Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Ago
14
Qua
Lisboa: Igreja da Conceição Velha apresenta coleção «Pietá» e oferece concertos de órgão de tubos
Ago 14_Set 30 todo o dia

Lisboa, 09 ago 2019 (Ecclesia) – A igreja da Conceição Velha, em Lisboa, vai receber a coleção ‘Pietá’, do pintor Santiago Belacqua, que pode ser visitada das 10h00 às 19h00, de 14 de agosto até 30 de setembro, e proporcionar concertos de órgão de tubos.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o artista bracarense explica que os quadros de inspiração Sacra pretendem homenagear a obra-prima ‘Pietá’ (Piedade) de Michelangelo (1475-1564, Itália).

Para além da coleção de Santiago Belacqua, “o primeiro artista português convidado a expor no Vaticano”, a igreja, “em pleno coração de Lisboa”, vai proporcionar aos visitantes assistirem a concertos no órgão de tubos do século XVIII, duas vezes por dia, no seu coro alto.

A nota de imprensa destaca que a igreja da Conceição Velha “chama a atenção” pela “imponente fachada de estilo manuelino”, um portal que é considerado um dos mais relevantes exemplos deste estilo equiparado ao do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.

A igreja foi reabilitada recentemente, em 2013, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anunciou o investimento de um milhão de euros para a sua recuperação, a formalização do projeto foi assinada a 29 de outubro.

Na altura foi divulgado que um baixo-relevo de Nossa Senhora da Misericórdia e a capela do Santíssimo Sacramento eram outros tesouros que iam ficar disponíveis depois do restauro do edifício onde a Misericórdia de Lisboa teve a primeira sede própria, antes do Terramoto de Lisboa, em 1755.

CB/OC

Set
17
Ter
Lisboa: Centro de Reflexão Cristã organiza colóquio sobre a «Economia de Francisco»
Set 17@18:30

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Centro de Reflexão Cristã (CRC) organiza, esta terça-feira, às 18h30, em Lisboa, um colóquio sobre a «Economia de Francisco».

A conversa que se realiza na sede do Centro Nacional de Cultura (Largo do Picadeiro, nº 10) tem como intervenientes Carlos Farinha Rodrigues e o padre José Manuel Pereira d´Almeida, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A economia é tema de estudo, de debate e de notícias diariamente, todavia ainda falta conhecer muito sobre esta ciência.

O Papa Francisco convocou para março, em Assis (Itália), um grande encontro com economistas e empresários de várias latitudes.

LFS

Set
20
Sex
UCP: Filme «Um Milagre todos os Dias» abre o ano académico na Faculdade de Teologia
Set 20@11:15_12:45

Lisboa, 16 set 2019 (Ecclesia) – O documentário «Um Milagre todos os Dias» foi escolhido para abrir, dia 20 deste mês, entre as 11h15 e as 12h45, o ano académico da Faculdade de Teologia, em Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa.

«Um Milagre todos os Dias» é uma longa-metragem de documentário sobre as «Irmãzinhas dos Pobres do Pinheiro Manso» (Porto), e realizada por Henrique Manuel Pereira e produzida pela Escola das Artes da UCP Porto, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após a exibição segue-se um debate em que participam Henrique Manuel Pereira, professor da Escola das Artes e realizador do filme; José Leitão, Centro de Reflexão Cristã e João Eleutério, professor da Faculdade de Teologia.

A moderação estará a cargo de Alfredo Teixeira, professor da mesma Faculdade de Teologia.

“Um Milagre Todos os Dias” gira em torno da vida do Lar das Irmãzinhas dos Pobres, do Pinheiro Manso, e conta com mais de três dezenas de depoimentos de residentes, funcionários, religiosas, voluntários, benfeitores, bem como personalidades da cultura.

Com manifestações de humor e de solidão, de força e de fragilidade, de abnegada dedicação e criativo serviço, tendo por horizonte a “última estação da vida”, o filme configura um retrato realista do pulsar da vida daquela que é uma das instituições mais apreciadas e estimadas da cidade do Porto.

O evento acontece no quadro das comemorações dos 50 anos da UCP e tem entrada livre.

LFS

Evangelização: Algarve acolhe «Pequena Fraternidade Provisória» de Taizé
Set 20@19:00

Faro, 06 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve está a acolher, desde o passado dia 30 de agosto, a segunda “Pequena Fraternidade Provisória” da Comunidade Ecuménica de Taizé.

Maria Fischhaber e Lisa Schmid, duas jovens alemãs, foram recebidas na paróquia da Mexilhoeira Grande onde vão ficar, respetivamente, até aos dias 21 e 30 deste mês, refere o jornal «Folha do Domingo».

