Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Set
28
Sáb
Porto: Juventude inicia atividades com o «Ora Arranca»
Set 28@21:00

Porto, 19 set 2019 (Ecclesia) – Depois das férias, a juventude do Porto promove, dia 28 deste mês, o «Ora Arranca», que marca o início das atividades deste ano pastoral.

A iniciativa começa às 21h00, no terreiro da Sé do Porto, e às 21h30 tem início uma vigília de oração, na Sé do Porto, presidida por D. Armando Domingues, bispo auxiliar do Porto, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após a vigília, os jovens participantes têm um momento de confraternização, às 23h00, nos jardins do Seminário do Porto.

A juventude do Porto “continua a ser chamada a caminhar rumo a Cristo, como discípulos amados nos ramos da videira”, lê-se.

LFS

Set
29
Dom
Porto: Ordenação episcopal de D. Vitorino José Pereira Soares
Set 29 todo o dia

Porto, 17 set 2019 (Ecclesia) – O novo bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino José Pereira Soares, vai receber a ordenação episcopal a 29 deste mês, às 16h00, na Sé do Porto.

Natural da Diocese do Porto, D. Vitorino Soares nasceu em Penafiel, a 19 de outubro de 1960, foi ordenado sacerdote a 14 de julho de 1985 e é o mais velho de cinco irmãos, um dos quais também sacerdote, o padre Avelino Jorge Pereira Soares, pároco em Rio Tinto.

Sobre o futuro da sua missão, o novo bispo auxiliar do Porto realça o exemplo que tem encontrado no trabalho de D. Manuel Linda e também no pontificado do Papa Francisco.

O Papa argentino que propõe como modelo de bispo alguém que “muitas vezes vai à frente do povo para apontar uma estrada, manter uma esperança viva, outras vezes é alguém que vai no meio do povo de forma simples e misericordiosa, e finalmente alguém que vai atrás, acompanhando os últimos, aqueles que têm mais dificuldade em andar”, recorda D. Vitorino Soares.

Na saudação à Diocese do Porto, D. Vitorino Soares expressou alegria e “sentido de responsabilidade” pela nomeação do Papa Francisco, que considera um “dom” e um “desafio”.

LFS

Igreja: Papa nomeou D. Vitorino Soares bispo auxiliar do Porto (c/vídeo)

 

Nov
5
Ter
UCP: Simpósio «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia»
Nov 5_Nov 6 todo o dia

Porto, 19 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) encerra as comemorações do seu cinquentenário, dias 05 e 06 de novembro, com um simpósio, no Porto, sobre a relação com o espaço público.

A iniciativa que decorre no Campus Foz da UCP – Porto tem como tema «Teologia e Espaço Público nos 50 anos da Faculdade de Teologia» e vai ter como oradores Julio Luis Martínez Martínez (Universidade Pontifícia Comillas), Maria Clara Bingemer (PUC-Rio), Lieven Boeve (Faculty of Theology and Religious Studies, Catholic University of Leuve), Pierangelo Sequeri (Presidente do Instituto João Paulo II – Roma) e vários oradores da Faculdade de Teologia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os dois dias serão marcados por conferências sob os temas «A pertinência pública do discurso teológico hoje», «Tendências teológicas na América Latina», «A teologia no mundo universitário» e «O impacto da cultura (pós)secular na transformação do discurso teológico», lê-se

No simpósio vai ser apresentado o álbum evocativo dos 50 anos da Faculdade de Teologia, redigido pelo jornalista António Marujo e com fotografias de António Pedro Ferreira

Na sessão de encerramento usam da palavra o bispo do Porto, D. Manuel Linda, e a diretora da Faculdade, Ana Jorge.

LFS