Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Jul
8
Seg
Portugal: Antigos Alunos dos Seminários realizam missão em Angola
Jul 8_Jul 20 todo o dia

Fátima, 05 jul 2019 (Ecclesia) – A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) vai enviar esta segunda-feira um grupo de dez missionários para uma missão no Sumbe, em Angola.

“Vamos viver o dia a dia da Missão do Gungo, na cidade e nas montanhas”, realça o presidente da direção da UASP sobre a iniciativa que vai ter a duração de 13 dias, até 20 de julho.

Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o padre Armindo Janeiro informa que os dez missionários, durante treze dias, vão participar nos diversos trabalhos da missão, “executando algumas tarefas de apoio à comunidade” e vão visitar “locais de maior interesse histórico e religioso, ambiental e paisagístico”.

A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses explica que a quinta etapa do projeto ‘Por Mares dantes navegados’ vai ter como ponto central a Missão do Gungo, “fruto de uma geminação” entre as Dioceses de Leiria-Fátima e do Sumbe.

A organização contextualiza que esta etapa está a desenvolver-se sob “o espírito do Mês e do Ano Missionário”, proclamados pelo Papa Francisco e pela Conferência Episcopal Portuguesa, respetivamente, com o intuito de “renovar o compromisso missionário da Igreja”.

A origem do projeto ‘Por mares dantes navegados’ foi marcada pela proclamação do ‘Ano da Fé’, pelo agora Papa emérito Bento XVI através da carta apostólica ‘Porta Fidei’, vivido entre outubro de 2012 e novembro de 2013.

O presidente da direção da UASP recorda que cada uma das etapas do projeto já permitiu aos missionários contatarem com comunidades de diversas dioceses em Cabo Verde, na Guiné Bissau, em São Tomé e Príncipe e na Madeira (Diocese do Funchal).

A União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses é uma pessoa jurídica canónica privada que foi fundada em 17 de setembro de 2011 e ereta pela Conferência Episcopal Portuguesa a 23 de outubro de 2012.

CB

Jul
15
Seg
Aveiro: Diocese dinamiza Campo de Férias missionário «MissiOn 2019»
Jul 15_Jul 20 todo o dia

Aveiro, 14 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro está a organizar o Campo de Férias missionário “MissiOn 2019”, para jovens dos 16 aos 25 anos de idade, que vai realizar-se em Portugal, entre 15 e 20 de julho.

“No espaço de uma semana são convidados a rasgar horizontes e a dar um pouco mais de si aos outros, num lugar e ambiente diferente, atentos ao próximo”, informa a organização.

Entre 15 e 20 de julho, o Campo de Férias ‘MissiOn 2019’ vai proporcionar a partilha de tempos de diversão e desporto mas também “tempos formativos e espirituais”.

A atividade destina-se as jovens dos 16 aos 25 anos que estejam ligados à vida cristã da Diocese de Aveiro, como grupo de catequese e de jovens, catequistas, acólitos, a movimentos juvenis.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, terminam no dia 5 de julho e o endereço de correio eletrónico para contacto é sdam@diocese-aveiro.pt para o qual deve ser enviada a inscrição com nome, morada, data de nascimento, paróquia; Os participantes menores têm de apresentar uma autorização do encarregado de educação.

O Serviço de Animação Missionária promove uma reunião de preparação, de participação obrigatória, no dia 6 de julho, pelas 10h00, no CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

CB

Jul
18
Qui
Paços de Ferreira: «Vocal Art Competição Coral» apresenta música sacra e folk
Jul 18_Jul 21 todo o dia

cartaz

Paços de Ferreira, 05 jul 2019 (Ecclesia) – O ‘Vocal Art Competição Coral’, iniciativa que pretende dinamizar a produção musical sacra e folk, “manifestação cultural de excecional beleza artística e vocal”, vai ter lugar entre 18 e 21 de julho, em Paços de Ferreira (Diocese do Porto).

