Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
2
Sáb
Algarve: Diocese dinamiza 14 dias de oração por vocações sacerdotais e religiosos
Nov 2_Nov 15 todo o dia

Foto: Folha do Domingo/Samuel Mendonça

Faro, 24 out 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai promover um Lausperene Diocesano itinerante, “a adoração permanente ao Santíssimo Sacramento”, em diversas comunidades para que surjam vocações sacerdotais e religiosas, durante 14 dias, de 2 a 15 de novembro.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que esta iniciativa vai “pedir a Deus” vocações de consagração, tanto no sacerdócio, como na vida religiosa ou nos institutos seculares.

O Lausperene Diocesano começa às pelas 21h00, de 2 de novembro, na Paróquia das Ferreiras, e depois de passar pelas várias comunidades paroquiais vai terminar com a celebração na Igreja matriz da Luz de Tavira, à mesma hora mas do dia 15.

A “cadeia de oração ininterrupta” ao Santíssimo Sacramento, 24 horas por dia, vai ser assegurada pelas paróquias das quatro vigararias – Loulé, Portimão, Faro e Tavira, pelas comunidades, congregações, grupos e movimentos católicos.

O jornal ‘Folha do Domingo’ destaca que o Lausperene Diocesano, promovido pela equipa formadora do Seminário de Faro, é uma das iniciativas “mais significativas” que a Igreja Católica no Algarve realiza desde 2004.

Uma dinâmica de oração promovida no contexto da Semana dos Seminários, que a Igreja Católica em Portugal dinamiza de 10 a 17 do próximo mês, com o tema ‘O Senhor não pensa apenas naquilo que tu és, mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser’, inspirado na exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’.

CB

Nov
9
Sáb
Ambiente: Escuteiros lançam projeto de limpeza de zonas costeiras e fluviais
Nov 9_Nov 24 todo o dia

Foto: CNE/João Fortunato

Lisboa, 25 out 2019 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai promover entre 9 e 24 novembro um projeto de limpeza de zonas costeiras e fluviais, em parceria com o Oceanário de Lisboa.

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do movimento informa, em comunicado, que esta é “uma ação ambiciosa, alargada a todo o país, de forma a demonstrar que estamos prontos a agir por um mundo melhor, e simultaneamente assinalar os 41 anos que passaram desde a primeira ação de limpeza de praias dinamizada pelo CNE”.

Além da operação de limpeza, vai decorrer uma formação para dirigentes das III e IV Secções e Caminheiros/Companheiros, denominada “Missão MAR”, no Oceanário de Lisboa, a 24 de novembro de 2019, entre as 10h00 e as 13h00

De acordo com José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, promotor desta ação, o objetivo é “impulsionar uma onda de mudança de comportamentos e agir localmente”, num “exercício importante de cidadania, numa área que precisa de mudanças sérias e de fundo, promovidas pelos jovens”.

OC

Nov
10
Dom
Vocações: «Para quem sou eu?» – Igreja interpela os jovens a responder à pergunta do Papa
Nov 10_Nov 17 todo o dia

D. António Augusto Azevedo pede «a todos os cristãos um especial apoio e carinho», na Semana dos Seminários

Lisboa, 09 nov 2019 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai promover a partir de domingo a Semana de Oração pelos Seminários 2019, que procura “animar os jovens” e “refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso”.

“É oportunidade para animar os jovens que fazem parte dos vários seminários do nosso país e reconhecer o precioso trabalho das equipas formadoras e de todos os que colaboram na vida dos seminários”, escreve D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

Na mensagem enviada à Agência ECCLESIA, o bispo de Vila Real. assinala que a “todos os jovens” se renova o apelo do Papa Francisco para que cada um saiba responder à pergunta: «Para quem sou eu?»,

O responsável observa que “hoje é mais difícil de escutar e entender” “chamamento atrativo e fascinante” de Jesus pelos jovens porque são “bombardeados por uma variedade de estímulos e uma multiplicidade de propostas geradoras de muito ruído e dispersão”

A vocação significa antes de mais um dom, um presente, simultaneamente o mais precioso e o mais exigente”, assinala, e abrir-se a esse dom “implica um caminhar juntos com Cristo, na amizade e na liberdade”.

O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que foi reitor do Seminário Maior do Porto, explica que estas casas são o espaço necessário para o “discernimento e para uma sólida configuração com Cristo”, um discernimento “favorecido pela vida comunitária” que ajuda cada um “na descoberta de si mesmo e do outro”.

“O Seminário é também o tempo indispensável para que o percurso de discernimento seja devidamente acompanhado, pessoal e comunitariamente”, acrescenta.