A experiência tinha sido realizada pela primeira vez no Algarve no início de 2018, com a vinda de três jovens também alemãs para realizar trabalho pastoral e social que ficaram alojadas na casa das Missionárias da Caridade, popularmente conhecidas como Irmãs de Calcutá.

Esta sexta-feira, 06 de setembro, será realizada na igreja da Mexilhoeira Grande uma oração às 19h00, mas a principal vigília de oração decorrerá no dia 20 deste mês, às 21h, na mesma igreja.

As «Pequenas Fraternidades Provisórias» são um projeto da comunidade ecuménica francesa, a cerca de 390 quilómetros a sudeste de Paris, coordenado pelo irmão Léo, que desde 2014 propõe a jovens a vida comunitária, durante algumas semanas, no coração de uma aldeia ou de um bairro urbano para que possam dar testemunho do evangelho e partilhar as “alegrias e tristezas dos seus habitantes”.

O dia-a-dia é ritmado por três orações comunitárias, trabalho pastoral e social com as comunidades cristãs locais, visitas a pessoas isoladas ou em situação de sofrimento, animação de orações abertas a todos e encontros com jovens.

A Comunidade Ecuménica de Taizé foi fundada em 1940, em plena Segunda Guerra Mundial, pelo falecido irmão Roger Schutz com o propósito de “reunir homens que sentissem a necessidade de juntos fazerem comunhão e viverem em paz uma vida simples, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado aos homens por Jesus Cristo”.

A comunidade de Taizé é hoje constituída por mais de 100 irmãos, de várias nacionalidades e igrejas cristãs, incluindo a católica, recebendo semanalmente a visita de milhares de jovens.

A ligação do Algarve à Comunidade de Taizé remonta à realização do Concílio de Jovens que ali teve lugar na década de 70 do século passado.

As peregrinações do Algarve à comunidade monástica tiveram início desde então e todos os anos há grupos a passar alguns dias em Taizé.

LFS

Set
21
Sáb
Aveiro: Inscrições para as aulas no Centro de Formação D. António Marcelino
Set 21 todo o dia

Aveiro, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro de Formação D. António Marcelino (CEFAM), em Aveiro, tem abertas as inscrições, até ao dia 21 de setembro, para continuidade do Curso Teológico-Pastoral (2º ano) e para novos alunos que queiram frequentar disciplinas de forma livre.

O CEFAM iniciou a sua atividade no ano letivo 2018-2019 e “foram já cerca de 60 os cristãos que frequentaram este primeiro ano”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste momento está a ser lecionado um curso teológico-pastoral, dirigido para leigos candidatos ao diaconado permanente, como também a todos que queiram seguir um plano de formação estruturado nas áreas da religião e da teologia, ou com interesse em frequentar algumas disciplinas que se apresentem como mais oportunas para uma formação pastoral mais cuidada, respondendo a uma melhor formação para os serviços realizados nas comunidades.

O Curso que está a ser ministrado está estruturado em três anos, mas qualquer cristão pode frequentar disciplinas em qualquer trimestre, à sua escolha e na modalidade que desejar, lê-se na nota.

LFS

Direitos Humanos: Roma acolhe a assembleia geral da Talitha Kum
Set 21_Set 27 todo o dia

DR

Roma, 16 set 2019 (Ecclesia) – A capital italiana, Roma, acolhe, de 21 a 27 de setembro, a assembleia geral da Talitha Kum (Rede Internacional da Vida Consagrada para a erradicação do Trafico de Pessoas).

O objetivo desta magna assembleia é a celebração do 10º aniversário da sua fundação, subordinada ao tema «Together against Trafficking in Persons» e participará nesta reunião uma representante de cada rede nacional, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Entre as várias atividades e celebrações que ocorrem durante esta assembleia, destaca-se uma missa de ação de graças, no dia 21, na Basílica de S. Pedro, presidida pelo Cardeal Peter Turkson e a audiência, dia 26 deste mês, com o Papa Francisco.

No dia 27, na sede da UISG (União Internacional das Superioras Gerais) vai ser apresentado e divulgado o documento final da assembleia, “no qual ficará plasmado a partilha das realidades nacionais, regionais e continentais”, em base às reflexões das diferentes redes, pondo em relevo as questões emergentes do fenómeno do tráfico humano.

A Rede Talitha Kum foi por criada pela UISG, no ano de 2009, com o objetivo de coordenar e reforçar as atividades contra o tráfico de pessoas, promovidas pelas redes de outros países nos cinco continentes, respeitando os diversos contextos, realidades e culturas.

A nível internacional, a Rede Talitha Kum agrega 80 redes em 140 países.

Portugal integra a Rede Talitha Kum através da Rede CAVITP (Comissão de Apoio a Vitimas do Trafico de Pessoas), criada pela CIRP (Conferencia dos Institutos Religiosos de Portugal) em 2007.

Ao longo destes anos, a CAVITP tem organizado jornadas de formação sobre a temática do tráfico de pessoas para exploração, sexual e/ou laboral, orientadas pelo formador internacional italiano, Stefano Volpicelli, com o apoio da CIRP, da OIM e de outras entidades.

LFS

Igreja/Património: «Itinerários da Fé» com visitas guiadas a Igrejas de Lisboa
Set 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa promove, dia 21 de setembro, os percursos guiados «Itinerários da Fé» que proporcionam aos participantes, ao longo de uma manhã, a visita “a algumas das mais relevantes igrejas da baixa de Lisboa».

Nesta iniciativa, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os participantes iniciam o percurso da Sé de Lisboa, seguindo depois para a Igreja da Madalena, Igreja da Conceição Velha, Igreja de São Nicolau e Ermida de Nossa Senhora da Oliveira, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

LFS

 

Igreja/Património: Visita guiada ao Convento de São Domingos em Lisboa
Set 21@10:00_12:00

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – No âmbito do Open House Lisboa, o arquiteto João Alves da Cunha vai fazer, dia 21 deste mês, duas visitas guiadas ao Convento de São Domingos.

As visitas são às 10h00 e às 11h00  e o convento dos dominicanos, em Lisboa, é um projeto de Paulo Providência e José Fernando Gonçalves, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Convento de São Domingos é um projeto de influência moderna – que lembra espaços do Convento de La Tourette – e de sensível detalhe construtivo, patentes na escolha e desenho do betão à vista, dos painéis de cobre, da madeira maciça e das serralharias em aço.

LFS

Igreja/Ecologia: Encontro da rede «Cuidar da Casa Comum» sobre «Também somos Terra»
Set 21@11:00_18:00

Lisboa, 16 set 2019 (Ecclesia) – A rede «Cuidar da Casa Comum» promove, dias 21 deste mês, na Casa das Irmãs Doroteias – Quinta da Fonte, Linhó – Lisboa, um encontro sobre «Também somos Terra».

A iniciativa começa às 11h00 com a apresentação do tema «Porque as coisas podem mudar! Caminhos para a ecologia integral» e pelas 12h30 faz-se um almoço partilhado onde se destaca as “boas práticas de cuidadores”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o almoço, realiza-se um painel de testemunhos onde se relatam algumas experiências, “sucessos e agruras, expectativas e planos”.

A atividade termina, às 17h00, com uma celebração ecuménica.

«Cuidar da Casa Comum» é uma iniciativa de uma rede de instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual e propõe-se aprofundar e difundir a encíclica «Laudato si» – Sobre o cuidado da casa comum, nomeadamente no âmbito das respetivas instituições, organizações, obras e movimentos.

LFS

Leiria: Encontro vicarial de jovens «Who Are You»
Set 21@15:00

Leiria, 05 set 2019 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil da Vigararia de Leiria está a organizar um encontro, intitulado ‘WAY – Who Are You’, entre as 15h00 e as 23h00 do próximo dia 21 de setembro, no seminário diocesano.

A organização que não quer “contar demasiado” do que vai acontecer no ‘WAY’ adianta que os jovens vão “conhecer ainda melhor a cidade e pensar no caminho que Deus tem” para eles.

“Sábados há muitos, mas no dia 21 de setembro queremos propor-te algo diferente”, acrescenta a pastoral juvenil da Vigararia de Leiria sobre o encontro para jovens entre os 15 e os 29 anos.

Segundo o programa, a atividade começa às 15h30, o jantar partilhado é às 20h00, e depois um momento de oração, a partir das 21h30, com o convívio final, às 23h00, no Seminário de Leiria.

Aos jovens interessados é pedido que preencham o formulário de inscrição, até dia 10 de setembro, e levem para a atividade jantar para partilhar e roupa e calçado confortável.

O bispo de Leiria-Fátima, o cardeal D. António Marto, percorreu a diocese em encontros vicariais com os jovens, com o tema ‘quem és Tu, Senhor?’, entre 7 de janeiro e 23 de março, no primeiro ano pastoral de um biénio dedicado ao tema ‘Jovens, Fé e Vocação’, e está também ligado à juventude através das redes sociais, nomeadamente com a conta antonio.a.marto no Instagram.