“O Vocal Art Competição Coral contribuirá para o crescimento da participação coletiva e para a qualificação cultural da região. Quer os grupos internacionais presentes, quer os grupos nacionais, ficarão gratos e absolutamente satisfeitos quando se depararem com as igrejas e as salas de concerto esgotadas”, divulga a organização.

O programa enviado à Agência ECCLESIA informa que a igreja Matriz de Paredes recebe um concerto não competitivo, de antecipação do evento, já no domingo dia 14 de julho, às 21h30.

Depois da sessão de abertura, no primeiro dia do ‘Vocal Art Competição Coral’, 18 de julho, a igreja Matriz de Freamunde recebe o Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa e a Nova Era Vocal Ensemble, também num concerto não competitivo, a partir das 21h30.

No dia seguinte, é o Salão Paroquial de Eiriz que acolhe o orfeão local e o Ensemble Vocal Pro Musica, às 21h30.

O Mosteiro de Ferreira é palco da competição Sacra A e B – Nova Era Vocal Ensemble, Coro Feminino da Academia de Música de Paredes e Coro de Cámara Ainur de Espanha – a partir das 18h00, de sábado 20 de julho; Na manhã de domingo, o concurso continua com três grupos de Portugal e um da Polónia, às 11h00.

A competição ‘Coro dos Coros’, com os vencedores nas categorias Folk e Sacro, começa às 17h00, do dia 21, no Salão Paroquial de Meixomil, onde a partir as 18h30 tem lugar a sessão de entrega de prémios e de encerramento do evento.

O Vocal Art Competição Coral também vai passar pela igreja Matriz de Paços de Ferreira e pela igreja Matriz de Raimonda e noutros espaços como o auditório da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, que recebe a competição Folk, ou na câmara municipal.

“Qualquer evento cultural representa, obviamente, a divulgação de uma freguesia, paróquia, cidade, concelho ou nação e do seu património”, destaca a organização do evento.

CB/OC

Jul
19
Sex
Lisboa: Paróquia do Campo Grande promove retiro para jovens trabalhadores
Jul 19_Jul 21 todo o dia

Lisboa, 12 jul 2019 (Ecclesia) – A Paróquia do Campo Grande (Lisboa) organiza, de 19 a 21 deste mês, um fim-de-semana para jovens trabalhadores que procuram “tempo para estar com Deus… e descansar”.

O retiro «A Caminho de Emaús» realiza-se no Seminário de Penafirme (zona oeste do Patriarcado de Lisboa), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Se começaste a trabalhar há pouco tempo, ou estás na fase final do curso, e tens dificuldade em encontrar tempos para parar e descansar em Jesus, podes aproveitar este retiro» refere a nota.

LFS

Jul
20
Sáb
Espiritualidade: Encontro «Os jovens são o agora de Deus» em Betânia
Jul 20 todo o dia

Lisboa, 17 jul 2019 (Ecclesia) – A Fundação Betânia promove, dia 20 deste mês, o segundo encontro de verão, na sua sede (Colares – Sintra), sobre «Os jovens são o agora de Deus».

Com o tema central «O futuro que procuramos», esta sessão, das 10h00 às 18h00, tem como oradora Maria José Melo Antunes que lança o tema: «Pacto global para mudar a economia atual e atribuir uma alma à economia de amanhã»; «Não podemos mudar porque não queremos mudar? Causas profundas da crise atual» e «Onde estão os obstáculos? Como superá-los? Na economia real? No ensino da economia? Na vida quotidiana?», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

De tarde, vários intervenientes vão falar sobre «O que querem e como estão a actuar os jovens?», lê-se

A Fundação Betânia propõe-se suscitar a procura de novos alicerces culturais e espirituais, que conduzam à realização harmoniosa do ser humano, na sua globalidade, e abram caminhos a modos de vida e a relações sociais orientadas segundo o primado do amor e criar espaços de beleza, de silêncio, de interioridade e de comunhão, que incentivem o encontro mais fundo de cada pessoa consigo própria, com os outros, com natureza e com o Absoluto.

