Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Out
24
Qui
Braga: Conferência de imprensa para apresentar «Hi-God  – uma dia com Deus»
Out 24@18:45

Sé de Braga – Agência ECCLESIA/LFS

Braga, 22 out 2019 (Ecclesia) – O «Grupo Peregrinos», ligado ao Departamento Diocesano do Laicado e Família da Arquidiocese de Braga, promove, dia 24 deste mês, às 18h45, uma conferência de imprensa para apresentar a atividade «Hi-God – Um dia com Deus».

A conferência de imprensa realiza-se nos Serviços Centrais da arquidiocese de Braga (Rua São Domingos, 94b 4710-435 Braga) e pretende dar a conhecer a atividade «Hi-God – Um dia com Deus» que se realiza dia 30 de novembro e tem como tema «Põe-te a mexer», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este ano o «Hi-God – Um dia com Deus» realiza-se a partir da igreja de São Lázaro e o programa, temáticas e cartaz vão ser apresentados na conferência de imprensa.

O «Hi-God» destina-se a participantes com mais de 15 anos e pretende ser “um dia fraterno e de unidade no mesmo espírito de partilha e fé cristã, tendo a oportunidade de conhecer a cidade e algumas das suas obras sociais, sempre desenvolvendo o tema da atividade”.

LFS

Out
25
Sex
Igreja/Sociedade: Jornadas «Educar para a Morte» em Viseu
Out 25_Out 26 todo o dia

Viseu, 25 set 2019 (Ecclesia) – O Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) organiza, dias 25 e 26 de outubro, em Viseu, umas jornadas sobre «Educar para a Morte».

Com uma incidência marcadamente “prática e pedagógica”, as jornadas vão abarcar áreas como sociedade e comunicação, psicologia e psiquiatria, arte e educação e contam nas suas atividades com conferências plenárias, mesas-redondas, oficinas de trabalho, comunicações livres e dois espetáculos, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

É objetivo destas Jornadas fornecer ferramentas que “capacitem pais, professores, cuidadores, formadores e profissionais de diversas áreas para a ultrapassagem concreta da perplexidade originada por situações de morte nos seus âmbitos de atuação, e a criação de condições para a prestação de uma ajuda eficaz às pessoas em luto”, lê-se no comunicado.

LFS

Santarém: Vigílias de oração preparam o quinto Encontro Nacional de Leigos
Out 25@21:30

Santarém, 19 set 2019 (Ecclesia) – Para preparar o V Encontro Nacional de Leigos que se realiza na cidade de Santarém, a 23 de novembro, a organização (Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos – CNAL) promove várias vigílias de oração.

A primeira realiza-se no dia 04 de outubro, na Igreja Paroquial da Sagrada Família do Entroncamento (21h30) e tem como tema «A vida oculta (infância, juventude e vida oculta; família e trabalho)», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na Igreja Paroquial de São Pedro de Torres Novas (21h30) será no dia 18 de outubro e tem como tema «A vida pública»

«A Paixão» é o tema da vigília de oração a 25 de outubro e acontece na Igreja Paroquial de São João Batista do Cartaxo.

«A Ressurreição» (8 de novembro) na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior e «A vida no Espírito (vocação laical)» (15 de Novembro) na Igreja Paroquial de São Paulo em Salvaterra de Magos, são as últimas vigílias.

“Prometo viver a vida em plenitude e até ao fim” é o tema central o V Encontro Nacional de Leigos.

LFS

Out
26
Sáb
Igreja/Sociedade: Jornada Nacional do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência
Out 26 todo o dia

Santarém, 23 set 2019 (Ecclesia) – A II Jornada Nacional do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência realiza-se no Seminário de Santarém, dia 26 de outubro, e tem como tema «Preciso de ti: Uma convocação – Um desafio à Igreja»

Na sessão de abertura, 10h00, o bispo de Santarém, D. José Traquina, fala sobre «Preciso de ti» e Isabel Vale reflete sobre «Caminhos em Igreja», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A primeira conferência, às 10h30, tem como tema «Normal é ser diferente. A fé na família» e é proferida por José M. Antelo.

Antes do almoço, às 12h00, realiza-se a mesa redonda «Caminhos de fé» onde se reflete sobre «Fé e comunidade» e «Fé. Uma luz para a vida?»

De tarde realizam-se ateliers paralelos “em pequenos grupos inclusivos” onde os participantes refletem sobre «Caminhos a percorrer na inclusão na Igreja».

Antes do envio realiza-se, às 16h00, «A festa da vida».

“Ir ao encontro”; “Ouvir Jesus no mais pequenino dos irmãos”; “Dar a palavra às pessoas com deficiência e as suas famílias”; “Acolher a sua experiência e expectativa sobre a vida em Igreja” e “Abrir um novo olhar sobre as pessoas com deficiência, para que sejam incluídas e participem na vida das comunidades cristãs” são alguns objetivos desta jornada..

LFS

Santarém: Atividades preparatórias do Encontro Nacional de Leigos
Out 26 todo o dia

Santarém, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos e a Diocese de Santarém promovem vários encontros preparatórios do V encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

O ciclo com quatro sessões começa a 12 deste mês e a primeira tem como tema «Partilhar a vida à mesma mesa – cuidar do alimento, da família e da fraternidade», realiza-se na cidade de Santarém e começa às 18h00, no auditório da Casa Mãe Luísa Andaluz com o visionamento do filme «A Festa de Babette», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse mesmo dia, pelas 20h30, realiza-se um jantar (refeitório Jesuíta no Seminário de Santarém) onde haverá uma conversa com o cozinheiro Rodrigo Castelo (Santarém) e o padre e teólogo jesuíta João Norton sendo moderada pelo padre Ricardo Conceição.

A segunda sessão, dia 26 deste mês, no Parque de ciência viva do Alviela (Alcanena) tem como tema central «Agradecer a vida que me é dada – Cuidar de uma ecologia integral».

Depois da concentração (11h00) faz-se uma caminhada orientada e após o almoço a encíclica «Laudato Si» estará no centro das atenções com testemunhos da irmã Mafalda (Servas de Nossa Senhora de Fátima), Rita Gomes  (Comunidade Sant’Egídio) e da Rede Casa Comum, frisa o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na localidade de Tomar, dia 09 de novembro, vai ser debatido o lema «Caminhar – a aventura da descoberta e do crescimento da vida interior».

Depois do encontro, às 14h30, na Sinagoga de Tomar realiza-se uma caminhada com Etty Hillesum: Igreja de São João Batista – Igreja de Santa Iria – Igreja de Santa Maria do Olival (em cada igreja será lido um texto de Etty Hillesum) sendo os leitores Luís Santos e Luís Miguel Cintra.

«Conversar sobre Etty Hillesum e escutar a Etty» é o tema refletido, às 16h00, no auditório da Biblioteca da cidade de Tomar que tem como intervenientes Filipe Condado e o padre António Martins.

«Trabalhar – a missão comum e partilhada» é o tema central da última sessão (dia 16 de novembro) que se realiza em Almeirim e onde Pedro Vaz Patto (presidente da CNJP) fala, às 14h30, sobre «Santidade no Trabalho e nas Relações Laborais».

Uma hora depois, realiza-se uma mesa redonda sobre «Desafios da interresponsabilidade no trabalho e nas relações de trabalho».

No dia 23 de novembro realiza-se, na cidade de Santarém, o encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

LFS

Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Out 26@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB

Viseu: Caminhada para enaltecer os valores da vida
Out 26@15:00

Viseu, 16 out 2019 (Ecclesia) – Na cidade de Viseu vai realiza-se, dia 26 deste mês, com início às 15h00, uma caminhada pela vida.

Esta iniciativa pretende ser uma manifestação pública “de apoio aos valores humanos, no arco inteiro da existência”, em favor da vida toda, com destaque primordial das “vidas sofridas”, transformando-se “em incentivo à cooperação humana e a ações concretas que possam colocar em primeiro lugar a vida de cada pessoa”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Assim, todos quantos sentem que a vida humana “deve ser defendida, valorizada e elevada à dignidade que merece, são convidados a participar nesta ação pública”, percorrendo algumas ruas da cidade de Viseu, “unindo-se a todos os que vão integrar idêntica “Caminhada pela Vida” que se realizará, no mesmo dia e à mesma hora, em outras cidades do país”, acrescenta a nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Out
27
Dom
Viana do Castelo: Bispo destaca importância do «acolhimento» e «significado especial» da peregrinação diocesana a Fátima
Out 27 todo o dia

«Só em Igreja se pode ser cristão», afirmou D. Anacleto Oliveira numa mensagem à diocese

Agência Ecclesia/MC

Viana do Castelo, 17 out 2019 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo espera que a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima seja “uma vivência do acolhimento” e afirma que tem um “especial significado” ao realizar-se no início da ‘Semana da Diocese’, a 27 de outubro.

“Esta peregrinação faz parte do jubileu dos quarenta anos da criação da Diocese. Neste terceiro e último ano somos convidados ao acolhimento. Para isso recorremos à proteção de Nossa Senhora, padroeira principal da Diocese, sob o título de «Santa Maria Maior» – «Maior» no modo como nos acolhe e nos incentiva a acolher, enquanto Mãe”, escreveu D: Anacleto Oliveira, numa mensagem aos diocesanos que vão peregrinar à Cova da Iria.

No documento enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Viana do Castelo, o seu bispo começa com a exclamação ‘temos Mãe!’, do Papa Francisco no Santuário de Fátima, pelo centenário das aparições, a 13 de maio de 2017.

“E repetiu: «Temos Mãe! Temos Mãe!». Não há dúvida: foi a maternidade de Maria que mais o atraiu a Fátima”, acrescenta o bispo de Viana de Castelo, explicando que pela “mesma razão” também peregrinam ao santuário, para encontrarem “com a Mãe do Céu que lá acolhe”.

“Queremos saborear o seu amor, para o partilhamos uns com os outros: com os companheiros de viagem; com os restantes diocesanos que para lá se deslocam; com peregrinos de outros lugares do País e do mundo. Acolhamo-los a todos, ao deixarmo-nos acolher por Maria, nossa Mãe querida”, desenvolveu.

Na mensagem para ser lida, em cada autocarro, no início da peregrinação, o bispo de Viana do Castelo salienta que foi com uma mensagem que se pode resumir nas palavras “oração e conversão” que Nossa Senhora se manifestou em Fátima.

Do programa da peregrinação destaca-se a recitação do Terço, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e passado uma hora a Eucaristia no altar do recinto de oração, todas as celebrações vão ser presididas por D. Anacleto Oliveira, no próximo dia 27.

O bispo de Viana do Castelo explica que com esta iniciativa começa a Semana da Diocese em que procuram anualmente “aprofundar a consciência” de que são membros da “grande família cristã que é a diocese”.

“Só em Igreja se pode ser cristão. E se eu preciso da Igreja, de igual modo ela precisa de mim”, acrescenta.

Numa carta aos sacerdotes de Viana do Castelo, o bispo diocesano lembra que a peregrinação “começa já com a viagem até Fátima”, recomenda que os autocarros sejam identificados com os cartazes alusivos à peregrinação que está integrada na Semana da Diocese 2019.

CB

Out
29
Ter
Braga: Sessão de apresentação do «Grupo ao 3º Dia» na Paróquia de São Vítor
Out 29@21:00

Braga, 16 out 2019 (Ecclesia) – O «Grupo ao 3º Dia», constituído por cristãos com vivência de doença grave e/ou crónica, vai realizar uma sessão de apresentação, dia 29 de outubro, às 21h00, na Paróquia de São Vítor, na cidade de Braga.

Através das vivências dos caminhantes do «Grupo ao 3º Dia», estes cristãos procuram “encontrar sentido e luz”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Mariana Abranches Pinto, responsável pelo grupo, explica que se trata de um grupo dirigido a cristãos que sejam doentes e que queiram, juntamente com outros doentes, procurar “encontrar sentido e luz, num caminho de maior aceitação e integração da realidade”, refere.

Este grupo deu os primeiros passos em 2013 e pretende fazer caminho com pessoas doentes ou que acompanhem quem está em sofrimento.

LFS

Out
30
Qua
Braga: conferência alusiva à canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires
Out 30@21:00

Braga, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa polo de Braga promove, no próximo dia 30 de outubro, às 21h00, uma conferência alusiva à canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires.

A atividade tem como orador o cónego José Paulo Abreu e tem como título «D. Frei Bartolomeu: Ardere et Lucere» e decorre no Espaço Vita, naquela cidade.

o cónego José Paulo Abreu é docente da Faculdade de Teologia tem-se evidenciado pela vasta pesquisa e publicação de obras relacionadas com a história religiosa.

