Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
2
Sáb
Algarve: Diocese dinamiza 14 dias de oração por vocações sacerdotais e religiosos
Nov 2_Nov 15 todo o dia

Foto: Folha do Domingo/Samuel Mendonça

Faro, 24 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai promover um Lausperene Diocesano itinerante, “a adoração permanente ao Santíssimo Sacramento”, em diversas comunidades para que surjam vocações sacerdotais e religiosas, durante 14 dias, de 2 a 15 de novembro.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que esta iniciativa vai “pedir a Deus” vocações de consagração, tanto no sacerdócio, como na vida religiosa ou nos institutos seculares.

O Lausperene Diocesano começa às pelas 21h00, de 2 de novembro, na Paróquia das Ferreiras, e depois de passar pelas várias comunidades paroquiais vai terminar com a celebração na Igreja matriz da Luz de Tavira, à mesma hora mas do dia 15.

A “cadeia de oração ininterrupta” ao Santíssimo Sacramento, 24 horas por dia, vai ser assegurada pelas paróquias das quatro vigararias – Loulé, Portimão, Faro e Tavira, pelas comunidades, congregações, grupos e movimentos católicos.

O jornal ‘Folha do Domingo’ destaca que o Lausperene Diocesano, promovido pela equipa formadora do Seminário de Faro, é uma das iniciativas “mais significativas” que a Igreja Católica no Algarve realiza desde 2004.

Uma dinâmica de oração promovida no contexto da Semana dos Seminários, que a Igreja Católica em Portugal dinamiza de 10 a 17 do próximo mês, com o tema ‘O Senhor não pensa apenas naquilo que tu és, mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser’, inspirado na exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’.

CB

Nov
9
Sáb
Ambiente: Escuteiros lançam projeto de limpeza de zonas costeiras e fluviais
Nov 9_Nov 24 todo o dia

Foto: CNE/João Fortunato

Lisboa, 25 out 2019 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai promover entre 9 e 24 novembro um projeto de limpeza de zonas costeiras e fluviais, em parceria com o Oceanário de Lisboa.

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do movimento informa, em comunicado, que esta é “uma ação ambiciosa, alargada a todo o país, de forma a demonstrar que estamos prontos a agir por um mundo melhor, e simultaneamente assinalar os 41 anos que passaram desde a primeira ação de limpeza de praias dinamizada pelo CNE”.

Além da operação de limpeza, vai decorrer uma formação para dirigentes das III e IV Secções e Caminheiros/Companheiros, denominada “Missão MAR”, no Oceanário de Lisboa, a 24 de novembro de 2019, entre as 10h00 e as 13h00

De acordo com José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, promotor desta ação, o objetivo é “impulsionar uma onda de mudança de comportamentos e agir localmente”, num “exercício importante de cidadania, numa área que precisa de mudanças sérias e de fundo, promovidas pelos jovens”.

OC

Nov
10
Dom
Vocações: «Para quem sou eu?» – Igreja interpela os jovens a responder à pergunta do Papa
Nov 10_Nov 17 todo o dia

D. António Augusto Azevedo pede «a todos os cristãos um especial apoio e carinho», na Semana dos Seminários

Lisboa, 09 nov 2019 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai promover a partir de domingo a Semana de Oração pelos Seminários 2019, que procura “animar os jovens” e “refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso”.

“É oportunidade para animar os jovens que fazem parte dos vários seminários do nosso país e reconhecer o precioso trabalho das equipas formadoras e de todos os que colaboram na vida dos seminários”, escreve D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Na mensagem enviada à Agência ECCLESIA, o bispo de Vila Real. assinala que a “todos os jovens” se renova o apelo do Papa Francisco para que cada um saiba responder à pergunta: «Para quem sou eu?»,

O responsável observa que “hoje é mais difícil de escutar e entender” “chamamento atrativo e fascinante” de Jesus pelos jovens porque são “bombardeados por uma variedade de estímulos e uma multiplicidade de propostas geradoras de muito ruído e dispersão”

A vocação significa antes de mais um dom, um presente, simultaneamente o mais precioso e o mais exigente”, assinala, e abrir-se a esse dom “implica um caminhar juntos com Cristo, na amizade e na liberdade”.

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que foi reitor do Seminário Maior do Porto, explica que estas casas são o espaço necessário para o “discernimento e para uma sólida configuração com Cristo”, um discernimento “favorecido pela vida comunitária” que ajuda cada um “na descoberta de si mesmo e do outro”.