LFS   

Fátima: Diocese de Coimbra peregrina com o lema «Celebrar e Acolher»
Jul 20 todo o dia

Coimbra, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A peregrinação da Diocese de Coimbra ao Santuário de Fátima realiza-se no dia 20 de julho (sábado) sob o tema do ano pastoral «Celebrar e Acolher».

O bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, preside à peregrinação que começa, pelas 10h00, com a recitação do terço na Capelinha das Aparições e pelas 11h00, o prelado preside à eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

De tarde realiza-se uma assembleia diocesana na Basílica da Santíssima Trindade.

Os movimentos, confrarias, irmandades, misericórdias levam os seus estandartes, que utilizarão na procissão desde da capelinha até a basílica para a celebração da eucaristia.

LFS

Fátima: Santuário oferece férias para pais de pessoas com deficiência
Jul 20_Ago 30 todo o dia

Iniciativa decorre em vários turnos, de 20 de julho a 30 de agosto

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 21 jun 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher de 20 de julho a 30 de agosto a 13.ª edição de férias para pais que têm filhos com deficiência, com cinco turnos.

A iniciativa, promovida pelo Santuário de Fátima com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, tem o objetivo de “oferecer a possibilidade de um tempo de férias” às pessoas com deficiência e aos seus pais “um tempo de descanso, às vezes o único no ano”, durante o qual os seus filhos ficam entregues a um corpo de voluntários.

Os turnos decorrem de 20 a 26 de julho; 30 julho a 5 de agosto; 7 a 13 de agosto; 16 a 22 de agosto; e 24 a 30 agosto

O Santuário de Fátima apresenta, na sua página, informações para as pessoas interessadas nas inscrições e para voluntários.

OC

Igreja: «Jesus Summer Fest» – um encontro para a juventude açoriana
Jul 20@9:00_23:59

Angra do Heroísmo, Açores, 19 jun 2019 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude de Angra está a organizar o ‘Jesus Summer Fest’, um encontro com música, espiritualidade, desporto e lazer, entre as 09h00 e a meia-noite de 20 de julho, no Relvão, em Ponta Delgada.

“Queremos aliar a espiritualidade e a fé com a música e demais atividades propostas numa perfeita simbiose, constituindo assim, uma oportunidade de evangelização dos jovens a partir dos próprios jovens e das diferentes atividades”, explicou o responsável da pastoral juvenil na diocese de Angra.

O padre Norberto Brum afirma que com atividades que “são do gosto e apreciadas pelos jovens” pretendem “proporcionar um dia de verão verdadeiramente diferente, mobilizador e, sobretudo, inspirador”, divulga o sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

A partir das 09h00, o ‘Jesus Summer Fest’ vai proporcionar desporto – incluindo desportos radicais -, workshops de promoção de hábitos de vida saudáveis, atividades promocionais de bons e saudáveis hábitos de alimentação, dinâmicas de grupo, concertos, DJ, uma “minifeira” com instituições ligadas à saúde, combate às dependências e voluntariado.

Até à meia-noite do dia 20 de julho, no Relvão, em Ponta Delgada, os jovens vão ter uma Tenda da Adoração e Eucaristia, a atuação do Dj Priest e da Banda Jota, da Diocese da Guarda, espaços de partilha e troca de experiências, jogos tradicionais, uma “minifeira” do Livro com literatura juvenil, entre outras propostas.

“Tudo se conjuga para que este multifestival seja um acontecimento marcante na vida dos nossos jovens neste verão, culminando a caminhada que foi feita ao longo deste ano pastoral”, destaca o padre Norberto Brum, divulga o sítio ‘Igreja Açores’.

