Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
23
Sáb
Évora: Jornada diocesana sobre «Liturgia e Catequese»
Nov 23 todo o dia

Évora, 18 nov 2019 (Ecclesia) – O Complexo dos Salesianos em Évora vai acolher, dia 23 deste mês, a partir das 09h30 a jornada diocesana de liturgia e catequese.

A primeira reflexão tem como tema «Desafio Missionário da Iniciação Cristã» que vai ser orientada pelo padre Carlos Aquino, da Diocese do Algarve, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Catequese litúrgica» é o pilar reflexivo da segunda conferência proferida pelo sacerdote do Patriarcado de Lisboa, padre Paulo Malícia.

A parte da tarde é preenchida com workshops: «SayYes: Partilha da experiência e preparação do 3º encontro da 2ª etapa para os catequistas que estão inscritos no projeto»; «1ª sessão do curso “Ser Catequista” para os catequistas com grupos do 1º ao 6º ano» e «Esperar ou ser Esperança? – Os territórios da esperança para os ministérios litúrgicos».

“Say yes: Aprender a dizer sim” é o projecto de catequese com adolescentes, em ordem à preparação e vivência da próxima Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Lisboa no ano 2020.

Este projecto inspira-se no caminho feito pela Igreja, através da Jornada Mundial da Juventude, no qual gerações de jovens têm caminhado ao encontro de Jesus Cristo, meditando sobre a fé.

LFS

Nov
24
Dom
Évora: Movimentos laicais celebram juntos a Solenidade de Cristo Rei
Nov 24@14:30_19:00

Évora, 16 nov 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora convidou as direções diocesanas e os membros dos movimentos eclesiais para a celebração da Solenidade de Cristo Rei, domingo, dia 24 de novembro.

A celebração vai decorrer na catedral da Arquidiocese de Évora, a partir das 14h30, e o programa prevê momentos de exposição, de apresentação de um livro e de celebração.

Às 14h50, o cónego Mário Tavares apresenta o tema “A importância dos carismas e dos Movimentos Eclesiais na Igreja”, seguindo-se uma comunicação e diálogo de D. Francisco Senra Coelho aos participantes.

Às 16h00 horas é apresentado o livro “D. Manuel Mendes da Conceição Santos – O missionário da Planície”, do padre Nelson Fernandes, e, às 17h00, o arcebispo de Évora preside à celebração da Missa de Consagração dos Movimentos Eclesiais a Cristo Rei e envio Missionário na Catedral de Évora.

O encontro termina com um momento de confraternização e convívio no Seminário Maior de Évora.

PR

Publicações: Apresentação de livro sobre D. Manuel Mendes da Conceição Santos
Nov 24@15:30

Évora, 20 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «D. Manuel Mendes da Conceição Santos – O missionário da planície» do padre Nelson da Costa Fernandes vai ser apresentada dia 24 deste mês, às 15h30, em Évora.

O livro com a chancela da Paulus Editora é apresentado pelo professor da Universidade Católica Portuguesa, Paulo Fontes, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora.

D. Manuel Mendes da Conceição Santos nasceu em 1876 e faleceu 1955 e foi bispo de Portalegre e arcebispo de Évora.

LFS

 

Dez
7
Sáb
Publicações: Lançamento da obra «Sfumato. Figurações in hoc signo»
Dez 7@11:30

Vila Viçosa, 19 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Sfumato. Figurações in hoc signo» de Annabela Rita vai ser apresentada dia 07 de dezembro, às 11h30, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Arquidiocese de Évora.

A obra, com o patrocínio Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia, tem por objeto de estudo o culto mariano na modelação da identidade portuguesa, lê-se no convite enviado à Agência ECCLESIA.

A autora da obra Sfumato. Figurações in hoc signo» é professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

LFS