Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
14
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Nov 14@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Lisboa: Vigília de oração pelos seminários
Nov 14@21:30

Lisboa, 06 nov 2019 (Ecclesia) – Em plena Semana dos Seminários vai realizar-se, dia 14 deste mês, às 21h30, uma vigília de oração, em Lisboa.

A Vigília de Oração pelos Seminários decorre no Seminário dos Olivais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O antigo cardeal patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro (1928-1998), dizia que “Orar pelas Vocações é a primeira grande atividade que importa promover na Igreja”.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios afirma que a Semana dos Seminários, de 10 a 17 de novembro, é ocasião para “animar os jovens” e “refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso”.

LFS

 

Nov
15
Sex
Lisboa: III Seminário «Escola de Cuidadores» sobre família e políticas sociais
Nov 15 todo o dia

Lisboa, 19 set 2019 (Ecclesia) – O III Seminário «Escola de Cuidadores», do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide (Lisboa), vai realizar-se a 15 de novembro, no auditório municipal Ruy de Carvalho, e vai abordar a “pedagogia do cuidar” e o tema “família, cuidadores e políticas sociais”.

A iniciativa, decorre das 09h30 às 17h30, da Escola de Cuidadores é um projeto de inovação social do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide que “procura responder aos desafios do envelhecimento da população, enquanto uma problemática de enorme interesse para toda a sociedade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Escola de Cuidadores aposta numa pedagogia do cuidar através do despertar da consciência da comunidade para a necessidade de pensar, refletir e preparar o envelhecimento, bem como da capacitação das pessoas para os novos e exigentes desafios da longevidade e para a prestação dos cuidados a pessoas dependentes, com especial enfoque nas demências.

LFS

Lisboa: Celebração de ação de graças pela canonização de frei Bartolomeu dos Mártires
Nov 15@18:15

Lisboa, 11 nov 2015 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente vai presidir, dia 15 deste mês, às 18h15, na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa, a uma missa por ocasião da canonização de São Bartolomeu dos Mártires.

A proclamação solene do decreto que inscreve Frei Bartolomeu dos Mártires no Livro dos Santos aconteceu no dia 10 de novembro, na Sé de Braga, tal como determinou o Papa Francisco.

Segundo o Boletim da Santa Sé do dia 6 de julho de 2019, o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis dos membros da congregação e estendeu o culto litúrgico em honra ao Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal”, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” – um processo instituído no século XVIII por Bento XIV, através do qual o Papa “vincula a Igreja como um todo para que observe a veneração de um Servo de Deus ainda não canonizado pela inserção de sua festividade no calendário litúrgico da Igreja universal, com Missa e Ofício Divino”.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514, e é recordado como um modelo de benevolência e uma figura ímpar na dedicação à Igreja Católica.

LFS

Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 15@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Braga: Vigília de Oração pelos Seminários na Igreja de São Paulo
Nov 15@21:15

Braga, 12 nov 2019 (Ecclesia) – Os seminários arquidiocesanos de Braga promovem, dia 15 deste mês, às 21h15, uma vigília de oração pelos seminários naquela cidade.

A vigília decorre na Igreja de São Paulo (Seminário Conciliar) e pretende interpelar a comunidade, chamada pelo baptismo à fundamental e universal vocação à santidade, possibilitando, ao mesmo tempo, “uma especial e renovada sensibilização para a centralidade e importância fulcral da dimensão vocacional da vida”, também em consonância com as inquietações trazidas pela Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, «Christus vivit», que desafia a confrontar “aquilo que somos com aquilo que poderemos chegar a ser”, conforme evoca a temática da Semana dos Seminários deste ano, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste caso concreto, a celebração procura enfatizar a vocação sacerdotal e o Seminário, enquanto “espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome”.

Esta Vigília de Oração acontece também uma semana depois, no dia 22, às 21h15, na Igreja Matriz de Vila Verde, por ser este o arciprestado que este ano acolhe as celebrações da Semana de Oração pelos Seminários na Arquidiocese de Braga.

LFS

Braga: Ciclo de conferências assinala 250 anos da Igreja da Lapa
Nov 15@21:30

Braga, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A primeira conferência do ciclo sobre os 250 anos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na Póvoa de Varzim, realiza-se no dia 15 deste mês, às 21h30, e tem como tema «Arte e Igreja».

A reflexão é proferida pelo cónego José Paulo Abreu, vigário geral da Arquidiocese de Braga e decorre na Igreja da Lapa.

Datada de 15 de agosto de 1772, a Igreja da Lapa, situada no Bairro Sul da Póvoa de Varzim, festeja 250 anos em 2022.

No entanto, as comemorações iniciaram-se no passado mês de fevereiro, sendo o programa assegurado por uma Comissão Organizadora das Comemorações.

A Igreja da Lapa, antiga Capela da Senhora da Lapa, é um edifício com feição barroca, tendo sido mandada erigir pela comunidade piscatória.