O diretor Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra assinala que querem um festival que “seja inclusivo, onde haja espaço para todos os jovens”, “como pede o Papa Francisco” no número 234 da Exortação ‘Cristo Vive’, e que coloque a manifesto “o desejo da Igreja chegar a todos” e seja “acolhedora, aberta e inclusiva”.

CB

 

Jul
21
Dom
Cultura: «Sons do Silêncio, a Música e o Barroco» na Torre dos Clérigos e no Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Jul 21 todo o dia

Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Cabeceiras de Basto; Foto D.R

Porto, 30 mai 2019 (Ecclesia) – A Torre dos Clérigos, no Porto, e o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, vão receber o ciclo musical ‘Sons do Silêncio, a Música e o Barroco’, nos dias 2 de junho e 7 e 21 de julho.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto informa que o ciclo musical conta com concertos pedagógicos e comentados por Pedro Sousa Silva, Ricardo Leitão Pedro e Dimitris Andrikopoulos.

A Torre dos Clérigos, na cidade do Porto, recebe o primeiro concerto do ciclo ‘Sons do Silêncio’, com Pedro Alexandre Sousa e Silva e Ricardo Leitão Pedro, às 18h00 deste domingo, de 2 de junho.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, recebe os dois concertos seguintes, primeiro ‘Sete obras, sete flautas, um flautista’, com Pedro Sousa Silva e Dimitris Andrikopoulos, a partir das 17h30, de 7 de julho.

Depois, no dia 21 julho, o monumento beneditino recebe Pedro Alexandre Sousa e Silva e Ricardo Leitão Pedro para um concerto pedagógico comentado, às 18h30.

“A música barroca é toda a música ocidental correlacionada com a época cultural homónima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera por Cláudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750”, contextualiza.

O ciclo musical ‘Sons do Silêncio, a Música e o Barroco’ faz parte do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’.

“A música, no Barroco, expandiu em tamanho, variedade e complexidade de performance instrumental da época, além de também estabelecer inúmeras formas musicais novas. Inúmeros termos e conceitos deste Período ainda são usados até hoje”, explica a organização.

O programa ‘Mosteiro de Emoções’, até julho integra 23 atividades para “um público diversificado”, desenvolve-se em três eixos temáticos – “Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar” – com “iniciativas culturais e artísticas diversas” e formatos, como exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops.

CB

Jul
22
Seg
Azambuja: Centro Social Paroquial promove a semana dos avós e netos
Jul 22_Jul 26 todo o dia

Azambuja, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O Centro Social Paroquial de Azambuja (Diocese de Lisboa) promove, de 22 a 26 deste mês, a semana dos avós e netos com várias atividades que envolvem toda a comunidade.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são o sinal “mais visível de que a solidariedade é, e será no futuro, o pilar principal para a construção de uma sociedade mais coesa e mais humana”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Social Paroquial de Azambuja entende que é “cada vez mais importante valorizar a população idosa, ajudando a sociedade e a família a redescobrir um espírito de solidariedade intergeracional, entre crianças, jovens, adultos e os mais velhos”.

O Dia dos Avós (Dia de São Joaquim e Santa Ana) celebra-se a 26 deste mês e nesse data, às 10h30, com a eucaristia no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja e pelas 16h30 nos jardins do Centro Social Paroquial de Azambuja o arraial dos avós.

Atelier de Culinária «A Festa do Pão»; Atelier em movimento «Ginástica para Avós e Netos», Espaço «Mais Saúde» e Sessão Fotográfica «Rugas com História» são algumas atividades ao longo dos dias

LFS

Portugal: Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica dedicado à «missão»
Jul 22@17:00_Jul 26@15:00

Fátima, 17 abr 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade de Portugal, vai promover o seu encontro nacional, este ano centrado na missão, de 22 a 26 de julho, em Fátima.

