Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
23
Sáb
Igreja/Ambiente: Dois oradores da Amazónia falam sobre a ecologia integral
Nov 23@10:00_18:00

Lisboa, 18 nov 2019 (Ecclesia) – «Novos caminhos para a Igreja e para a ecologia integral» é o tema que vai ser desenvolvido por dois oradores da Amazónia, dia 23 deste mês, no Centro Cultural Franciscano (Lisboa).

Esta temática que assinala os dois anos da rede «Cuidar da Casa Comum» tem como oradores, o padre Corrado Dalmonego, antropólogo que faz parte da Repam (Rede Eclesial Panamazónica), e o irmão Carlo Zacquini, um missionário da Consolata que vive há 50 anos na Amazónia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A conferência é uma parceria entre os Missionários da Consolata, o Centro Cultural Franciscano e a rede «Cuidar da Casa Comum» tem início às 10h00 e conta com uma introdução de Juan Ambrósio, professor de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

LFS

Novos caminhos para a Igreja

Igreja/Sociedade: «Think Tank 3» sobre «Conciliação entre família, trabalho e impacto social»
Nov 23@14:30_20:00

Lisboa, 30 set 2019 (Ecclesia) – A Família Missionária Verbum Dei – Lisboa organiza, dia 23 de novembro, no salão nobre da Universidade de Lisboa, a segunda sessão do «Think Tank 3» sobre «Conciliação entre família, trabalho e impacto social».

Esta iniciativa, das 14h30 até as 20h00, surge na continuação do primeiro evento, realizado em abril 2018, e conta com intervenções de Alexandra Fernandes; Joana Costa Pereira; José Pedro Cobra; Manuel Barata de Tovar; Maria Teresa Ribeiro e Miguel Pina e Cunha, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Nov
25
Seg
Viana do Castelo: Padre Pablo Lima orienta Semana Bíblico-Litúrgica
Nov 25@21:15_Nov 27@22:15

Viana do Castelo, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A Semana Bíblico-Litúrgica da Diocese de Viana do Castelo realiza-se, de 25 a 27 deste mês, às 21h15, no Centro Paulo VI (Darque), naquela cidade.

Esta iniciativa – promovida pelo Secretariado Diocesano de Liturgia – tem como tema «Ler a Bíblia na Liturgia» e é orientada pelo padre Pablo Lima, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Nov
26
Ter
Igreja/Economia: UCP promove iniciativa «Escutar o Impacto»
Nov 26@17:45_20:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A «Católica-Lisbon School of Business & Economics» da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove, dia 26 deste mês, das 17h45 e as 20h00, na sua sede em Lisboa, a iniciativa «Escutar o Impacto».

Na sequência do convite do Papa Francisco aos jovens economistas, empreendedores, e agentes de mudança que estão a estudar e a praticar uma economia diferente, “que dá vida e não mata, que inclui e não exclui, e que humaniza e não desumaniza”, a UCP desafia “todos os jovens que querem fazer parte de uma economia mais inclusiva e sustentável a virem «tomar o pulso» da economia de impacto em Portugal no evento «Escutar o Impacto»., refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No final, a ambição “é criar um manifesto” onde por um lado “se descreve o estado atual do ecossistema de impacto em Portugal, como por outro, se identificam os principais desafios a conquistar, contribuindo assim para o crescimento deste ecossistema de impacto em Portugal através da partilha e difusão do conhecimento”.

LFS

Nov
27
Qua
Igreja/educação: Padre Vítor Melícias recebe medalha de ouro do Ensino Privado
Nov 27@16:30

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O padre Vítor Melícias vai receber, dia 27 de novembro, pelas 16h30, no salão nobre da Academia de Ciências (Lisboa) a medalha de ouro do Ensino Privado instituída pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

A sessão solene da 9.ª edição do Prémio Padre Nuno Burguete, sj, vai ser presidida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este prémio tem por objetivo distinguir, todos os anos, um “educador de cada estabelecimento de ensino particular e cooperativo que se tenha notabilizado ao longo da sua carreira escolar e profissional”, lê-se.

