Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Set
1
Dom
Aveiro: Exposição «Batismo: memórias e histórias»
Set 1@16:00

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Diocese de Aveiro) organiza, de 13 de julho a 01 de setembro, a exposição «Batismo: memórias e histórias».

A exposição vai estar patente em vários locais da cidade de Aveiro: Museu de Aveiro/Santa Joana (portaria conventual); Livraria Santa Joana (montra) e Gato Malhado (montra), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cartaz da exposição pode ler-se uma frase do Papa Francisco: “Deixa que a graça do teu batismo frutifique num caminho de santidade”.

LFS

Set
2
Seg
Vocações: Encontro nacional de formadores dos seminários diocesanos
Set 2_Set 4 todo o dia

Bragança, 24 jul 2019 (Ecclesia) – O encontro nacional de formadores dos seminários diocesanos realiza-se em Bragança, no Seminário de São José, de 02 a 04 de setembro, e tem como tema «Novas culturas juvenis e desafios à maturidade».

Esta atividade, promovida pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, espera contribuir para “uma primeira reação às conclusões do último sínodo sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A primeira conferência, às 15h30, é proferida por Jesús Rojano Martínez (Salamanca – Espanha) e tem como tema «cultura juvenil e vocação», realça o programa.

No segundo dia, Fabrizia Raguso (Braga) fala sobre «Cultura juvenil e maturidade afetiva nos candidatos ao sacerdócio» e o sacerdote jesuíta Rui Nunes aborda o tema «A cultura digital nos jovens».

A conferência de encerramento é proferida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, que reflete sobre «Percursos para a maturidade na fé».

LFS

Set
21
Sáb
Aveiro: Inscrições para as aulas no Centro de Formação D. António Marcelino
Set 21 todo o dia

Aveiro, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro de Formação D. António Marcelino (CEFAM), em Aveiro, tem abertas as inscrições, até ao dia 21 de setembro, para continuidade do Curso Teológico-Pastoral (2º ano) e para novos alunos que queiram frequentar disciplinas de forma livre.

O CEFAM iniciou a sua atividade no ano letivo 2018-2019 e “foram já cerca de 60 os cristãos que frequentaram este primeiro ano”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste momento está a ser lecionado um curso teológico-pastoral, dirigido para leigos candidatos ao diaconado permanente, como também a todos que queiram seguir um plano de formação estruturado nas áreas da religião e da teologia, ou com interesse em frequentar algumas disciplinas que se apresentem como mais oportunas para uma formação pastoral mais cuidada, respondendo a uma melhor formação para os serviços realizados nas comunidades.

O Curso que está a ser ministrado está estruturado em três anos, mas qualquer cristão pode frequentar disciplinas em qualquer trimestre, à sua escolha e na modalidade que desejar, lê-se na nota.

LFS