Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
23
Sáb
Igreja: 50 dias de atividades antecipam «Praça Central», encontro nacional de leigos católicos (c/vídeo)
Nov 23 todo o dia

Iniciativa decorre 23 de novembro, na cidade de Santarém

Lisboa, 11 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado de Leigos (CNAL), organismo da Igreja Católica, está a promover 50 dias de atividades que antecipam a ‘Praça Central’, encontro nacional de leigos católicos marcado para 23 de novembro, em Santarém.

“Praça Central é um evento surpreendente e inspirador. A quinta edição deste encontro vai decorrer em Santarém, no dia 23 de novembro, mas um vasto conjunto de atividades culturais feitas de caminhadas, debates, cinema e oração estão a ser propostas desde o dia 4 de outubro em nove localidades distintas da região centro do país”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pela CNAL.

Esta conferência reúne os organismos, associações e movimentos de leigos de Portugal.

A ‘Praça Central’ tem como tema uma frase de Etty Hillesum (1914-1943), jovem judia holandesa deportada para Auschwitz, onde morreu, durante a II Guerra Mundial: “Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim”.

O programa deste 5.º encontro nacional de leigos gira “em torno da santidade enquanto desígnio para todas as pessoas”, inspirando-se na exortação “Alegrai-vos e exultai”, do Papa Francisco.

“Na Praça Central os participantes vão ter oportunidade de ouvir experiências de quem faz da santidade um programa de vida, descobrir formas de presença da santidade no quotidiano e transformar o que recebemos para viver em vida plena”, refere a CNAL.

Até 16 de novembro, são propostos cinco momentos de oração e quatro atividades culturais, em nove localidades distintas do distrito de Santarém.

O encontro nacional decorre a 23 de novembro, concentrando os trabalhos no CNEMA (Centro Nacional de Exposições em Santarém), durante a manhã, seguindo-se, de tarde, um conjunto de cinco propostas de aprofundamento de temas gerais ou de oração pessoal e de propostas culturais.

A Praça Central termina com a Missa vespertina da solenidade de Cristo Rei, na Igreja de Santa Clara, e um concerto musical à noite.

A CNAL disponibiliza um endereço eletrónico para mais informações, em cnal.secretariado@gmail.com.

OC

Nov
30
Sáb
Bragança: Vila Flor acolhe abertura do ano litúrgico e pastoral
Nov 30 todo o dia

Bragança, 31 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda inicia, dia 30 de novembro, em Vila Flor (Centro Cultural) o novo ano litúrgico e pastoral dedicado ao dom da caridade e mistério de vida eterna

Na sessão de abertura, presidida por D. José Cordeiro, segue-se uma conferência pelo padre António Valério, jesuíta, diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Após a conferência apresenta-se o Plano Pastoral 2019/2020 pelo padre José Bento Soares, vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade.

Depois do almoço realiza-se uma mesa redonda («Uma Palavra de Partilha») onde alguns agentes pastorais abordarão as procissões enquanto atos de fé, o papel dos acólitos e dos ministros extraordinários da comunhão, a fé dos ciganos, e o canto litúrgico.

LFS