Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
24
Dom
Bragança: Iniciativa «Encontros improváveis: conversas da Fé»
Nov 24@15:00

Bragança, 22 nov 2019 (Ecclesia) – Na Igreja matriz de Alfândega da Fé (Diocese de Bragança-Miranda) realiza-se, dia 24 deste mês, às 15h00, a iniciativa «Encontros improváveis: conversas da Fé».

Nesta atividade vão estar presentes “nomes de referência em distintas áreas e com raízes neste território”, como o D. José Cordeiro, Paulo Mendes Pinto, Duarte Soares, Paulo Meirinhos, com moderação de Fátima Pimparel, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Encontros improváveis: conversas da Fé» enquadra-se na celebração dos 75 anos da consagração do concelho de Alfândega da Fé ao Imaculado Coração de Maria e onde são feitas reflexões sobre “o sentido da vida, do lugar da fé e do papel do crente na sociedade civil, tendo sempre como horizonte a promoção integral e a defesa da pessoa humana”, lê-se.

LFS

Nov
28
Qui
Vila Real: D. António Augusto Azevedo convoca os jovens para encontro
Nov 28@21:00

Foto Diocese do Porto, D. António Augusto Azevedo

Vila Real, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, convoca os jovens da sua diocese para um encontro, dia 28 deste mês, pelas 21 horas, na Capela Nova.

“Com muitos jovens de Portugal estamos a iniciar um caminho que nos levará até às Jornadas Mundiais da Juventude que se realizarão em Lisboa em 2022 e que juntarão milhões de jovens de todo o mundo”, refere a carta convite enviada à Agência ECCLESIA.

Em Vila Real, o início da caminhada começa com um encontro de jovens e vai ser “um momento especial” para conhecer, rezar e conviver mas, sobretudo, para se dar o “primeiro passo deste percurso tão importante para os jovens”, lê-se.

O Papa Francisco tem desafiado os jovens a «não renunciar ao melhor da juventude nem observar a vida de uma varanda; a não confundir felicidade com um sofá ou um ecrã», mas assumir a sua missão no presente e no futuro da sociedade.

LFS

Nov
30
Sáb
Bragança: Vila Flor acolhe abertura do ano litúrgico e pastoral
Nov 30 todo o dia

Bragança, 31 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda inicia, dia 30 de novembro, em Vila Flor (Centro Cultural) o novo ano litúrgico e pastoral dedicado ao dom da caridade e mistério de vida eterna

Na sessão de abertura, presidida por D. José Cordeiro, segue-se uma conferência pelo padre António Valério, jesuíta, diretor da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Após a conferência apresenta-se o Plano Pastoral 2019/2020 pelo padre José Bento Soares, vigário episcopal para a Ação Pastoral e Diaconia da Caridade.

Depois do almoço realiza-se uma mesa redonda («Uma Palavra de Partilha») onde alguns agentes pastorais abordarão as procissões enquanto atos de fé, o papel dos acólitos e dos ministros extraordinários da comunhão, a fé dos ciganos, e o canto litúrgico.

LFS

Dez
8
Dom
Bragança: Campanha «Natal na Prisão» recolhe meias e sabonetes
Dez 8 todo o dia

Bragança, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral Penitenciária da Diocese de Bragança-Miranda, em colaboração com a Cáritas Diocesana, está a promover de, 16 deste mês a 08 de dezembro, a campanha «Natal na Prisão».

A ação consiste na “recolha de meias e sabonetes”, para os cerca de 500 reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Esta campanha anual procura levar “a boa nova do nascimento de Cristo aos Estabelecimentos Prisionais”, além “dos donativos que serão entregues às pessoas privadas de liberdade como presentes de Natal”, procura-se sobretudo “sensibilizar a sociedade para esta realidade oculta à maioria da população”, lê-se.

As Unidades Pastorais, paróquias, IPSS e estabelecimentos de ensino são convidadas a aderir à campanha.

LFS