LFS

Nov
3
Dom
Igreja/Liturgia: Dia diocesano da Música Litúrgica em Viana do Castelo
Nov 3 todo o dia

Viana do Castelo, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Viana do Castelo vai promover, a 03 de novembro, no Auditório Paulo VI daquela cidade, o I Dia Diocesano da Música Litúrgica.

Esta iniciativa, promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia de Viana do Castelo e integrada no dia da diocese, é um dia formativo “para todos os grupos corais da diocese”, com “grande destaque para a Apresentação do Cantoral Nacional”, recentemente publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A abertura dos trabalhos, 09h30, é feita por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, e 15 minutos depois é apresentado o Cantoral Nacional por Emanuel Pacheco, Serviço Nacional de Música Sacra.

O resto da manhã é preenchido com vários workshops sobre canto, direção coral e órgão que vão ser orientados por Vítor Lima; Emanuel Pacheco e padre Jorge Barbosa.

“Só com a devida formação dos leigos neste campo, é possível reduzir a influência musical de pouca qualidade”, lê-se na nota.

A eucaristia, às 15h30, encerra os trabalhos e é presidida por D. Anacleto Oliveira.

LFS 

Nov
8
Sex
Santarém: Vigílias de oração preparam o quinto Encontro Nacional de Leigos
Nov 8@21:30

Santarém, 19 set 2019 (Ecclesia) – Para preparar o V Encontro Nacional de Leigos que se realiza na cidade de Santarém, a 23 de novembro, a organização (Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos – CNAL) promove várias vigílias de oração.

A primeira realiza-se no dia 04 de outubro, na Igreja Paroquial da Sagrada Família do Entroncamento (21h30) e tem como tema «A vida oculta (infância, juventude e vida oculta; família e trabalho)», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na Igreja Paroquial de São Pedro de Torres Novas (21h30) será no dia 18 de outubro e tem como tema «A vida pública»

«A Paixão» é o tema da vigília de oração a 25 de outubro e acontece na Igreja Paroquial de São João Batista do Cartaxo.

«A Ressurreição» (8 de novembro) na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior e «A vida no Espírito (vocação laical)» (15 de Novembro) na Igreja Paroquial de São Paulo em Salvaterra de Magos, são as últimas vigílias.

“Prometo viver a vida em plenitude e até ao fim” é o tema central o V Encontro Nacional de Leigos.

LFS

Nov
9
Sáb
Santarém: Atividades preparatórias do Encontro Nacional de Leigos
Nov 9 todo o dia

Santarém, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos e a Diocese de Santarém promovem vários encontros preparatórios do V encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

O ciclo com quatro sessões começa a 12 deste mês e a primeira tem como tema «Partilhar a vida à mesma mesa – cuidar do alimento, da família e da fraternidade», realiza-se na cidade de Santarém e começa às 18h00, no auditório da Casa Mãe Luísa Andaluz com o visionamento do filme «A Festa de Babette», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse mesmo dia, pelas 20h30, realiza-se um jantar (refeitório Jesuíta no Seminário de Santarém) onde haverá uma conversa com o cozinheiro Rodrigo Castelo (Santarém) e o padre e teólogo jesuíta João Norton sendo moderada pelo padre Ricardo Conceição.

A segunda sessão, dia 26 deste mês, no Parque de ciência viva do Alviela (Alcanena) tem como tema central «Agradecer a vida que me é dada – Cuidar de uma ecologia integral».

Depois da concentração (11h00) faz-se uma caminhada orientada e após o almoço a encíclica «Laudato Si» estará no centro das atenções com testemunhos da irmã Mafalda (Servas de Nossa Senhora de Fátima), Rita Gomes  (Comunidade Sant’Egídio) e da Rede Casa Comum, frisa o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na localidade de Tomar, dia 09 de novembro, vai ser debatido o lema «Caminhar – a aventura da descoberta e do crescimento da vida interior».

Depois do encontro, às 14h30, na Sinagoga de Tomar realiza-se uma caminhada com Etty Hillesum: Igreja de São João Batista – Igreja de Santa Iria – Igreja de Santa Maria do Olival (em cada igreja será lido um texto de Etty Hillesum) sendo os leitores Luís Santos e Luís Miguel Cintra.

«Conversar sobre Etty Hillesum e escutar a Etty» é o tema refletido, às 16h00, no auditório da Biblioteca da cidade de Tomar que tem como intervenientes Filipe Condado e o padre António Martins.

