Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Dez
6
Sex
Publicações: Lançamento da obra «Recolhei os Fragmentos» de D. Teodoro de Faria
Dez 6@18:00

Funchal, Madeira, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Recolhei os Fragmentos» de D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal, vai ser apresentada dia 06 de dezembro, às 18h00, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA).

A apresentação deste primeiro volume vai estar a cargo de João Henrique Silva, diretor do Museu de Arte Sacra do Funchal, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na obra, com edição da Lucerna, uma chancela da Princípia Editora, o próprio bispo emérito do Funchal escreve: «Entre os numerosos textos que aos domingos apresentei ao povo cristão da Madeira, muitos, segundo me disseram os seus leitores, foram um alimento espiritual que enriqueceu muito as suas vidas no Dia do Senhor»

Os temas são geralmente bíblicos, do Antigo e do Novo Testamento, de espiritualidade, tanto da Igreja Latina como da Ortodoxa, com exemplos de homens e mulheres que alimentaram a sua vida com a Palavra de Deus, sem excluir o ecumenismo e a história da Igreja local e universal.

LFS

Dez
8
Dom
Bragança: Campanha «Natal na Prisão» recolhe meias e sabonetes
Dez 8 todo o dia

Bragança, 22 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral Penitenciária da Diocese de Bragança-Miranda, em colaboração com a Cáritas Diocesana, está a promover de, 16 deste mês a 08 de dezembro, a campanha «Natal na Prisão».

A ação consiste na “recolha de meias e sabonetes”, para os cerca de 500 reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Esta campanha anual procura levar “a boa nova do nascimento de Cristo aos Estabelecimentos Prisionais”, além “dos donativos que serão entregues às pessoas privadas de liberdade como presentes de Natal”, procura-se sobretudo “sensibilizar a sociedade para esta realidade oculta à maioria da população”, lê-se.

As Unidades Pastorais, paróquias, IPSS e estabelecimentos de ensino são convidadas a aderir à campanha.

LFS

Bragança: Professores de EMRC promovem «Natal de Proximidade»
Dez 8 todo o dia

Bragança, 29 nov 2019 (Ecclesia) – Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança promovem, até dia 08 de dezembro, a ação «Natal de Proximidade».

Uma ação que visa concretizar “gestos concretos de solidariedade, sentimento maior e causa de felicidade, com a recolha de alimentos não perecíveis (enlatados, massas, arroz, feijão, grão, leite, azeite, farinha, salsichas, cereais, bolachas), calçado e roupa, para apoiar, em confidencialidade, alunos carenciados do agrupamento e já sinalizados”, sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao participar nesta iniciativa, o Natal “já começou no coração de cada um”, refere o professor de EMRC, Jorge Novo.

LFS

Bragança: Ordenação de dois diáconos permanentes na Sé
Dez 8@18:00

Bragança, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, vai presidir, dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, às 18h00, na catedral, à ordenação de dois diáconos permanentes.

Fernando Manuel Afonso Granjo Vaz, da paróquia de São Pedro de Macedo de Cavaleiros, Unidade Pastoral da Divina Misericórdia e Guilhermino da Silva Morais, da paróquia de São João Batista, Unidade Pastoral da Senhora das Graças fizeram a sua formação no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Atualmente, a Diocese de Bragança – Miranda conta com 10 diáconos permanentes que centram a sua atividade na ação pastoral e sócio caritativa.

LFS

Fev
16
Dom
Funchal: Homenagem aos casais que comemoram bodas matrimoniais
Fev 16 todo o dia

Funchal, Madeira, 25 nov 2019 (Ecclesia) – No Dia da Família da Diocese do Funchal, Madeira, dia 16 de fevereiro, vão ser homenageados os casais que celebram 10, 25, 50 e 60 anos de matrimónio.

Na celebração, presidida por D. Nuno Brás, no Santuário de Fátima do Cabo Girão, os participantes podem receber uma “bênção matrimonial” e “diploma”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa é promovida pelo Secretariado Diocesano da Família.

LFS