Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
19
Ter
Vaticano: Visita do Papa Francisco ao Japão e Tailândia
Nov 19_Nov 26 todo o dia

Cidade do Vaticano, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai visitar, de 19 a 26 de novembro, a Tailândia e o Japão, na 32ª viagem internacional do atual pontificado.

A convite do governo do Reino da Tailândia e dos bispos católicos, o pontífice visitará o país de 20 a 23 de novembro; o mesmo convite foi feito pelo governo e o episcopado do Japão, para uma viagem que decorre de 23 a 26 de novembro, com passagens pelas cidades de Tóquio, Nagasáqui e Hiroxima.

Francisco tinha manifestado a intenção de visitar o Japão a 12 de setembro de 2018, num encontro com membros da associação “Tensho Kenoh Shisetsu Kenshoukai”: “Gostaria de anunciar a minha vontade de visitar o Japão no próximo ano. Esperemos que se possa realizar”.

A viagem do Papa ao Japão é a primeira de um pontífice desde 1981, quando João Paulo II visitou o país, e a segunda na história.

LFS

Vaticano: Papa vai visitar o Japão, cumprindo sonho antigo

 

Mar
27
Sex
Igreja/Cultura: Vaticano aposta em festival internacional de teatro para refletir sobre «O Ser Humano do Futuro»
Mar 27_Mar 29 todo o dia

Evento vai decorrer em Roma entre 27 e 29 de março de 2020

Cidade do Vaticano, 29 mai 2019 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício da Cultura, do Vaticano, em parceria com o Vicariato de Roma, vai promover na capital italiana um festival internacional de teatro dedicado ao tema ‘O Ser Humano do Futuro’.

De acordo com um comunicado do organismo da Santa Sé, enviado hoje à Agência ECCLESIA, a iniciativa decorre entre 27 e 29 de março de 2020 e resulta das reflexões que o Conselho Pontifício da Cultura tem feito sobre esta questão, nomeadamente durante a assembleia plenária que em 2017 dedicou ao tema ‘O futuro da humanidade’.

A intenção é mostrar “espetáculos centrados na relação entre o homem e as novas fronteiras científico-tecnológicas”, com a noção de que a relação entre o humano, a técnica e a ciência “adquiriram hoje novas e totalmente inesperadas implicações no plano ético, religioso, social e filosófico”.

“Das intervenções sobre o princípio e o fim da vida humana às alterações climáticas, da genética à inteligência artificial, passando pelas novas fronteiras científicas e tecnológicas, o ser humano é agora chamado a rever o seu papel no mundo”, refere o comunicado do dicastério da Santa Sé para a Cultura.

Que recorda no mesmo texto a tentação que tem marcado o Homem, de procurar “condicionar e dobrar de maneira irreversível as forças da natureza”, de “ultrapassar os seus próprios limites”, de “buscar a imortalidade” ou mesmo de “se tornar Deus”.

O festival internacional de teatro sobre ‘O Ser Humano do Futuro’ vai ser acolhido pela basílica de S. João de Latrão e por vários espaços ainda por definir, e pretende apresentar ao público trabalhos que expressem “em chave poética e artística” as temáticas que estão em cima da mesa, nas “mais diversas formas linguísticas”.

A Santa Sé abriu um concurso para a eleição dos trabalhos que irão depois integrar o certame, sendo que os interessados deverão enviar as suas obras para análise do júri até dia 15 de outubro, através do email festivalteatro@cultura.va.

Os trabalhos selecionados para apreciação serão anunciados depois a 15 de novembro e os melhores cinco terão oportunidade de integrar o cartaz o festival internacional e de ser apresentados ao público.

JCP

Mai
14
Qui
Vaticano: Papa marca encontro mundial pela Educação
Mai 14 todo o dia
Vaticano: Papa marca encontro mundial pela Educação

Cidade do Vaticano, 12 set 2109 (Ecclesia) – O Papa convocou hoje um encontro mundial de profissionais ligados ao ensino, marcado para 14 de maio de 2020, com o objetivo de promover um “pacto educativo global” centrado na fraternidade e proteção do planeta.

“É necessário encontrar – segundo uma sã antropologia – outros modos de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso”, assinala, em mensagem divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco diz que a iniciativa quer “reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e compreensão mútua”.

O evento, que será realizado no auditório Paulo VI, do Vaticano, será precedido por uma série de seminários temáticos, em várias instituições, para acompanhar a preparação do encontro.

O convite é dirigido a quem trabalha no campo da educação, em todos os níveis da lecionação e da pesquisa, aos jovens e a personalidades públicas que ocupem, a nível mundial, lugares de responsabilidade.

OC

Ensino: Papa convoca encontro para promover «pacto educativo global»