“O Seminário é também o tempo indispensável para que o percurso de discernimento seja devidamente acompanhado, pessoal e comunitariamente”, acrescenta.

‘Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser’, é o lema da Semana dos Seminários 2019, que foi inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’.

“Os últimos capítulos deste texto que surge na sequência do último Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, correspondem à visão atual do magistério sobre o tema da vocação e concretamente da vocação ao ministério sacerdotal”, assinala D. António Augusto Azevedo.

A todos os cristãos, destaca, “é pedido, durante esta semana e sempre, um especial apoio e carinho” pelos seminários que se pode manifestar “na oração e na ajuda material”.

Os diversos materiais e subsídios para a Semana dos Seminários 2019 foram preparados pela Diocese de Aveiro e para animar e celebrar este período específico, para além do cartaz e da mensagem, existem um guião, uma pagela de oração, os mistérios do terço e a sugestão de uma vigília de oração, preces para a Oração Universal nas Missas e atividades dedicadas à infância, para os adolescentes e para os jovens, bem como um hino.

CB

 

Nov
11
Seg
Fátima: Conferência Episcopal reúne-se em Assembleia Plenária com a JMJ 2022 em agenda
Nov 11_Nov 14 todo o dia

Trabalhos debatem ainda tradução do Missal Romano

Lisboa, 05 nov 2019 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se em Assembleia Plenária, enttre hoje e quinta-feira, na Casa de Nossa Senhora das Dores, Santuário de Fátima.

Os trabalhos vão analisar a tradução do Missal Romano e abordar a preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2022, que vai decorrer em Lisboa, adianta uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A sessão de abertura, com discurso de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP, está marcada para as 16h00 de segunda-feira.

Depois do encerramento da Assembleia, no dia 14 de novembro, vai decorrer uma conferência de imprensa, pelas 14h30, na qual será apresentado o comunicado final.

A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005; é o conjunto dos bispos das dioceses que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços.

Para que uma Conferência Episcopal possa legislar com obrigação de acatamento em todas as dioceses, exigem-se pelo menos dois terços de votos favoráveis dos membros de pleno direito da Assembleia Plenária, a confirmação da Santa Sé e a promulgação segundo o direito canónico.

OC

Lusofonia: Fundação Fé e Cooperação dinamiza campanha solidária de Natal
Nov 11 2019_Jan 6 2020 todo o dia

«Um Natal para todos» é o objetivo da organização católica para o desenvolvimento

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Fundação católica Fé e Cooperação (FEC) começou a dinamizar a sua campanha de Natal ‘Presentes Solidários’, 11 no total, que contribuem para “mudar a vida de milhares de comunidades nos oito países lusófonos”, até 6 de janeiro.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a FEC informa que têm 11 presentes solidários para o Natal 2019, entre os 6 euros e os 250 euros, que vão apoiar comunidades em “todos os países lusófonos”.

O catálogo tem mesas e cadeiras para escolas afetadas pelo Ciclone Idai em Moçambique, refeições diárias para crianças acolhidas na Casa Bambran, na Guiné-Bissau, sacos de cimento para a construção de cinco salas de aula em três aldeias, em Angola, e aulas de mecânica para jovens do Centro de Acolhimento Irmãos Unidos, em Cabo Verde.

No sítio online www.presentessolidarios.pt existem também cadeiras de rodas e canadianas para idosos do lar D. Simoa Godinho, em São Tomé e Príncipe, kits para a prevenção da dengue para as comunidades de Santarém, na região amazónica do Brasil.

“Entre muitas outras propostas verdadeiramente transformadoras” estão ainda bolsas de voluntário para a formação dos voluntários portugueses que partem em missões internacionais ou um par de sapatilhas e uma mochila para crianças e jovens da região de Padiae, em Timor-Leste.

A Fundação católica Fé e Cooperação realça que a campanha ‘Presentes Solidários’ traduz o slogan ‘Dar a Duplicar!’, ou seja, os presentes são postais de Natal que se enviam “a um familiar ou amigo” – por email ou para uma morada – e, simultaneamente, é enviado o “bem concreto” para a comunidade lusófona.

Na edição de 2018, a organização angariou 2271 presentes solidários que apoiaram “mais de 3750 crianças e jovens nos países lusófonos”, ao longo deste ano.

Criada em 1990, a FEC é uma organização não-governamental para o desenvolvimento com mais de 25 projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa tem como missão promover “o desenvolvimento humano integral”, com a visão de construir uma sociedade onde “cada pessoa possa viver com dignidade e justiça”.