“O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é uma proposta de estudo e de práticas litúrgicas que vão abrindo caminhos novos na renovação conciliar da liturgia”, explica o secretariado num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

‘Liturgia e Missão’ é o tema do 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica no contexto do atual ano missionário especial ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

“Toda a liturgia deve ser entendida e vivida como atividade missionária, não só porque na liturgia se reza pelas missões, mas sobretudo porque todas as atividades missionárias se destinam à liturgia, como sua fonte e fim último”, realça o SNL.

Do programa destaca-se, por exemplo, a conferência de D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, sobre ‘O envio missionário nos sacramentos do serviço e da comunhão’, a partir das 15h00, de dia 24 de julho, e ‘A dimensão litúrgica da missão’ que vai ser apresentada por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, no dia seguinte às 16h30.

Os padres Carlos Aquino, da Diocese do Algarve, e Jorge Vilaça, da Arquidiocese de Braga, vão falar, respetivamente, sobre ‘O desafio missionário da Iniciação Cristã’ e ‘A dimensão missionária dos sacramentos da cura’.

No 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica o presidente do Serviço Nacional de Música Sacra, o padre António Cartageno, apresenta ‘Música e evangelização dos jovens’ e o Serviço Nacional de Acólitos um setor ‘ao serviço da missão’.

O diretor do Secretariado Nacional de Liturgia realça que o programa “privilegia o encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e presente” nas diferentes celebrações litúrgicas como as Eucaristias e a Liturgia das Horas, a Celebração Penitencial “com possibilidade de reconciliação sacramental individual e a leitura do Martirológio Romano”.

“A formação será orientada de acordo com a pedagogia litúrgica, bem formulada no Catecismo da Igreja Católica”, acrescenta o padre Pedro Ferreira.

O sacerdote, da Ordem dos Carmelitas Descalços, afirma que a renovação litúrgica “não se limita aos ritos e às preces” mas renova “a própria atividade missionária ad gentes”, assinalando que o aumento dos missionários leigos “é, certamente, um fruto da liturgia renovada”, que interpela os fiéis na língua mãe e “os envia em missão, em circunstâncias muito estranhas que apontam para a fé”.

O 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica da Igreja Católica em Portugal começa às 17h00 de 22 de julho e termina com a Missa na Basílica da Santíssima Trindade (11h00), no dia 26, e as inscrições podem ser realizadas online.

CB

Jul
23
Ter
Igreja/Jovens: Estudantes católicos acampam na praia de Canaveias
Jul 23_Jul 29 todo o dia

Leiria, 28 jun 2019 (Ecclesia) – O Movimento Católico de Estudantes (MCE) das Dioceses de Leiria-Fátima e Aveiro organizam, de 23 a 29 de julho, um acampamento de verão na praia fluvial de Canaveias.

Uma semana diferente, “para quebrar a rotina das férias, onde também haverá sol, piscina natural e muita diversão”, mas também onde se poderá “refletir sobre coisas que podes nunca ter pensado, onde podes ter experiências de oração diferentes e únicas e de onde levarás grandes amizades”, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

Esta iniciativa decorre na Praia Fluvial de Canaveias (distrito de Coimbra) e é destinada a todos os jovens estudantes com mais de 14 anos.

LFS

Jul
24
Qua
Férias: Juventude convidada a viver um «verão hospitaleiro» com S. João de Deus
Jul 24_Jul 31 todo o dia

«Compromisso, solidariedade, serviço, oração» são as propostas para os Campos de Férias

Lisboa, 04 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira vai promover campos de férias onde os jovens podem experimentar algo que “os ajude a ver o mundo de forma diferente”, durante as férias de verão, entre julho e setembro, em Portugal continental e ilhas.

“No programa há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro”, disse o padre Alberto Mendes em declarações à Agência ECCLESIA.

O sacerdote explica que na iniciativa ‘Verão Hospitaleiro com S. João de Deus’ os jovens vão “descobrindo como é bom estar inteiramente para o outro que precisa” e, normalmente, os participantes querem “repetir a experiência e até a viver mais a hospitalidade no seu dia-a-dia”.