Nesta cerimónia vai ser também entregue ao padre Vítor Melícias a medalha de ouro do ensino privado, que pretende destacar “os grandes vultos do ensino privado em Portugal”.

Este sacerdote franciscano foi o primeiro presidente da direção da AEEP, logo em 1974, e foi o representante do Externato da Luz na direção da associação (associado número 1), e na última década, desempenhou o cargo de presidente da Assembleia Geral da AEEP.

Nesta ocasião, serão também distinguidos com o galardão AEEP 2019 os estabelecimentos de ensino que, neste ano, cumprem 25, 50 e 75 anos de existência.

LFS

Nov
28
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Nov 28@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Nov
29
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 29@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Nov
30
Sáb
Advento: Caminhada entre o Mosteiro dos Jerónimos e o Santuário de Cristo Rei
Nov 30@8:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O projeto «Caminhar na fé» da paróquia de Santa Maria de Belém e da Paróquia de São Francisco Xavier (Lisboa) realiza, dia 30 deste mês, a caminhada “Ao encontro de Cristo Rei, para receber o Advento».

Esta iniciativa tem início às 08h00 na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos) e final no Santuário de Cristo Rei (Almada), refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O projeto «Caminhar na fé» realiza algumas atividades relacionadas com os tempos litúrgicos, uma forma de ajudar os cristãos a viverem melhor a sua fé.

LFS

Dez
1
Dom
Beja: Diocese vai celebrar 250 anos da sua restauração
Dez 1 todo o dia

Programa das comemorações é apresentado esta quarta-feira, 10 de julho

Beja, 08 jul 2019 (Ecclesia) – A diocese de Beja prepara-se para a celebração dos 250 anos da sua restauração, reconhecendo uma “história difícil e dramática” mas que importa assinalar junto do povo que “deseja e precisa da mãe Igreja”.

“A Igreja sempre foi mãe, neste novo contexto sublinha a dimensão da maternidade, porque as pessoas no fundo, desejam e precisam dessa maternidade. Estas festividades poderão ajudar nesse sentido”, explica à Agência ECCLESIA D. João Marcos, bispo diocesano desde 2016, que fará a apresentação pública das comemorações na tarde do dia 10.

“Estamos num tempo novo, de término e início de outras. Vamos devagarinho, mas há vida, há festa”, sublinha, recordando uma nota escrita aos diocesanos onde convida “diocesanos e não diocesanos” para um programa de celebração, com início marcado para 1 de dezembro e encerramento a 22 de novembro de 2020.

Para contar a história da diocese estará patente uma exposição, na pousada de São Francisco, desde 1 de março a 9 de maio, que será objeto de visita dos seis arciprestados de Beja.

A par da exposição, estão previstas conferências com convidados que falarão da história mas também do futuro da diocese, a última a cargo do Arcebispo de Évora, D. Senra Coelho, sobre «Como olhar hoje e que lição tirar dos fatores e circunstâncias culturais, sociais, políticas e religiosas explicativas da descristianização do Alentejo no passado?»

Reconhece D. João Marcos a raiz católica de muitos diocesanos mas, afirma, “a semente não germinou”.

“A maioria das pessoas reconhece-se católica e foi batizada, apesar de essa semente não ter germinado. Esse é o problema deste Portugal que temos hoje, dos católicos portugueses que somos e desta diocese”, lamenta.

O bispo titular desde 2016 acredita que conhecer a história da diocese irá ajudar os cristãos a um relacionamento e prática mais assídua, contando para isso com a publicação, “em setembro”, de um livro da autoria do padre Luís Taborda, pároco de Castro Verde, e o cónego António Aparício.

O próximo ano vai ainda ser marcado pela oração.

“A diocese é convidada a praticar a oração: nas laudes, vésperas, antes das refeições, orações em família. Vemos que o ir à missa é o único momento de oração dos que praticam e é muito pouco”, lamento o responsável.

Numa carta dirigida aos diocesanos, D. João Marcos aponta a diocese como um terreno a ser “semeado”.