‘Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser’, é o lema da Semana dos Seminários 2019, que foi inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Christus Vivit’.

“Os últimos capítulos deste texto que surge na sequência do último Sínodo dos Bispos sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional, correspondem à visão atual do magistério sobre o tema da vocação e concretamente da vocação ao ministério sacerdotal”, assinala D. António Augusto Azevedo.

A todos os cristãos, destaca, “é pedido, durante esta semana e sempre, um especial apoio e carinho” pelos seminários que se pode manifestar “na oração e na ajuda material”.

Os diversos materiais e subsídios para a Semana dos Seminários 2019 foram preparados pela Diocese de Aveiro e para animar e celebrar este período específico, para além do cartaz e da mensagem, existem um guião, uma pagela de oração, os mistérios do terço e a sugestão de uma vigília de oração, preces para a Oração Universal nas Missas e atividades dedicadas à infância, para os adolescentes e para os jovens, bem como um hino.

CB

 

Nov
11
Seg
Lusofonia: Fundação Fé e Cooperação dinamiza campanha solidária de Natal
Nov 11 2019_Jan 6 2020 todo o dia

«Um Natal para todos» é o objetivo da organização católica para o desenvolvimento

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Fundação católica Fé e Cooperação (FEC) começou a dinamizar a sua campanha de Natal ‘Presentes Solidários’, 11 no total, que contribuem para “mudar a vida de milhares de comunidades nos oito países lusófonos”, até 6 de janeiro.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a FEC informa que têm 11 presentes solidários para o Natal 2019, entre os 6 euros e os 250 euros, que vão apoiar comunidades em “todos os países lusófonos”.

O catálogo tem mesas e cadeiras para escolas afetadas pelo Ciclone Idai em Moçambique, refeições diárias para crianças acolhidas na Casa Bambran, na Guiné-Bissau, sacos de cimento para a construção de cinco salas de aula em três aldeias, em Angola, e aulas de mecânica para jovens do Centro de Acolhimento Irmãos Unidos, em Cabo Verde.

No sítio online www.presentessolidarios.pt existem também cadeiras de rodas e canadianas para idosos do lar D. Simoa Godinho, em São Tomé e Príncipe, kits para a prevenção da dengue para as comunidades de Santarém, na região amazónica do Brasil.

“Entre muitas outras propostas verdadeiramente transformadoras” estão ainda bolsas de voluntário para a formação dos voluntários portugueses que partem em missões internacionais ou um par de sapatilhas e uma mochila para crianças e jovens da região de Padiae, em Timor-Leste.

A Fundação católica Fé e Cooperação realça que a campanha ‘Presentes Solidários’ traduz o slogan ‘Dar a Duplicar!’, ou seja, os presentes são postais de Natal que se enviam “a um familiar ou amigo” – por email ou para uma morada – e, simultaneamente, é enviado o “bem concreto” para a comunidade lusófona.

Na edição de 2018, a organização angariou 2271 presentes solidários que apoiaram “mais de 3750 crianças e jovens nos países lusófonos”, ao longo deste ano.

Criada em 1990, a FEC é uma organização não-governamental para o desenvolvimento com mais de 25 projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa tem como missão promover “o desenvolvimento humano integral”, com a visão de construir uma sociedade onde “cada pessoa possa viver com dignidade e justiça”.

CB/OC

Nov
13
Qua
Santa Sé: Assembleia plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
Nov 13_Nov 16 todo o dia

Cidade do Vaticano, 14 nov 2019 (Ecclesia) – O cardeal português e bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, está a participar, desde esta quarta-feira até 16 deste mês na assembleia plenária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

No centro do trabalho está “a identidade e a missão dos fiéis leigos no mundo” e conta com a participação de cardeais, bispos, mas sobretudo leigos – em alguns casos casais – que, com sua experiência eclesial e suas competências humanas e profissionais, foram chamados a colaborar na missão do dicastério.

Os membros e consultores são provenientes de mais de 20 países dos cinco continentes e experiências humanas e eclesiais muito diferentes.

“Alguns deles foram escolhidos pelo Papa Francisco em áreas periféricas, como a República Centro-Africana, o Mali ou a República Democrática do Congo, precisamente para enfatizar como estão no coração da missão evangelizadora da Santa Sé”, realça o site Vatican News.

Este sábado, 16 de novembro, o Papa Francisco recebe os participantes em audiência.