CB/OC

Nov
13
Qua
Santa Sé: Assembleia plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Nov 13_Nov 16 todo o dia

Cidade do Vaticano, 14 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal português e bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, está a participar, desde esta quarta-feira até 16 deste mês na assembleia plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

No centro do trabalho está “a identidade e a missão dos fiéis leigos no mundo” e conta com a participação de cardeais, bispos, mas sobretudo leigos – em alguns casos casais – que, com sua experiência eclesial e suas competências humanas e profissionais, foram chamados a colaborar na missão do dicastério.

Os membros e consultores são provenientes de mais de 20 países dos cinco continentes e experiências humanas e eclesiais muito diferentes.

“Alguns deles foram escolhidos pelo Papa Francisco em áreas periféricas, como a República Centro-Africana, o Mali ou a República Democrática do Congo, precisamente para enfatizar como estão no coração da missão evangelizadora da Santa Sé”, realça o site Vatican News.

Este sábado, 16 de novembro, o Papa Francisco recebe os participantes em audiência.

LFS

Nov
14
Qui
Media: Vaticano acolhe encontro dedicado à proteção de menores no mundo digital
Nov 14_Nov 15 todo o dia

Iniciativa reúne líderes religiosos, autoridades civis e representantes de companhias tecnológicas

Cidade do Vaticano, 12 nov 2019 (Eccleisa) – O Vaticano vai acolher entre quinta e sexta-feira um encontro dedicado à proteção de menores no mundo digital, com líderes religiosos, autoridades civis e representantes de companhias tecnológicas.

Os trabalhos iniciam-se com uma audiência concedida pelo Papa Francisco, prosseguindo na sede da Academia Pontifícia para as Ciências Sociais.

“Do conceito à ação” é o mote para o encontro, que visa “sugerir e apoiar iniciativas específicas e planos de atividade”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela organização do evento, com 80 participantes.

Entre os conferencias estão o xeque Saif Bin Zayed al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, e a rainha Sílvia, da Suécia.

OC

Igreja/Cultura: Igrejas da Diocese do Algarve recebem festival de órgão
Nov 14@21:30

Faro, 30 out 2019 (Ecclesia) – As igrejas de Faro, Portimão, Loulé (Boliqueime) e Tavira, na Diocese do Algarve, vão receber concertos do Festival de Órgão 2019, sempre às 21h30, da Associação Música XXI, de 1 a 30 de novembro.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha de Domingo’ adianta que ao todo são 15 apresentações, com sete organistas e vários cantores/instrumentistas distribuídos por 12 concertos, um concerto pedagógico, uma apresentação de alunos da Escola de Órgão e uma Missa acompanhada ao órgão.

“Procurando reforçar a relação próxima da comunidade com o evento, avançamos este ano com os ensaios abertos à população e convidamos os entusiastas do órgão na região a apresentarem-se em concerto”, adianta a organização, a Associação Música XXI.

O primeiro concerto é com o organista Gyula Szilágyi e o Coral Adágio na interpretação do Magnificat de João Rodrigues Esteves, esta sexta-feira, 1 de novembro, na igreja matriz de Portimão.

Esta igreja vai receber também música de câmara para órgão e voz, respetivamente com André Ferreira e Teresa Duarte no programa ‘Do lamento à exaltação’, no dia 8 do próximo mês.

Em Faro, os concertos começam com um solo de Gyula Szilágyi – música ibérica, italiana e inglesa – no sábado, dia 2, na Sé; E a 9 de novembro a apresentação da Missa da Coroação de Mozart, com o organista André Ferreira e o Coral Ossónoba.

Em Tavira, Inês Machado e Sara Pedro apresentam um programa de exaltação da voz feminina, no dia 15, na igreja da Misericórdia.

A igreja do Carmo (Faro) também recebe dois concertos, no dia 16 com Rui Paiva e o quarteto de cordas Arabesco, que apresentam sons dos séculos XVII e XVIII, e a 23 de novembro o concerto para órgão e dois sopranos, por António Duarte, Ana Paula Russo e Ariana Russo.

Uma ‘Viagem pela Europa musical: dos Descobrimentos à Ópera Italiana’, com a organista Célia Tavares, é apresentada a 22 de novembro, na igreja de Santiago, em Tavira, que recebe Javier Artigas e os Ministriles de Marsias no dia 29.

