início marcado para 1 de dezembro e encerramento a 22 de novembro de 2020.

Para contar a história da diocese estará patente uma exposição, na pousada de São Francisco, desde 1 de março a 9 de maio, que será objeto de visita dos seis arciprestados de Beja.

A par da exposição, estão previstas conferências com convidados que falarão da história mas também do futuro da diocese, a última a cargo do Arcebispo de Évora, D. Senra Coelho, sobre «Como olhar hoje e que lição tirar dos fatores e circunstâncias culturais, sociais, políticas e religiosas explicativas da descristianização do Alentejo no passado?»

Reconhece D. João Marcos a raiz católica de muitos diocesanos mas, afirma, “a semente não germinou”.

“A maioria das pessoas reconhece-se católica e foi batizada, apesar de essa semente não ter germinado. Esse é o problema deste Portugal que temos hoje, dos católicos portugueses que somos e desta diocese”, lamenta.

O bispo titular desde 2016 acredita que conhecer a história da diocese irá ajudar os cristãos a um relacionamento e prática mais assídua, contando para isso com a publicação, “em setembro”, de um livro da autoria do padre Luís Taborda, pároco de Castro Verde, e o cónego António Aparício.

O próximo ano vai ainda ser marcado pela oração.

“A diocese é convidada a praticar a oração: nas laudes, vésperas, antes das refeições, orações em família. Vemos que o ir à missa é o único momento de oração dos que praticam e é muito pouco”, lamento o responsável.

Numa carta dirigida aos diocesanos, D. João Marcos aponta a diocese como um terreno a ser “semeado”.

“A diocese é hoje um grande terreno que precisa de ser lavrado e semeado para produzir uma seara nova. Estas festas dos 250 anos da restauração da diocese deverão marcar o início desse tempo novo”, afirma.

LS

Braga: «Escola de Famílias» promove ciclo de conferências
Dez 1@15:30_17:30

Braga, 15 out 2019 (Ecclesia) – A «Escola de Famílias» do Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga promove um ciclo de conferências sobre as temáticas familiares no ano pastoral de 2019/20.

Com os temas “Família com Valor(es): O desafio de educar”; “Em sociedade ou em rede social?”; “E agora «nós»: Viver com os defeitos do outro” e “Amor que gera Vida”, as sessões vão realizar-se ao domingo à tarde, das 15h30 às 17h30, e as datas são 20 de outubro, 1 de dezembro, 16 de fevereiro e 29 de março, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O departamento convida todos os que se preocupam com estes temas e/ou vivem o dia a dia concreto da vida familiar a aparecer… porque ser família forte, autêntica e feliz também se aprende.

O local será o Centro Pastoral da Arquidiocese, na Rua de S. Domingos, 94B, em Braga.

LFS

Dez
6
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 6@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Dez
13
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 13@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Dez
20
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Dez 20@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Jan
3
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Jan 3@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Jan
10
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Jan 10@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Jan
11
Sáb
Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Jan 11@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB

Jan
17
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Jan 17@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Jan
24
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Jan 24@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS