Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
16
Sáb
Leiria-Fátima: Diocese convida a conhecer Seminário em «Dia Aberto»
Nov 16@15:30_Nov 17@17:30

«As portas do Seminário estão abertas para ti! Queres vir?»

Foto: Diocese Leiria-Fátima

Leiria, 04 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima convida “de forma especial” os adolescentes do 9º e 10º ano para a nova edição do ‘Seminário em Dia Aberto’, nos dias 16 e 17 de novembro.

“É uma oportunidade para conhecer a casa, a instituição, os sacerdotes e seminaristas e, acima de tudo, aprofundar a beleza da vocação sacerdotal”, assinala a diocese na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O acolhimento começa às 17h30, de dia 16, depois há um tempo de aprofundamento do lema “Cristo pensa no que podes vir a ser” (cf CV 279) e após o jantar participam numa vigília de oração/shemá e terminam o dia com um serão de convívio e partilha.

No dia seguinte, domingo, os adolescentes participam nas atividades do dia aberto com todos os grupos de catequese – do 3º ao 10º ano – grupos de jovens, membros dos movimentos, famílias, entre outros – a partir das 09h30; Do programa constam ateliês sobre a temática vocacional e Missa às 12h30, almoço partilhado e convívio, até às 15h30.

A Diocese de Leiria-Fátima, que está a viver um biénio dedicado aos jovens, informa que a inscrição “é obrigatória” até dia 10 de novembro, através de um formulário online e para qualquer dúvida têm um email (fo.seminario@gmail.com) e o número 244832760.

A 5ª edição do ‘Seminário em Dia Aberto’, a 16 e 17 de novembro, realiza-se no final da Semana de Oração pelos Seminários 2019, que começa no próximo dia 10 com o tema ‘Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser’, inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’.

CB

Bragança: Edição do «GODTalent» na localidade de Macedo de Cavaleiros
Nov 16@16:00

Bragança, 20 out 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil Vocacional (SPJV) da Diocese de Bragança-Miranda está a promover “mais” uma edição do “GODTalent”, a realizar, dia 16 de novembro, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros.

Esta iniciativa é um concurso “de talentos” aberto a todos os jovens da diocese e que tem por objetivos dinamizar a pastoral dos jovens, incentivar a criação artística partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos», realça a responsável do SPJV, irmã Conceição Borges, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Para a responsável, o concurso também pretende ser “um tempo de partilha e de crescimento dinâmico da fé”, salienta.

O programa prevê o acolhimento e dinâmicas de grupo, às 16h00, no salão multiusos, as atuações às 17h00 e um jantar partilhado às 19h00.

LFS

Nov
17
Dom
Leiria: Cáritas diocesana promove caminhada solidária
Nov 17@10:00

Leiria, 14 nov 2019 (Ecclesia) – A Cáritas da Diocese de Leiria promove, dia 17 deste mês, uma caminhada solidária cujas receitas provenientes destinam-se ao apoio na dinamização dos projetos sociais desenvolvidos pela instituição.

O ponto de partida, pelas 10h00, é no Mercado Santana, e os participantes vão percorrer 07km por vários pontos da cidade de Leiria, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Conscientes da importância da promoção do exercício físico”, esta iniciativa pretende “sensibilizar a população para hábitos de vida mais saudáveis”, realça o comunicado.

Esta iniciativa tem, este ano, como madrinha a atleta leiriense Evelise Veiga.

LFS

Nov
30
Sáb
Bragança: Vila Flor acolhe abertura do ano litúrgico e pastoral
Nov 30 todo o dia

Bragança, 31 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda inicia, dia 30 de novembro, em Vila Flor (Centro Cultural) o novo ano litúrgico e pastoral dedicado ao dom da caridade e mistério de vida eterna

Na sessão de abertura, presidida por D. José Cordeiro, segue-se uma conferência pelo padre António Valério, jesuíta, diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Após a conferência apresenta-se o Plano Pastoral 2019/2020 pelo padre José Bento Soares, vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade.

Depois do almoço realiza-se uma mesa redonda («Uma Palavra de Partilha») onde alguns agentes pastorais abordarão as procissões enquanto atos de fé, o papel dos acólitos e dos ministros extraordinários da comunhão, a fé dos ciganos, e o canto litúrgico.

LFS