Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
11
Seg
Lusofonia: Fundação Fé e Cooperação dinamiza campanha solidária de Natal
Nov 11 2019_Jan 6 2020 todo o dia

«Um Natal para todos» é o objetivo da organização católica para o desenvolvimento

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Fundação católica Fé e Cooperação (FEC) começou a dinamizar a sua campanha de Natal ‘Presentes Solidários’, 11 no total, que contribuem para “mudar a vida de milhares de comunidades nos oito países lusófonos”, até 6 de janeiro.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a FEC informa que têm 11 presentes solidários para o Natal 2019, entre os 6 euros e os 250 euros, que vão apoiar comunidades em “todos os países lusófonos”.

O catálogo tem mesas e cadeiras para escolas afetadas pelo Ciclone Idai em Moçambique, refeições diárias para crianças acolhidas na Casa Bambran, na Guiné-Bissau, sacos de cimento para a construção de cinco salas de aula em três aldeias, em Angola, e aulas de mecânica para jovens do Centro de Acolhimento Irmãos Unidos, em Cabo Verde.

No sítio online www.presentessolidarios.pt existem também cadeiras de rodas e canadianas para idosos do lar D. Simoa Godinho, em São Tomé e Príncipe, kits para a prevenção da dengue para as comunidades de Santarém, na região amazónica do Brasil.

“Entre muitas outras propostas verdadeiramente transformadoras” estão ainda bolsas de voluntário para a formação dos voluntários portugueses que partem em missões internacionais ou um par de sapatilhas e uma mochila para crianças e jovens da região de Padiae, em Timor-Leste.

A Fundação católica Fé e Cooperação realça que a campanha ‘Presentes Solidários’ traduz o slogan ‘Dar a Duplicar!’, ou seja, os presentes são postais de Natal que se enviam “a um familiar ou amigo” – por email ou para uma morada – e, simultaneamente, é enviado o “bem concreto” para a comunidade lusófona.

Na edição de 2018, a organização angariou 2271 presentes solidários que apoiaram “mais de 3750 crianças e jovens nos países lusófonos”, ao longo deste ano.

Criada em 1990, a FEC é uma organização não-governamental para o desenvolvimento com mais de 25 projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa tem como missão promover “o desenvolvimento humano integral”, com a visão de construir uma sociedade onde “cada pessoa possa viver com dignidade e justiça”.

CB/OC

Dez
1
Dom
Advento/Natal: Sector do Algarve propõe construção de «presépio» em relação com a família
Dez 1_Dez 24 todo o dia

Faro, 01 dez2019 (Ecclesia) – O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve propõe a construção de um “presépio”, que “tenha relação com a família”, na caminhada Advento-Natal, entre hoje e 12 de janeiro de 2020.

“A construção da casa como sinónimo de lar que se prepara para que Jesus nasça é um bonito exemplo de como poderemos levar as famílias a encontrarem nesta caminhada de advento o seu lugar especial e habitual”, explica a organização, indicando que a fachada da casa, ou a sua estrutura, “ainda que artificial deve contemplar, como em todas as casas, portas e janelas”.

‘A família à luz do Evangelho de Jesus Cristo’ é o tema da campanha Advento/Natal 2019 do Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve.

A proposta que começa no primeiro Domingo do Advento, o novo tempo litúrgico que a Igreja Católica começa a viver este ano 1 de dezembro, tem por base nove palavras e nove símbolos: Estrutura da casa; porta; jardim; berço; pai/mãe/filho (Natal); mensagens no berço; palavra Paz no berço; oferta de alimentos no dia de Reis e vela.

“Salvação, acolhimento, espera, sinal, envolver, levantar-se, paz, entrar” e “Ele é a Luz das nações”, são as nove palavras que correspondem a cada símbolo e que vão ser apresentadas na Missa de cada domingo desde o início do Advento até ao Batismo do Senhor, a 12 de janeiro de 2020, dando também destaque ao Natal (25 dezembro); ao dia da Sagrada Família (29 dezembro), ao Dia Mundial da Paz (1 de janeiro) e à Epifania, o Dia de Reis (5 janeiro).

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência assinala que o “momento mais propício” para o gesto da campanha poderá ser antes do cântico de entrada, ou substituindo o ato penitencial, ou ainda no momento “pós-comunhão”.

