Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Dez
6
Sex
Publicações: Lançamento da obra «Recolhei os Fragmentos» de D. Teodoro de Faria
Dez 6@18:00

Funchal, Madeira, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Recolhei os Fragmentos» de D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal, vai ser apresentada dia 06 de dezembro, às 18h00, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA).

A apresentação deste primeiro volume vai estar a cargo de João Henrique Silva, diretor do Museu de Arte Sacra do Funchal, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na obra, com edição da Lucerna, uma chancela da Princípia Editora, o próprio bispo emérito do Funchal escreve: «Entre os numerosos textos que aos domingos apresentei ao povo cristão da Madeira, muitos, segundo me disseram os seus leitores, foram um alimento espiritual que enriqueceu muito as suas vidas no Dia do Senhor»

Os temas são geralmente bíblicos, do Antigo e do Novo Testamento, de espiritualidade, tanto da Igreja Latina como da Ortodoxa, com exemplos de homens e mulheres que alimentaram a sua vida com a Palavra de Deus, sem excluir o ecumenismo e a história da Igreja local e universal.

LFS

Fev
7
Sex
Igreja/Ambiente: Pastoral da Cultura e Universidade dos Açores refletem sobre ecologia
Fev 7 todo o dia

Ponta Delgada, Açores, 21 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral da Cultura da Diocese de Angra, em parceria com a Universidade dos Açores, promove dois «ECOntros: economia, ecologia e humanização» (26 de novembro e 07 de fevereiro), sobre ecologia integral.

Uma atividade desenvolvida no âmbito da caminhada sinodal diocesana que, no momento presente, “procura escutar a voz da atualidade”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro evento, relacionado com a economia, consiste numa aula aberta na Universidade dos Açores, no dia 26 de novembro, entre as 16h00 e as 18h00 e será moderada pelo presidente da Faculdade de Economia e Gestão, Francisco Silva, e tem como intervenientes Gualter Furtado, presidente do Conselho Económico e Social da Região Autónoma dos Açores; Mário Fortuna, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada; Zuraida Soares, ex-deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa dos Açores; Luís Toste, gestor de clientes do Novo Banco dos Açores e o padre Ricardo Tavares, teólogo e diretor do Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura.

A segunda sessão ocupa-se das várias dimensões que constituem uma “ecologia integral e integradora” e realiza-se no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada (Ilha de São Miguel), no dia 07 de fevereiro, entre as 20h00 e as 22h00.

“Pretende-se que, para além da abordagem a cada um dos temas, se faça uma avaliação da situação em que se encontra a Região Autónoma dos Açores, analisando algumas das suas fragilidades e propondo soluções possíveis”, sublinha ainda a nota da organização.

LFS

Fev
16
Dom
Funchal: Homenagem aos casais que comemoram bodas matrimoniais
Fev 16 todo o dia

Funchal, Madeira, 25 nov 2019 (Ecclesia) – No Dia da Família da Diocese do Funchal, Madeira, dia 16 de fevereiro, vão ser homenageados os casais que celebram 10, 25, 50 e 60 anos de matrimónio.

Na celebração, presidida por D. Nuno Brás, no Santuário de Fátima do Cabo Girão, os participantes podem receber uma “bênção matrimonial” e “diploma”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa é promovida pelo Secretariado Diocesano da Família.

LFS