LFS

Nov
14
Qui
Media: Vaticano acolhe encontro dedicado à proteção de menores no mundo digital
Nov 14_Nov 15 todo o dia

Iniciativa reúne líderes religiosos, autoridades civis e representantes de companhias tecnológicas

Cidade do Vaticano, 12 nov 2019 (Eccleisa) – O Vaticano vai acolher entre quinta e sexta-feira um encontro dedicado à proteção de menores no mundo digital, com líderes religiosos, autoridades civis e representantes de companhias tecnológicas.

Os trabalhos iniciam-se com uma audiência concedida pelo Papa Francisco, prosseguindo na sede da Academia Pontifícia para as Ciências Sociais.

“Do conceito à ação” é o mote para o encontro, que visa “sugerir e apoiar iniciativas específicas e planos de atividade”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela organização do evento, com 80 participantes.

Entre os conferencias estão o xeque Saif Bin Zayed al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, e a rainha Sílvia, da Suécia.

OC

Nov
15
Sex
Espiritualidade: Carmelitas organizam nova edição da Escola de Oração
Nov 15_Nov 17 todo o dia

Cinco fins-de-semana com atividades formativas

Fátima, 15 jul 2019 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços, em colaboração com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, organiza a 2ª edição da Escola de Oração que tem início no próximo mês de novembro, na Domus Carmeli, em Fátima.

O calendário para o ano pastoral 2019-2020 será o seguinte: 1º Módulo «Deus e homem, busca e resposta» (15 a 17 de novembro de 2019); 2º Módulo «O crescimento interior» (17 a 19 de janeiro de 2020); 3º Módulo «Experiência contemplativa» (14 a 16 de fevereiro de 2020); 4º Módulo «Formar para a mistagogia» (24 a 26 de abril de 2020) e 5º Módulo «Vivência eclesial» (29 a 31 de maio de 2020), lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

“O bom acolhimento à primeira edição; o elevado número de participantes e de novos interessados; os desafios e sugestões recebidas dos alunos” deram motivação e razões suficientes para se continuar a dar o “melhor para a promoção da vida espiritual dos cristãos”, realça a nota.

A frequência desta Escola de Oração ajuda “a intensificar a vida de oração e prepara os seus participantes para serem dinamizadores da pastoral da oração nas comunidades”, realça.

LFS

Fátima: Carmelitas Descalços dinamizam «Escola de Oração» no ano pastoral 2019-2020
Nov 15_Nov 17 todo o dia

Fátima, 25 fev 2019 (Ecclesia) – A Ordem dos Carmelitas Descalços está a preparar uma nova edição da sua Escola de Oração, para o ano pastoral 2019-2020, que se vai realizar entre os meses de novembro e maio, na Domus Carmeli, em Fátima.

A ‘Escola de Oração’ dos Carmelitas Descalços, aberta a todos, tem “uma componente teórico-prática e mistagógica”, e desenvolve-se em cinco módulos durante cinco fins de semana, um por mês de novembro de 2019 a maio de 2020.

“Percorrerá os princípios fundamentais da oração cristã. A frequência ajudará a intensificar a vida de oração e preparará os seus participantes para serem dinamizadores da pastoral da oração nas suas comunidades”, assinalam.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a ordem religiosa explica que pelo “elevado número de interessados” na primeira edição, que está a decorrer, faltam dois módulos para terminar (5 a 7 de abril e 17 a 19 de maio), já calendarizaram a segunda edição para o novo ano pastoral.

1.º Módulo: Deus e homem, busca e resposta – 15 a 17 de novembro de 2019;
2.º Módulo: O crescimento interior – 17 a 19 de janeiro de 2020;
3.º Módulo: Experiência contemplativa – 14 a 16 de fevereiro de 2020;
4.º Módulo: Formar para a mistagogia – 24 a 26 de abril de 2020;
5.º Módulo: Vivência eclesial – 29 a 31 de maio de 2020;

A Escola de Oração dos Carmelitas Descalços tem um sítio online, onde os interessados podem inscrever-se no próximo ano pastoral.

A atual edição desta escola conta com aproximadamente 80 participantes presenciais e 35 na plataforma online, alguns de comunidades religiosas, “sobretudo de vida contemplativa”, e comunidades paroquiais.

CB

Lisboa: III Seminário «Escola de Cuidadores» sobre família e políticas sociais (c/vídeo)
Nov 15 todo o dia

Lisboa, 15 nov 2019 (Ecclesia) – O III Seminário «Escola de Cuidadores», do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide (Lisboa), vai realizar-se hoje, no auditório municipal Ruy de Carvalho, e vai abordar a “pedagogia do cuidar” e o tema “família, cuidadores e políticas sociais”.

A iniciativa, decorre das 09h30 às 17h30, da Escola de Cuidadores é um projeto de inovação social do Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide que “procura responder aos desafios do envelhecimento da população, enquanto uma problemática de enorme interesse para toda a sociedade”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Escola de Cuidadores aposta numa pedagogia do cuidar através do despertar da consciência da comunidade para a necessidade de pensar, refletir e preparar o envelhecimento, bem como da capacitação das pessoas para os novos e exigentes desafios da longevidade e para a prestação dos cuidados a pessoas dependentes, com especial enfoque nas demências.

LFS

Nov
16
Sáb
Santarém: Atividades preparatórias do Encontro Nacional de Leigos
Nov 16 todo o dia

Santarém, 03 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos e a Diocese de Santarém promovem vários encontros preparatórios do V encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

O ciclo com quatro sessões começa a 12 deste mês e a primeira tem como tema «Partilhar a vida à mesma mesa – cuidar do alimento, da família e da fraternidade», realiza-se na cidade de Santarém e começa às 18h00, no auditório da Casa Mãe Luísa Andaluz com o visionamento do filme «A Festa de Babette», refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nesse mesmo dia, pelas 20h30, realiza-se um jantar (refeitório Jesuíta no Seminário de Santarém) onde haverá uma conversa com o cozinheiro Rodrigo Castelo (Santarém) e o padre e teólogo jesuíta João Norton sendo moderada pelo padre Ricardo Conceição.

A segunda sessão, dia 26 deste mês, no Parque de ciência viva do Alviela (Alcanena) tem como tema central «Agradecer a vida que me é dada – Cuidar de uma ecologia integral».

Depois da concentração (11h00) faz-se uma caminhada orientada e após o almoço a encíclica «Laudato Si» estará no centro das atenções com testemunhos da irmã Mafalda (Servas de Nossa Senhora de Fátima), Rita Gomes  (Comunidade Sant’Egídio) e da Rede Casa Comum, frisa o programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na localidade de Tomar, dia 09 de novembro, vai ser debatido o lema «Caminhar – a aventura da descoberta e do crescimento da vida interior».

Depois do encontro, às 14h30, na Sinagoga de Tomar realiza-se uma caminhada com Etty Hillesum: Igreja de São João Batista – Igreja de Santa Iria – Igreja de Santa Maria do Olival (em cada igreja será lido um texto de Etty Hillesum) sendo os leitores Luís Santos e Luís Miguel Cintra.

«Conversar sobre Etty Hillesum e escutar a Etty» é o tema refletido, às 16h00, no auditório da Biblioteca da cidade de Tomar que tem como intervenientes Filipe Condado e o padre António Martins.

«Trabalhar – a missão comum e partilhada» é o tema central da última sessão (dia 16 de novembro) que se realiza em Almeirim e onde Pedro Vaz Patto (presidente da CNJP) fala, às 14h30, sobre «Santidade no Trabalho e nas Relações Laborais».

Uma hora depois, realiza-se uma mesa redonda sobre «Desafios da interresponsabilidade no trabalho e nas relações de trabalho».

No dia 23 de novembro realiza-se, na cidade de Santarém, o encontro nacional de leigos que tem como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

LFS

Braga: Faculdade de Teologia promove Curso de Pastoral Juvenil
Nov 16@9:30_16:00

Braga, 13 set 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar um Curso de Pastoral Juvenil, aos sábados, a partir de 19 de outubro, no novo ano académico 2019/2020.

“O curso foi pensado tendo em vista todos aqueles que têm o desejo levar o Evangelho aos jovens, pelo que se destina não só aos sacerdotes e animadores da pastoral juvenil, mas também outros crentes com interesse por esta temática, como sejam encarregados de educação, professores e outros”, explica a Faculdade de Teologia, divulga a Arquidiocese de Braga.

O Curso de Pastoral Juvenil começa no dia 19 de outubro e as formações são bimensais, aos sábados das 09h30 e as 16h00, entre o próximo mês e junho, exceto em dezembro e abril, com um núcleo temático e objetivos diversificados.

A Igreja e a pastoral de jovens nas últimas décadas  [19 e 26 de outubro de 2019];
Transmissão da fé como diálogo entre memória e inovação  [16 e 30 de novembro de 2019];
A Igreja como sacramento universal de salvação  [11 e 25 de janeiro de 2020];
Discípulo-missionário de Jesus Cristo  [8 e 15 de fevereiro de 2020];
Psicologia juvenil  [7 e 21 de março de 2020];
Culturas juvenis  [16 e 23 de maio de 2020];
Políticas públicas e juventude  [6 e 20 de junho de 2020];

A Faculdade de Teologia cita a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo Vive’ e assinala que “nas estruturas habituais, muitas vezes os jovens não encontram resposta para as suas inquietudes, necessidades, problemas e feridas”.

“A proliferação e o crescimento de associações e movimentos com caraterísticas predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre novos caminhos. Mas é necessário um aprofundamento da sua participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade”, escreveu o Papa no documento publicado depois do Sínodo dos Bispos dedicado à juventude.

A Faculdade de Teologia adianta que as inscrições devem ser feitas na sua secretaria e para mais informações podem ser usado o endereço de correio eletrónico  secretaria.facteo@braga.ucp.pt.

CB

Guarda: Jornadas Marianas contam com a presença da médica que acompanhou a Irmã Lúcia
Nov 16@10:00_13:00

DR

Guarda, 14 nov 2019 (Ecclesia) – A diocese da Guarda vai receber este sábado as Jornadas Marianas, organizadas pelo Movimento Mensagem de Fátima, sob o tema  “Quereis oferecer-vos a Deus?”, e contam com a presença da médica que acompanhou a irmã Lúcia.

“Branca Paúl, médica que acompanhou a Irmã Lúcia, fala a partir das 11h30 sobre “Sacrifício e sofrimento, insondável mistério de amor””, informa o comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA. 

A iniciativa é organizada pelo Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima e inicia com o seu presidente, António Tavares Vieira, que apresenta o tema “A Mensagem de Fátima e o sofrimento humano”.

As Jornadas Marianas vão acontecer no Seminário da Guarda e o programa integra também a recitação do terço, pelas 12h30, e a “apresentação do programa do Secretariado Diocesano do Movimento da mensagem de Fátima para este ano pastoral”, conforme sítio online.

SN

Viana do Castelo: Pastoral Familiar apresenta programa para 2019/2020
Nov 16@10:00_13:00

Viana do Castelo, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O secretariado da Pastoral Familiar da Diocese de Viana do Castelo promove, dia 16 deste mês, das 10h00 às 13h00, um encontro para apresentar o plano e o programa de atividade para 2019/2020.

Esta atividade realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI e é destinada às equipas arciprestais da pastoral familiar, aos responsáveis de movimentos de carisma familiar e aos vários agentes envolvidos na evangelização das famílias, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Viver e reavivar o Evangelho da Família» é o lema proposto pela Pastoral Familiar de Viana do Castelo às famílias da diocese, incentivando todas as famílias cristãs da diocese a anunciar o Evangelho da Família nas comunidades.

O encontro visa também fazer a ponte entre todos os agentes no sentido de fluir a entreajuda e partilha, consolidando a dinamização das equipas arciprestais, quer através de contactos regulares, quer propondo espaços de atualização, reflexão e formação.

LFS

Portalegre: Encontro de jovens sobre «Para quem sou eu?»
Nov 16@15:00_21:00

Portalegre, 12 nov 2019 (Ecclesia) – O Seminário Maior de Portalegre vai acolher, dia 16 deste mês, entre 15h00 e as 21h00, um encontro de jovens sobre «Para quem sou eu?».

Esta interrogação/desafio que o Papa Francisco, na exortação «Cristo Vive», convida os jovens a fazerem é a proposta lançada também pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil aos jovens daquela diocese.

Este encontro está enquadrado na Semana de oração pelos seminários que decorre de 10 a 17 de novembro e à noite (entre as 20h00 e as 21h00), realiza-se uma vigília de oração aberta a toda a comunidade diocesana, onde se rezará pelos seminários.

LFS

Publicações: Apresentação da obra «Vivências Pré-Batina»
Nov 16@15:00

Braga, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Vivências Pré-Batina» de Américo Lino Vinhais vai ser apresentada, dia 16 de novembro, às 15h00, no Golden Tulip Braga Hotel & SPA (Falperra – Braga), pela escritora Sara Timóteo.

O autor, presidente da Associação dos Antigos Alunos do Seminário da Ordem do Carmo em Portugal, realça que a trama descrita “respeita essencialmente a factos ocorridos dentro daquelas paredes e arredores, no tempo em que as instalações atuais do hotel pertenciam ao Seminário Missionário Carmelita”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com mais de 200 páginas, o livro «Vivências Pré-Batina» descreve “uma visão diferente da que Vergílio Ferreira divulgou sobre os seminários na «Manhã Submersa» onde tudo é descrito como terrífico, sem o devido enquadramento social e histórico”, sublinha

Dividida em 21 capítulos, a obra apresenta também notas históricas sobre a Ordem do Carmo que neste momento, em Portugal, tem como padre comissário Frei Ricardo Rainho.

LFS