“A terminar os concertos em Faro, convidámos o organista espanhol Javier Artigas e os Ministriles de Marsias, conjunto de instrumentos históricos de sopro habitual nas capelas das catedrais, para uma autêntica batalha musical na Igreja da Sé com tientos, glosas, pangelinguas e ensaladas”, salienta a organização sobre o dia 30 de novembro.

A Sé do Algarve vai receber também as atividades extra-concertos a 12.ª edição do Festival de Órgão: Concerto pedagógico para crianças, às 10h00, de 14 de novembro; o concerto de alunos da escola de órgão da Sé, 16h00, dia 17, e à mesma hora, mas dia 24, a Eucaristia acompanhada ao órgão de tubos.

Entre outras instituições, o festival conta com a parceria do Cabido da Sé de Faro, da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Faro, das paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira, refere o jornal da Diocese do Algarve.

CB

Lisboa: Vigília de oração pelos seminários
Nov 14@21:30

Lisboa, 06 nov 2019 (Ecclesia) – Em plena Semana dos Seminários vai realizar-se, dia 14 deste mês, às 21h30, uma vigília de oração, em Lisboa.

A Vigília de Oração pelos Seminários decorre no Seminário dos Olivais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O antigo cardeal patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro (1928-1998), dizia que “Orar pelas Vocações é a primeira grande atividade que importa promover na Igreja”.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios afirma que a Semana dos Seminários, de 10 a 17 de novembro, é ocasião para “animar os jovens” e “refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso”.

LFS

 

Nov
15
Sex
Espiritualidade: Carmelitas organizam nova edição da Escola de Oração
Nov 15_Nov 17 todo o dia

Cinco fins-de-semana com atividades formativas

Fátima, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços, em colaboração com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, organiza a 2ª edição da Escola de Oração que tem início no próximo mês de novembro, na Domus Carmeli, em Fátima.

O calendário para o ano pastoral 2019-2020 será o seguinte: 1º Módulo «Deus e homem, busca e resposta» (15 a 17 de novembro de 2019); 2º Módulo «O crescimento interior» (17 a 19 de janeiro de 2020); 3º Módulo «Experiência contemplativa» (14 a 16 de fevereiro de 2020); 4º Módulo «Formar para a mistagogia» (24 a 26 de abril de 2020) e 5º Módulo «Vivência eclesial» (29 a 31 de maio de 2020), lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

“O bom acolhimento à primeira edição; o elevado número de participantes e de novos interessados; os desafios e sugestões recebidas dos alunos” deram motivação e razões suficientes para se continuar a dar o “melhor para a promoção da vida espiritual dos cristãos”, realça a nota.

A frequência desta Escola de Oração ajuda “a intensificar a vida de oração e prepara os seus participantes para serem dinamizadores da pastoral da oração nas comunidades”, realça.

LFS

Fátima: Carmelitas Descalços dinamizam «Escola de Oração» no ano pastoral 2019-2020
Nov 15_Nov 17 todo o dia

Fátima, 25 fev 2019 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços está a preparar uma nova edição da sua Escola de Oração, para o ano pastoral 2019-2020, que se vai realizar entre os meses de novembro e maio, na Domus Carmeli, em Fátima.

A ‘Escola de Oração’ dos Carmelitas Descalços, aberta a todos, tem “uma componente teórico-prática e mistagógica”, e desenvolve-se em cinco módulos durante cinco fins de semana, um por mês de novembro de 2019 a maio de 2020.

“Percorrerá os princípios fundamentais da oração cristã. A frequência ajudará a intensificar a vida de oração e preparará os seus participantes para serem dinamizadores da pastoral da oração nas suas comunidades”, assinalam.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a ordem religiosa explica que pelo “elevado número de interessados” na primeira edição, que está a decorrer, faltam dois módulos para terminar (5 a 7 de abril e 17 a 19 de maio), já calendarizaram a segunda edição para o novo ano pastoral.

1.º Módulo: Deus e homem, busca e resposta – 15 a 17 de novembro de 2019;
2.º Módulo: O crescimento interior – 17 a 19 de janeiro de 2020;
3.º Módulo: Experiência contemplativa – 14 a 16 de fevereiro de 2020;
4.º Módulo: Formar para a mistagogia – 24 a 26 de abril de 2020;
5.º Módulo: Vivência eclesial – 29 a 31 de maio de 2020;

A Escola de Oração dos Carmelitas Descalços tem um sítio online, onde os interessados podem inscrever-se no próximo ano pastoral.

A atual edição desta escola conta com aproximadamente 80 participantes presenciais e 35 na plataforma online, alguns de comunidades religiosas, “sobretudo de vida contemplativa”, e comunidades paroquiais.

CB

Lisboa: III Seminário «Escola de Cuidadores» sobre família e políticas sociais
Nov 15 todo o dia

Lisboa, 19 set 2019 (Ecclesia) – O III Seminário «Escola de Cuidadores», do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide (Lisboa), vai realizar-se a 15 de novembro, no auditório municipal Ruy de Carvalho, e vai abordar a “pedagogia do cuidar” e o tema “família, cuidadores e políticas sociais”.

A iniciativa, decorre das 09h30 às 17h30, da Escola de Cuidadores é um projeto de inovação social do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide que “procura responder aos desafios do envelhecimento da população, enquanto uma problemática de enorme interesse para toda a sociedade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Escola de Cuidadores aposta numa pedagogia do cuidar através do despertar da consciência da comunidade para a necessidade de pensar, refletir e preparar o envelhecimento, bem como da capacitação das pessoas para os novos e exigentes desafios da longevidade e para a prestação dos cuidados a pessoas dependentes, com especial enfoque nas demências.

LFS

Lisboa: Celebração de ação de graças pela canonização de frei Bartolomeu dos Mártires
Nov 15@18:15

Lisboa, 11 nov 2015 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente vai presidir, dia 15 deste mês, às 18h15, na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, em Lisboa, a uma missa por ocasião da canonização de São Bartolomeu dos Mártires.

A proclamação solene do decreto que inscreve Frei Bartolomeu dos Mártires no Livro dos Santos aconteceu no dia 10 de novembro, na Sé de Braga, tal como determinou o Papa Francisco.

Segundo o Boletim da Santa Sé do dia 6 de julho de 2019, o Papa Francisco “aprovou os votos favoráveis dos membros da congregação e estendeu o culto litúrgico em honra ao Beato Bartolomeu dos Mártires à Igreja Universal”, “inscrevendo-o no livro dos santos” por “canonização equipolente” – um processo instituído no século XVIII por Bento XIV, através do qual o Papa “vincula a Igreja como um todo para que observe a veneração de um Servo de Deus ainda não canonizado pela inserção de sua festividade no calendário litúrgico da Igreja universal, com Missa e Ofício Divino”.

Frei Bartolomeu dos Mártires, de seu nome Bartolomeu Fernandes, nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514, e é recordado como um modelo de benevolência e uma figura ímpar na dedicação à Igreja Católica.

LFS

Algarve: Caritas Diocesana comemora 62 anos de atividade com ciclo de conferências
Nov 15@21:00

D. Manuel Quintas preside uma Eucaristia no Dia Mundial do Pobre, a 17 de novembro

Faro, 15 out 2019 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve vai assinalar os seus 62 anos de existência, e os 50 anos do centro infantil, a partir desta sexta-feira, com um ciclo de conferências até 7 de dezembro, sempre às 21h00.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a conferência inaugural vai ser proferida pelo professor catedrático José Eduardo Borges de Pinho, da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa, às 21h00 desta sexta-feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Tavira.

O Gabinete de Informação da Diocese do Algarve adianta que o ciclo de conferências vai percorrer as quatro vigararias da diocese e o professor universitário Juan Ambrosio vai falar dia 8 de novembro, em Loulé.

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, é o orador seguinte, no dia 15 do próximo mês, em Faro.

Os 62 anos da Cáritas Diocesana do Algarve e os 50 anos do centro infantil vão ser assinalados com uma Eucaristia, presidida pelo bispo D. Manuel Quintas, pelas 12h15, de 17 de novembro, Dia Mundial do Pobre, na Sé de Faro.

A conferência de encerramento vai ser realizada pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, dia 7 de dezembro, em Portimão.

A nota de imprensa informa também que a Cáritas algarvia vai realizar uma campanha de Natal e a manifestação de rua é a 21 de dezembro, na Paróquia das Ferreiras.

Para o próximo ano 2020, já estão agendadas as Jornadas de Ação Sociocaritativa, que têm lugar a 7 de março, no Centro Pastoral da Diocese do Algarve, em Ferragudo.

No Algarve foi criado o Conselho Consultivo da Cáritas Diocesana, que visa “ajudar a direção a tomar conhecimento da realidade em cada uma das vigararias e, posteriormente, à promoção de ações vocacionadas para essas realidades”, adiantou o presidente da instituição Carlos Oliveira.

CB/OC

Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 15@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS