Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
15
Seg
Aveiro: Diocese dinamiza Campo de Férias missionário «MissiOn 2019»
Jul 15_Jul 20 todo o dia

Aveiro, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro está a organizar o Campo de Férias missionário “MissiOn 2019”, para jovens dos 16 aos 25 anos de idade, que vai realizar-se em Portugal, entre 15 e 20 de julho.

“No espaço de uma semana são convidados a rasgar horizontes e a dar um pouco mais de si aos outros, num lugar e ambiente diferente, atentos ao próximo”, informa a organização.

Entre 15 e 20 de julho, o Campo de Férias ‘MissiOn 2019’ vai proporcionar a partilha de tempos de diversão e desporto mas também “tempos formativos e espirituais”.

A atividade destina-se as jovens dos 16 aos 25 anos que estejam ligados à vida cristã da Diocese de Aveiro, como grupo de catequese e de jovens, catequistas, acólitos, a movimentos juvenis.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, terminam no dia 5 de julho e o endereço de correio eletrónico para contacto é sdam@diocese-aveiro.pt para o qual deve ser enviada a inscrição com nome, morada, data de nascimento, paróquia; Os participantes menores têm de apresentar uma autorização do encarregado de educação.

O Serviço de Animação Missionária promove uma reunião de preparação, de participação obrigatória, no dia 6 de julho, pelas 10h00, no CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB

Jul
26
Sex
Aveiro: «ACR Youth Festival» no Colégio do Calvão
Jul 26_Jul 28 todo o dia

Aveiro, 04 jun 2019 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) promove, de 26 a 28 de julho, no Colégio do Calvão (Diocese de Aveiro) o «ACR Youth Festival», uma iniciativa destinada à juventude católica, mas aberto a todos os jovens

No «ACR Youth Festival» realizam-se concertos (Banda da Paróquia, Maresia, Spiritus), torneios de desporto, jogos, workshops variados, oração e diversão, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O presidente da ACR, Pedro Lavrador, prevê que a festa seja “dias de alegria vividos em comunidade”, refere o comunicado.

A modalidade de inscrição é acampamento, mas há possibilidade de regime de acantonamento para quem assim o necessitar.

LFS

Jul
27
Sáb
Aveiro: «Segue os teus sonhos» dá mote ao acampamento regional dos escuteiros
Jul 27_Ago 2 todo o dia

Aveiro, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Junta Regional de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas está a organizar o seu acampamento regional (ACAREG 2019) que vai reunir 2200 escuteiros de Portugal, entre 27 de julho e 2 de agosto, no Concelho de Anadia.

“Pretende ser uma ocasião de relevo na contribuição para a formação integral dos seus participantes, e uma oportunidade educativa de convivência e companheirismo, promovendo também uma consciência das dimensões regional e extrarregional do CNE e do Movimento Escutista”, informa o chefe de acampamento do ACAREG 2019.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Fernando Cassola Marques explica que “a bússola dos sonhos” vai orientar o “ambicioso” programa de atividades “assinalado para ser encontro e partilha de vivências, celebrando a vida num esforço empreendedor de construir um mundo melhor, marcado por valores que congreguem pessoas pelo empenho e compromisso de todos”.

Com o lema ‘segue os teus sonhos’ os escuteiros vão criar “uma cidade de lona e sonho com as suas próprias mãos” no 19.º acampamento regional dos escuteiros da Diocese de Aveiro, em Avelãs de Cima, no Concelho de Anadia.

Os participantes que se encontram distribuídos em quatro grupos etários, acompanhados por mais de 300 adultos, dos 10 concelhos da Diocese de Aveiro e com ela a sua região escutista, vão ter a companhia de “uma centena de outros” que chegam de várias partes do país, incluído as regiões autónomas.

A Junta Regional de Aveiro do CNE assinala também que através de uma temática comum aos quatro grupos etários vai procurar “reincidir também a sua insistência em sensibilizar” todos para os objetivos de desenvolvimento sustentável, entre outros aspetos consciencializando para a “sustentabilidade ambiental” a para defesa e proteção dos recursos naturais.

Do programa destaca-se o domingo dia 28 de julho, com a receção às entidades partir das 15h30, uma hora depois o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, preside à Eucaristia e às 17h30 começa a cerimónia oficial de abertura de campo.

CB

Set
1
Dom
Aveiro: Exposição «Batismo: memórias e histórias»
Set 1@16:00

Aveiro, 10 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia de Nossa Senhora da Glória (Diocese de Aveiro) organiza, de 13 de julho a 01 de setembro, a exposição «Batismo: memórias e histórias».

A exposição vai estar patente em vários locais da cidade de Aveiro: Museu de Aveiro/Santa Joana (portaria conventual); Livraria Santa Joana (montra) e Gato Malhado (montra), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No cartaz da exposição pode ler-se uma frase do Papa Francisco: “Deixa que a graça do teu batismo frutifique num caminho de santidade”.

LFS

Set
21
Sáb
Aveiro: Inscrições para as aulas no Centro de Formação D. António Marcelino
Set 21 todo o dia

Aveiro, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro de Formação D. António Marcelino (CEFAM), em Aveiro, tem abertas as inscrições, até ao dia 21 de setembro, para continuidade do Curso Teológico-Pastoral (2º ano) e para novos alunos que queiram frequentar disciplinas de forma livre.

O CEFAM iniciou a sua atividade no ano letivo 2018-2019 e “foram já cerca de 60 os cristãos que frequentaram este primeiro ano”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste momento está a ser lecionado um curso teológico-pastoral, dirigido para leigos candidatos ao diaconado permanente, como também a todos que queiram seguir um plano de formação estruturado nas áreas da religião e da teologia, ou com interesse em frequentar algumas disciplinas que se apresentem como mais oportunas para uma formação pastoral mais cuidada, respondendo a uma melhor formação para os serviços realizados nas comunidades.

O Curso que está a ser ministrado está estruturado em três anos, mas qualquer cristão pode frequentar disciplinas em qualquer trimestre, à sua escolha e na modalidade que desejar, lê-se na nota.

LFS