Da dinâmica consta também uma oração para cada semana do Advento para ser rezada em família, em casa, por exemplo ao jantar, até ao Natal “junto de uma coroa de Advento”, e a partir do Natal, “junto ao presépio”.

A campanha tem por base o programa pastoral diocesano para o ano pastoral 2019/2020 que coloca “a família no centro” e desafia “cada comunidade a caminhar a partir dos sinais que cada domingo a Palavra aponta”.

Segundo o jornal ‘Folha do Domingo’, a Diocese do Algarve conta com cerca de 1000 catequistas nas cerca de 80 paróquias para a formação de cerca de 9000 crianças e adolescentes.

O Advento é um período de quatro domingos que antecedem o tempo litúrgico do Natal.

CB

Dez
4
Qua
Igreja/Música: Jornadas do órgão histórico da Igreja da Oliveira em Guimarães
Dez 4_Dez 8 todo o dia

Guimarães, 03 Dez 2019 (Ecclesia) – O órgão ibérico da Igreja da Oliveira, em Guimarães, vai ser celebrado, este mês, através de umas jornadas que vão incluir visitas guiadas, concertos, masterclasses e missas acompanhadas por este instrumento histórico.

A iniciativa vai decorrer entre 4 e 8 de dezembro e é promovida pela Paróquia da Oliveira (Arquidiocese de Braga) em colaboração com o Museu de Alberto Sampaio, estando a direção artística a cargo do organista Nuno Mimoso, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Para os dias 4, 5 e 6, está previsto um “conjunto de visitas guiadas”, que se iniciam no claustro do museu e terminam dentro da igreja, com a subida ao coro alto, onde “será dada a conhecer a história do instrumento e realizada uma demonstração da máquina do órgão”.

Nos dias 7 e 8 realizam-se as masterclasses de organistas, as missas acompanhadas pelo órgão e os concertos de coro e órgão.

LFS

Dez
6
Sex
Porto: Novo Núncio Apostólico visita instituições da diocese
Dez 6_Dez 7 todo o dia

Porto, 26 nov 2019 (Ecclesia) – O novo Núncio Apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, vai visitar, dias 06 e 07 de dezembro, várias instituições da Diocese do Porto.

“Está a ser ultimado um programa para essa permanência do embaixador da Santa Sé em Portugal na diocese do Porto do qual se destaca a visita aos seminários diocesanos, à casa sacerdotal, aos santuários diocesanos e à Obra Diocesana de Promoção Social, lê-se no site do jornal «Voz Portucalense».

D. Ivo Scapolo foi nomeado pelo Papa Francisco a 29 de agosto e apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa no dia 22 de novembro.

LFS

Portugal: Novo núncio destaca «boas relações» de colaboração Igreja-Estado

 

UCP: Isabel Capeloa Gil distinguida com Prémio «Alumni» da Faculdade de Letras de Lisboa
Dez 6 todo o dia

Lisboa, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) vai distinguir, dia 06 de dezembro, Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com o Prémio FLUL Alumni.

O prémio que será entregue pela primeira vez em 2019, durante o 3º encontro de antigos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem como objetivo distinguir a carreira de um diplomado pela FLUL, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Isabel Capeloa Gil – reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas – é professora catedrática de Estudos de Cultura.

Miguel Tamen, director da FLUL, justifica a escolha de Isabel Capeloa Gil como premiada por se tratar “de um excelente exemplo do modo como os resultados de uma formação em humanidades se veem melhor quando quem a teve os prova fora do ambiente protegido onde estudou”.

Os candidatos ao Prémio FLUL Alumni foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo o único critério de elegibilidade serem diplomados pela instituição.

LFS

Dez
7
Sáb
Igreja/Natal: Aldeia de Cabeça mostra presépio que respira os ares da Serra da Estrela
Dez 7 todo o dia

Guarda, 06 Dez 2019 (Ecclesia) – Na aldeia de Cabeça (Diocese da Guarda) vai ser inaugurado, este sábado, um presépio com decorações naturais 100% sustentáveis feitas com a vontade, criatividade e engenho dos habitantes.

A Serra da Estrela serve “como pano de fundo” para a festa de Natal de “mais uma aldeia de montanha” que decorre de 07 de dezembro a 01 de janeiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal”, salienta.