“A diocese é hoje um grande terreno que precisa de ser lavrado e semeado para produzir uma seara nova. Estas festas dos 250 anos da restauração da diocese deverão marcar o início desse tempo novo”, afirma.

LS

Lisboa: Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dez 1@11:00

Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir, a 01 de dezembro, pelas 11h00, à celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na Paróquia de Santo António, Nova Oeiras.

Esta celebração é promovida pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, em conjunto com a Paróquia de Nova Oeiras e o Centro Nuno Belmar da Costa, e pretende mostrar o dom e a riqueza da pessoa com deficiência na Igreja e no mundo, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Lisboa: Ordenações diaconais no Mosteiro dos Jerónimos
Dez 1@15:30

Lisboa, 21 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir, dia 01 de dezembro, às 15h30, no Mosteiro dos Jerónimos, à ordenação de cinco diáconos.

Os candidatos – alunos do Seminário dos Olivais e do Seminário «Redemptoris Mater», em Caneças – são Artur Delgado; Eduardo López; Gonzalo Palacios; Mendo Ataíde e Tomás Castel-Branco, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Dez
4
Qua
Lisboa: Clube de Leitura de São Tomás de Aquino aposta na «Palavra nas Periferias»
Dez 4@14:30

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Clube de Leitura de São Tomás de Aquino, sediado na biblioteca da Paróquia de São Tomás de Aquino, em Lisboa, propõe leituras que levam às periferias da vida e convidou, para 04 de dezembro, o escritor Afonso Reis Cabral.

O livro «O meu irmão» de Afonso Reis Cabral é o tema a refletir, 04 de dezembro, às 14h30, nesta atividade promovida pela Paróquia de São Tomás de Aquino, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sua quarta temporada, as propostas recaem mais uma vez em autores portugueses e em obras contemporâneas e foram inspiradas pelo lema da Diocese de Lisboa, «Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias».

De uma maneira simples, pode-se ver que os livros “tocam temas como os refugiados, as pessoas com deficiência, a guerra colonial, a violência doméstica, a velhice”, todavia, a narrativa e o ensaio literário permitem “uma imersão” que leva mais longe e aproxima das contradições da própria fragilidade.

LFS

Dez
5
Qui
Lisboa: Conferência sobre «Saúde e espiritualidade» no Hospital de Santa Maria
Dez 5@9:00_13:15

Lisboa, 21 out 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, vai presidir, dia 05 de dezembro, a um colóquio sobre «Saúde e Espiritualidade» no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Esta iniciativa serve para comemorar o 10º aniversário do Decreto-lei 153/2009, de 23 de Setembro, e vai abordar temas relacionados com esta área: «Cuidados de Saúde e religião: perspectiva do Decreto-lei 253/2009, de 23 de Setembro»; «A espiritualidade nos cuidados de saúde: evidências científicas» e «Necessidades espirituais e assistência religiosa», realça o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Pelas 12h00 realiza-se o painel inter-religioso sobre «Cuidados de saúde e religiões não-cristãs: boas práticas nos cuidados (ou atenção) ao doente em fim de vida e cuidados com a pessoa falecida».

LFS

UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Dez 5@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Dez
6
Sex
UCP: Isabel Capeloa Gil distinguida com Prémio «Alumni» da Faculdade de Letras de Lisboa
Dez 6 todo o dia

Lisboa, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai distinguir, dia 06 de dezembro, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com o Prémio FLUL Alumni.

O prémio que será entregue pela primeira vez em 2019, durante o 3º encontro de antigos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem como objetivo distinguir a carreira de um diplomado pela FLUL, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Isabel Capeloa Gil – reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas – é professora catedrática de Estudos de Cultura.

Miguel Tamen, director da FLUL, justifica a escolha de Isabel Capeloa Gil como premiada por se tratar “de um excelente exemplo do modo como os resultados de uma formação em humanidades se veem melhor quando quem a teve os prova fora do ambiente protegido onde estudou”.

Os candidatos ao Prémio FLUL Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

LFS