«Trabalhar – a missão comum e partilhada» é o tema central da última sessão (dia 16 de novembro) que se realiza em Almeirim e onde Pedro Vaz Patto (presidente da CNJP) fala, às 14h30, sobre «Santidade no Trabalho e nas Relações Laborais».

Uma hora depois, realiza-se uma mesa redonda sobre «Desafios da interresponsabilidade no trabalho e nas relações de trabalho».

No dia 23 de novembro realiza-se, na cidade de Santarém, o encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

LFS

Nov
15
Sex
Santarém: Vigílias de oração preparam o quinto Encontro Nacional de Leigos
Nov 15@21:30

Santarém, 19 set 2019 (Ecclesia) – Para preparar o V Encontro Nacional de Leigos que se realiza na cidade de Santarém, a 23 de novembro, a organização (Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos – CNAL) promove várias vigílias de oração.

A primeira realiza-se no dia 04 de outubro, na Igreja Paroquial da Sagrada Família do Entroncamento (21h30) e tem como tema «A vida oculta (infância, juventude e vida oculta; família e trabalho)», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na Igreja Paroquial de São Pedro de Torres Novas (21h30) será no dia 18 de outubro e tem como tema «A vida pública»

«A Paixão» é o tema da vigília de oração a 25 de outubro e acontece na Igreja Paroquial de São João Batista do Cartaxo.

«A Ressurreição» (8 de novembro) na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Rio Maior e «A vida no Espírito (vocação laical)» (15 de Novembro) na Igreja Paroquial de São Paulo em Salvaterra de Magos, são as últimas vigílias.

“Prometo viver a vida em plenitude e até ao fim” é o tema central o V Encontro Nacional de Leigos.

LFS

Nov
16
Sáb
Santarém: Atividades preparatórias do Encontro Nacional de Leigos
Nov 16 todo o dia

Santarém, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos e a Diocese de Santarém promovem vários encontros preparatórios do V encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

O ciclo com quatro sessões começa a 12 deste mês e a primeira tem como tema «Partilhar a vida à mesma mesa – cuidar do alimento, da família e da fraternidade», realiza-se na cidade de Santarém e começa às 18h00, no auditório da Casa Mãe Luísa Andaluz com o visionamento do filme «A Festa de Babette», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse mesmo dia, pelas 20h30, realiza-se um jantar (refeitório Jesuíta no Seminário de Santarém) onde haverá uma conversa com o cozinheiro Rodrigo Castelo (Santarém) e o padre e teólogo jesuíta João Norton sendo moderada pelo padre Ricardo Conceição.

A segunda sessão, dia 26 deste mês, no Parque de ciência viva do Alviela (Alcanena) tem como tema central «Agradecer a vida que me é dada – Cuidar de uma ecologia integral».

Depois da concentração (11h00) faz-se uma caminhada orientada e após o almoço a encíclica «Laudato Si» estará no centro das atenções com testemunhos da irmã Mafalda (Servas de Nossa Senhora de Fátima), Rita Gomes  (Comunidade Sant’Egídio) e da Rede Casa Comum, frisa o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na localidade de Tomar, dia 09 de novembro, vai ser debatido o lema «Caminhar – a aventura da descoberta e do crescimento da vida interior».

Depois do encontro, às 14h30, na Sinagoga de Tomar realiza-se uma caminhada com Etty Hillesum: Igreja de São João Batista – Igreja de Santa Iria – Igreja de Santa Maria do Olival (em cada igreja será lido um texto de Etty Hillesum) sendo os leitores Luís Santos e Luís Miguel Cintra.

«Conversar sobre Etty Hillesum e escutar a Etty» é o tema refletido, às 16h00, no auditório da Biblioteca da cidade de Tomar que tem como intervenientes Filipe Condado e o padre António Martins.

«Trabalhar – a missão comum e partilhada» é o tema central da última sessão (dia 16 de novembro) que se realiza em Almeirim e onde Pedro Vaz Patto (presidente da CNJP) fala, às 14h30, sobre «Santidade no Trabalho e nas Relações Laborais».

Uma hora depois, realiza-se uma mesa redonda sobre «Desafios da interresponsabilidade no trabalho e nas relações de trabalho».

No dia 23 de novembro realiza-se, na cidade de Santarém, o encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

LFS