Tudo é feito com “as mãos sábias dos cerca de 170 moradores” desta aldeia de montanha e “com materiais da natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia.

LFS

Igreja/Natal: Exposição de presépios do cónego João Aguiar, em Braga
Dez 7 todo o dia

Braga, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O Museu Pio XII, em Braga, vai ter patente ao público, de 07 de dezembro a 06 de janeiro de 2020, uma exposição de Presépios – coleção particular do Padre João Aguiar Campos – intitulada «Deus fez-se Presente».

Nesta exposição vão estar expostos mais de 70 presépios, feitos nos mais diversos materiais, acompanhados com alguns textos da autoria do referido sacerdote que ajudam à compreensão e vivência espiritual do evento, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A exposição manter-se-á até ao dia de Reis, 06 de janeiro de 2020, visitável no horário normal de funcionamento do Museu Pio XII.

LFS

Igreja/Solidariedade: Assembleia geral da União das Misericórdias Portuguesas
Dez 7 todo o dia

Fátima, 04 Dez 2019 (Ecclesia) – A assembleia geral da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai realizar-se dia 07 deste mês, no Centro João Paulo II, em Fátima, num encontro que fica marcado pela reeleição de Manuel de Lemos para o quadriénio 2020/2023.

A reeleição de Manuel Lemos decorre no âmbito da assembleia geral que vai ser “procedida da tomada de posse (14h30) para um novo mandado de quatro anos, com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Ministra da Saúde, Marta Temido”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

No programa eleitoral que propôs às Santas Casas, Manuel de Lemos, realçou que a principal preocupação da UMP vai continuar a ser a “sustentabilidade das misericórdias, em termos de comparticipações justas para as diversas respostas sociais disponibilizadas à população”.

Embora tenha havido este ano “uma atualização de 3,5% nas comparticipações, a mesma não assegura a sustentabilidade das misericórdias, que se debatem ainda com problemas para garantir de forma equilibrada e sustentada a sua missão junto da população, bem como para criar condições que permitam a melhoria das condições de trabalho e a formação contínua dos seus colaboradores”, frisa a nota

A cooperação do setor social com entidades públicas e privadas, de ensino e investigação deve “continuar a ser fomentada, a par da sensibilização do Governo para a urgência da adoção de medidas públicas e respostas sociais que alterem o paradigma de apoio e intervenção social e que mudem de forma eficiente as políticas públicas para o envelhecimento, segurança social e saúde”, defende Manuel Lemos

LFS

Leiria: Pastoral Juvenil cria o grupo F5 para preparar o crisma
Dez 7 todo o dia

Leiria, 18 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima (SDPJ) lançou a proposta F5, grupo de preparação para o crisma, destinado aos jovens que se estão a preparar para este sacramento.

Esta “novidade” pretende ajudar os jovens a frequentar o 10º ano da catequese e “com vontade de fazer um caminho sério de busca interior de Deus, com as dúvidas e inquietações próprias”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A proposta alia três dimensões: preparação para o crisma, percurso de aprofundamento da fé e integração num grupo diocesano e prevê três encontros: 7 de dezembro; 15 e 16 de fevereiro e 16 de maio.

LFS

Pastoral da Saúde: Sessão sobre cuidados paliativos em Guimarães
Dez 7@10:00

Guimarães, 25 nov 2019 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde de Braga promove, dia 07 de dezembro, no auditório do Hospital Senhora da Oliveira (Guimarães), uma sessão sobre Cuidados Paliativos.

A iniciativa tem início às 10h00, com orientação da Equipa Intra Hospitalar em Suporte de Cuidados Paliativos do HSOG e é destinada a profissionais de saúde, agentes pastorais, voluntários e cuidadores, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

LFS

Publicações: Lançamento da obra «Sfumato. Figurações in hoc signo»
Dez 7@11:30

Vila Viçosa, 19 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Sfumato. Figurações in hoc signo» de Annabela Rita vai ser apresentada dia 07 de dezembro, às 11h30, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Arquidiocese de Évora.

A obra, com o patrocínio Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia, tem por objeto de estudo o culto mariano na modelação da identidade portuguesa, lê-se no convite enviado à Agência ECCLESIA.