A Juventude Hospitaleira informa que ‘compromisso, solidariedade, serviço, oração’ são palavras-chave para os campos de férias que vão tornar o “verão inesquecível” e a primeira semana, entre 24 e 31 de julho, é na Casa de Saúde do Telhal, no Concelho de Sintra, e “há sempre surpresas” no programa da iniciativa que vai ser replicada na Arquidiocese de Braga, regressa ao Patriarcado de Lisboa e realiza-se também nas Dioceses de Angra e Funchal.

“No Telhal, concretamente, temos a oportunidade de ter instalações próprias, um centro da juventude, mesmo ao lado das pessoas que precisam da ajuda voluntária e solidária dos jovens, onde podem fazer o seu dia-a-dia durante uma semana sem ir a casa”, assinala o padre Alberto Mendes.

Os jovens vão participar em atividades de voluntariado com doentes de foro psiquiátrico, “concretamente de animação, convívio e ajuda em pequenas atividades” e o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus acrescenta que também há “momentos de formação, oração e partilha com dinâmicas”.

A Juventude Hospitaleira, movimento juvenil católico, foi fundada pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, em 1988, e, segundo o entrevistado, o carisma da hospitalidade “continua a ser muito importante” no mundo.

“Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte”, salientou o padre Alberto Mendes.

CB/

Jul
25
Qui
JOC: Encontro europeu de militantes realiza-se no Porto
Jul 25_Jul 29 todo o dia

Porto, 17 jul 2019 (Ecclesia) – A Juventude Operária Católica (JOC) promove, de 25 a 29 de julho, na cidade do Porto o encontro europeu de militantes que tem como tema «Dar esperança aos jovens no futuro do trabalho depois da Laudato Si».

Esta atividade vai realizar-se no Centro Escutista de São Mamede de Infesta e inclui seminários e workshops de desenvolvimento, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com a presença de aproximadamente 120 jovens vindos de Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Hungria, Inglaterra, Irlanda e Escócia, o encontro tem como objetivos «Promover o trabalho digno e a dignidade da pessoa humana» e «Partilhar e trocar experiências e expressar a preocupação de jovens trabalhadores», lê-se no comunicado.

«Aspirar os jovens trabalhadores a trabalhar por um futuro melhor»; «Trabalhar a “Laudato si” com as atuais realidades dos jovens trabalhadores»; «Formar jovens trabalhadores a serem protagonistas nas suas próprias vidas» e «Promover os benefícios de usar o método da JOC (Revisão de Vida Operária) e também comprometer-se com a responsabilidade pessoal, regional e nacional pela missão da JOC» são também as propostas deste encontro europeu.

LFS

Santarém: Campo de férias Missionário em Alcobertas
Jul 25_Jul 30 todo o dia

Santarém, 10 jul 2019 (Ecclesia) – Os «Focos de Esperança» (Movimento juvenil ligado ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família) promove, de 25 a 30 de julho, em Alcobertas (diocese de Santarém), um campo de férias missionário.

A iniciativa, destinada a jovens com mais de 16 anos, é “tempo para partilhar, conviver, rezar, dar um pouco de ti aos outros” e “certamente umas férias que deixarão uma marca na tua vida”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA,

“Arriscas fazer esta experiência com outros jovens e, sobretudo, com Jesus Cristo?” é a proposta lançada por este movimento que bebe do carisma de toda a obra fundada por monsenhor Alves Brás.

Presentes nos vários locais onde as Cooperadoras da Família desenvolvem a sua missão, os jovens «Focos de Esperança», desenvolvem um conjunto de atividades onde se destacam encontros, retiros, caminhadas, campos de férias e outras iniciativas que os ajudam num percurso individual e coletivo de vivência de fé e de testemunho na Igreja e em Igreja.

LFS