CB

Lisboa: Festival diocesano da canção sobre «Liturgia #lugardeencontro»
Set 21@21:00

Lisboa, 16 set 2019 (Ecclesia) – O festival da canção do Patriarcado de Lisboa realiza-se a 21 deste mês, no Externato Marista, às 21h00, naquela cidade, e tem como tema «Liturgia #lugardeencontro».

Esta iniciativa – organizada pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa – pretende “incentivar a criação poético-musical como expressão da fé cristã; promover a canção cristã como instrumento de evangelização; possibilitar um encontro dos jovens da Diocese de Lisboa com Cristo e entre si”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Uma canção “não vive só da melodia, mas muito da mensagem, da profundidade e do alcance das palavras, da coerência com o tema proposto” por isso, a organização propõe aos autores das letras, que o processo “de criação seja acompanhado por um tempo de oração, de reflexão, de leitura da Palavra de Deus”.

LFS

Set
22
Dom
Barcelos: Peddy paper com «Pé no chão, bíblia na mão»
Set 22 todo o dia

Braga, 03 set 2019 (Ecclesia) – As paróquias de São Bento da Várzea e Gamil (Arciprestado de Barcelos – Braga) realiza, dia 22 deste mês, o «Domingo da Palavra» com várias atividades para as várias faixas etárias.

Para além das celebrações realiza-se um Peddy paper «Pé no chão, bíblia na mão», uma feira do livro com a editora Paulinas e atividades para as famílias, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

É uma sugestão “talhada para famílias e grupos de amigos” e a ideia é que a Palavra ponha os participantes a mexer.

LFS

Porto: Publicações Jesuítas apresentam «novidades» na Feira do Livro
Set 22 todo o dia

Porto, 05 set 2019 (Ecclesia) – O «Calendário AO 2020», o «Evangelho Diário 2020», a «Agenda Litúrgica 2020», o «Pai-Nosso» e o «Livro Cinzento» são as “grandes novidades editoriais” que as Publicações Jesuítas apresentam na Feira do Livro do Porto, que se realiza no Palácio de Cristal, de 6 a 22 de setembro.

Ilustrado pelo Atelier 15, do Brasil, o «Calendário AO 2020» apresenta informações sobre as intenções do Papa para cada mês, os santos que se celebram a cada dia, bem como as festas e solenidades litúrgicas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O «Evangelho Diário», publicado pela Editorial AO desde 2011, disponibiliza o texto do Evangelho para cada dia, enriquecendo a reflexão sobre a Palavra de Deus com uma proposta de oração.

A «Agenda Litúrgica 2020» apresenta informação sobre a liturgia quotidiana, tem espaços para anotações e uma capa plástica, disponível em duas cores: bordeaux e azul.

O livro «Pai-Nosso» reúne as catequeses do Papa Francisco sobre a Oração do Senhor, proferidas em audiência geral entre 5 de dezembro de 2018 e 22 de maio de 2019.

O «Livro Cinzento» recolhe pela primeira vez músicas de vários compositores, criadas no contexto do LabOratório, uma atividade intensiva de formação em música litúrgica organizada por um conjunto de jesuítas e de leigos, num espírito de oração e de vida comunitária.

LFS

Fátima: Bênção dos Capacetes no santuário mariano
Set 22@11:00

Fátima, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher, dia 22 de setembro, a bênção dos capacetes dos motociclistas e motards sendo a eucaristia às 11h00 e no final serão benzidos os capacetes.

A bênção dos capacetes é uma das peregrinações “mais significativas” do Santuário de Fátima, realça o reitor deste santuário, padre Carlos Cabecinhas.

Em 2018 estiveram presentes “muitos” motociclistas e motards a “agradecer e a pedir bênçãos a Nossa Senhora”, sublinhou o reitor

LFS

Aveiro: D. Manuel de Almeida Trindade é irmão a título póstumo na Irmandade de Santa Joana
Set 22@15:00

Aveiro, 16 set 2019 (Ecclesia) – A Irmandade de Santa Joana Princesa, em Aveiro, vai investir, dia 22 deste mês, às 15h00, D. Manuel de Almeida Trindade como irmão a título póstumo naquela instituição.

D. Manuel de Almeida Trindade (bispo de Aveiro entre 1962 e 1988) e Querubim do Valle Guimarães (provedor da irmandade entre 1935 e 1970) são os dois irmãos investidos a título póstumo numa celebração presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, na Igreja de Jesus daquela cidade, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na cerimónia vão ser também investidos como irmão honorários os filhos mais velhos de Duarte Pio de Bragança: Afonso de Santa Maria e Maria Francisca de Bragança

Na ocasião será descerrada uma lápide evocativa na sacristia da Igreja de Jesus.

LFS