A autora da obra Sfumato. Figurações in hoc signo» é professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

LFS

Lamego: Homenagem a D. António Francisco dos Santos no Museu Diocesano
Dez 7@15:00

Lamego, 21 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego vai prestar uma homenagem, dia 07 de dezembro, a D. António Francisco Santos, bispo que faleceu a 11 de setembro de 2017.

A homenagem – um prolongamento da realizada na sua terra natal, a 29 de agosto de 2018 (data do seu aniversário natalício) – é presidida por D. António Couto e consta da apresentação do livro «Caminhando com D. António Francisco dos Santos. A propósito de um monumento em Tendais», feita por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

A sessão solene tem início pelas 15h00, no Museu Diocesano de Lamego, e encerra com o descerramento, no átrio do museu, de um quadro alusivo a D. António Francisco Santos da autoria do mestre António Bessa.

LFS

Igreja/Natal: Tarde de poesia natalícia no Museu da Consolata, em Fátima
Dez 7@15:30

Fátima, 03 dez 2019 (Ecclesia) – No «Consolata Museu – Arte Sacra e Etnologia», em Fátima, vai decorrer, dia 07 de dezembro, às 16h00, a 12ª edição «Tarde de Poesia Natalícia»

Após a abertura do Bazar de Natal, pelas 15h30, com trabalhos de artistas e artesãos locais, “num ambiente intimista”, várias crianças do 1º ciclo de Fátima “vão declamar poemas de sua autoria, inspirados nas coleções de presépios e Meninos Jesus que este museu conserva”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

Intercalando os vários poemas, vão existir “momentos musicais da responsabilidade dos alunos da Escola de Música e Artes de Ourém – OUREARTE”.

Esta atividade pretende, através das crianças, chamar a atenção do verdadeiro significado do Natal.

LFS

Algarve: Caritas Diocesana comemora 62 anos de atividade com ciclo de conferências
Dez 7@21:00

D. Manuel Quintas preside uma Eucaristia no Dia Mundial do Pobre, a 17 de novembro

Faro, 15 out 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve vai assinalar os seus 62 anos de existência, e os 50 anos do centro infantil, a partir desta sexta-feira, com um ciclo de conferências até 7 de dezembro, sempre às 21h00.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a conferência inaugural vai ser proferida pelo professor catedrático José Eduardo Borges de Pinho, da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, às 21h00 desta sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Tavira.

O Gabinete de Informação da Diocese do Algarve adianta que o ciclo de conferências vai percorrer as quatro vigararias da diocese e o professor universitário Juan Ambrosio vai falar dia 8 de novembro, em Loulé.

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, é o orador seguinte, no dia 15 do próximo mês, em Faro.

Os 62 anos da Cáritas Diocesana do Algarve e os 50 anos do centro infantil vão ser assinalados com uma Eucaristia, presidida pelo bispo D. Manuel Quintas, pelas 12h15, de 17 de novembro, Dia Mundial do Pobre, na Sé de Faro.

A conferência de encerramento vai ser realizada pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, dia 7 de dezembro, em Portimão.

A nota de imprensa informa também que a Cáritas algarvia vai realizar uma campanha de Natal e a manifestação de rua é a 21 de dezembro, na Paróquia das Ferreiras.

Para o próximo ano 2020, já estão agendadas as Jornadas de Ação Sociocaritativa, que têm lugar a 7 de março, no Centro Pastoral da Diocese do Algarve, em Ferragudo.

No Algarve foi criado o Conselho Consultivo da Cáritas Diocesana, que visa “ajudar a direção a tomar conhecimento da realidade em cada uma das vigararias e, posteriormente, à promoção de ações vocacionadas para essas realidades”, adiantou o presidente da instituição Carlos Oliveira.

CB/OC

Dez
8
Dom
Braga: Festa da Imaculada Conceição na Basílica do Sameiro
Dez 8 todo o dia

Braga, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A Basílica do Sameiro, em Braga, preparou um programa celebrativo para o dia 08 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

De 29 deste mês a 07 de dezembro realiza-se uma novena, com terço e missa, sendo que de segunda a sexta o terço e a missa são às 16h15 e aos sábados e domingos o terço é às 16h00 e a missa às 16h30, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia da Festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria (08 de dezembro) existem várias celebrações ao longo do dia com o hino AKATISTOS, às 15h00.

Na celebração das 11h00 vão ser admitidos novos irmãos da Confraria do Sameiro.

LFS