LFS

Nov
16
Sáb
Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Nov 16@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB

Publicações: Apresentação da obra «Vivências Pré-Batina»
Nov 16@15:00

Braga, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Vivências Pré-Batina» de Américo Lino Vinhais vai ser apresentada, dia 16 de novembro, às 15h00, no Golden Tulip Braga Hotel & SPA (Falperra – Braga), pela escritora Sara Timóteo.

O autor, presidente da Associação dos Antigos Alunos do Seminário da Ordem do Carmo em Portugal, realça que a trama descrita “respeita essencialmente a factos ocorridos dentro daquelas paredes e arredores, no tempo em que as instalações atuais do hotel pertenciam ao Seminário Missionário Carmelita”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com mais de 200 páginas, o livro «Vivências Pré-Batina» descreve “uma visão diferente da que Vergílio Ferreira divulgou sobre os seminários na «Manhã Submersa» onde tudo é descrito como terrífico, sem o devido enquadramento social e histórico”, sublinha

Dividida em 21 capítulos, a obra apresenta também notas históricas sobre a Ordem do Carmo que neste momento, em Portugal, tem como padre comissário Frei Ricardo Rainho.

LFS

Lisboa: Encontro sobre «Santiago de Compostela – Do Mito à Realidade»
Nov 16@16:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Paulinas Editora inicia, dia 16 deste mês, às 16h00, na Paróquia do Campo Grande (Lisboa) o ciclo temático «Encontros de Santiago – «Santiago de Compostela – Do Mito à Realidade».

Nesta iniciativa, em articulação com a Associação Espaço Jacobeus – Delegação de Lisboa, vai ser abordada a componente histórica de Santiago e a sua coerência pelo peregrino Carlos Figueiral Azevedo, autor do livro «Os nove caminhos de Santiago de Compostela», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia 30 de novembro, numa parceria com a Associação «No Meio do Nada O KASTELO», os “ Encontros de Santiago” mudam-se para o Norte.

LFS

Nov
21
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Nov 21@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Nov
22
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 22@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Braga: Vigília de Oração pelos Seminários na Igreja de São Paulo
Nov 22@21:15

Braga, 12 nov 2019 (Ecclesia) – Os seminários arquidiocesanos de Braga promovem, dia 15 deste mês, às 21h15, uma vigília de oração pelos seminários naquela cidade.

A vigília decorre na Igreja de São Paulo (Seminário Conciliar) e pretende interpelar a comunidade, chamada pelo baptismo à fundamental e universal vocação à santidade, possibilitando, ao mesmo tempo, “uma especial e renovada sensibilização para a centralidade e importância fulcral da dimensão vocacional da vida”, também em consonância com as inquietações trazidas pela Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, «Christus vivit», que desafia a confrontar “aquilo que somos com aquilo que poderemos chegar a ser”, conforme evoca a temática da Semana dos Seminários deste ano, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste caso concreto, a celebração procura enfatizar a vocação sacerdotal e o Seminário, enquanto “espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome”.

Esta Vigília de Oração acontece também uma semana depois, no dia 22, às 21h15, na Igreja Matriz de Vila Verde, por ser este o arciprestado que este ano acolhe as celebrações da Semana de Oração pelos Seminários na Arquidiocese de Braga.

LFS

Nov
23
Sáb
Igreja/Sociedade: «Think Tank 3» sobre «Conciliação entre família, trabalho e impacto social»
Nov 23@14:30_20:00

Lisboa, 30 set 2019 (Ecclesia) – A Família Missionária Verbum Dei – Lisboa organiza, dia 23 de novembro, no salão nobre da Universidade de Lisboa, a segunda sessão do «Think Tank 3» sobre «Conciliação entre família, trabalho e impacto social».

Esta iniciativa, das 14h30 até as 20h00, surge na continuação do primeiro evento, realizado em abril 2018, e conta com intervenções de Alexandra Fernandes; Joana Costa Pereira; José Pedro Cobra; Manuel Barata de Tovar; Maria Teresa Ribeiro e Miguel Pina e Cunha, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Nov
26
Ter
Igreja/Economia: UCP promove iniciativa «Escutar o Impacto»
Nov 26@17:45_20:00

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A «Católica-Lisbon School of Business & Economics» da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove, dia 26 deste mês, das 17h45 e as 20h00, na sua sede em Lisboa, a iniciativa «Escutar o Impacto».

Na sequência do convite do Papa Francisco aos jovens economistas, empreendedores, e agentes de mudança que estão a estudar e a praticar uma economia diferente, “que dá vida e não mata, que inclui e não exclui, e que humaniza e não desumaniza”, a UCP desafia “todos os jovens que querem fazer parte de uma economia mais inclusiva e sustentável a virem «tomar o pulso» da economia de impacto em Portugal no evento «Escutar o Impacto»., refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No final, a ambição “é criar um manifesto” onde por um lado “se descreve o estado atual do ecossistema de impacto em Portugal, como por outro, se identificam os principais desafios a conquistar, contribuindo assim para o crescimento deste ecossistema de impacto em Portugal através da partilha e difusão do conhecimento”.

LFS