Calendário

[wcp-carousel id=”90845″]

Nov
9
Sáb
Ambiente: Escuteiros lançam projeto de limpeza de zonas costeiras e fluviais
Nov 9_Nov 24 todo o dia

Foto: CNE/João Fortunato

Lisboa, 25 out 2019 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai promover entre 9 e 24 novembro um projeto de limpeza de zonas costeiras e fluviais, em parceria com o Oceanário de Lisboa.

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do movimento informa, em comunicado, que esta é “uma ação ambiciosa, alargada a todo o país, de forma a demonstrar que estamos prontos a agir por um mundo melhor, e simultaneamente assinalar os 41 anos que passaram desde a primeira ação de limpeza de praias dinamizada pelo CNE”.

Além da operação de limpeza, vai decorrer uma formação para dirigentes das III e IV Secções e Caminheiros/Companheiros, denominada “Missão MAR”, no Oceanário de Lisboa, a 24 de novembro de 2019, entre as 10h00 e as 13h00

De acordo com José Rodrigues, Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, promotor desta ação, o objetivo é “impulsionar uma onda de mudança de comportamentos e agir localmente”, num “exercício importante de cidadania, numa área que precisa de mudanças sérias e de fundo, promovidas pelos jovens”.

OC

Nov
11
Seg
Lusofonia: Fundação Fé e Cooperação dinamiza campanha solidária de Natal
Nov 11 2019_Jan 6 2020 todo o dia

«Um Natal para todos» é o objetivo da organização católica para o desenvolvimento

Lisboa, 12 nov 2019 (Ecclesia) – A Fundação católica Fé e Cooperação (FEC) começou a dinamizar a sua campanha de Natal ‘Presentes Solidários’, 11 no total, que contribuem para “mudar a vida de milhares de comunidades nos oito países lusófonos”, até 6 de janeiro.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a FEC informa que têm 11 presentes solidários para o Natal 2019, entre os 6 euros e os 250 euros, que vão apoiar comunidades em “todos os países lusófonos”.

O catálogo tem mesas e cadeiras para escolas afetadas pelo Ciclone Idai em Moçambique, refeições diárias para crianças acolhidas na Casa Bambran, na Guiné-Bissau, sacos de cimento para a construção de cinco salas de aula em três aldeias, em Angola, e aulas de mecânica para jovens do Centro de Acolhimento Irmãos Unidos, em Cabo Verde.

No sítio online www.presentessolidarios.pt existem também cadeiras de rodas e canadianas para idosos do lar D. Simoa Godinho, em São Tomé e Príncipe, kits para a prevenção da dengue para as comunidades de Santarém, na região amazónica do Brasil.

“Entre muitas outras propostas verdadeiramente transformadoras” estão ainda bolsas de voluntário para a formação dos voluntários portugueses que partem em missões internacionais ou um par de sapatilhas e uma mochila para crianças e jovens da região de Padiae, em Timor-Leste.

A Fundação católica Fé e Cooperação realça que a campanha ‘Presentes Solidários’ traduz o slogan ‘Dar a Duplicar!’, ou seja, os presentes são postais de Natal que se enviam “a um familiar ou amigo” – por email ou para uma morada – e, simultaneamente, é enviado o “bem concreto” para a comunidade lusófona.

Na edição de 2018, a organização angariou 2271 presentes solidários que apoiaram “mais de 3750 crianças e jovens nos países lusófonos”, ao longo deste ano.

Criada em 1990, a FEC é uma organização não-governamental para o desenvolvimento com mais de 25 projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa tem como missão promover “o desenvolvimento humano integral”, com a visão de construir uma sociedade onde “cada pessoa possa viver com dignidade e justiça”.

CB/OC

Nov
18
Seg
Igreja/Cultura: Capela do Rato organiza ciclo «Falar da Vida e da Fé»
Nov 18@18:30_19:30

Encontros semanais junta jornalista católicos e pessoas não crentes sobre «diversidade de experiências e procura de sentido»

Lisboa, 04 nov 2019 (Ecclesia) – Começa hoje na Capela do Rato, em Lisboa, uma série de encontros que juntam jornalistas católicos e personalidades distantes da vida eclesial para uma conversa sobre “vida e fé”.

“Em cada encontro um(a) jornalista, ligado(a) à Comunidade, conversa de forma solta e informal com um convidado sobre vida e fé, crença e descrença, diversidade de experiências e procura de sentido, com coordenação de Leonor Xavier”, adianta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro realiza-se hoje, pelas 18h30, e junta a jornalista Lígia Silveira, da ECCLESIA, ao escritor e humorista Pedro Vieira.

“Pedro Vieira é humorista, ilustrador e romancista, editor do Canal Q, guionista do programa «O Último Apaga a Luz», da RTP3. É responsável pela comunicação do Cinema S. Jorge. O seu último romance intitula-se «Maré Alta»”, apresenta o comunicado.

As sessões realizam-se nas próximas segundas-feiras na Capela de Nossa Senhora da Bonança, em Lisboa.

No dia 11 Leonor Xavier vai estar à conversa com o escritor Rui Zink; uma semana depois, a escritora Alice Vieira recebe o jornalista Nelson Mateus; o dia 25 junta o jornalista António Marujo e a ambientalista Estela Gameiro; o ciclo encerra com o jornalista Jorge Wemans e o cineasta Vicente Jorge Silva.

LS/OC

Nov
19
Ter
Coimbra: Concerto solidário apoia estudantes universitários
Nov 19@21:30

Coimbra, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Instituto Justiça e Paz de Coimbra promove, dia 19 de novembro, às 21h30, um concerto solidário com António Zambujo, André Sardet e Luís Travassos.

Esta iniciativa realiza-se no grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, e destina-se ao Fundo Solidário de apoio aos estudantes do Ensino Superior em dificuldades económicas, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Fundo Solidário vive apenas de donativos e este concerto constitui-se como um dos momentos mais importantes de recolha de fundos para continuar a atingir os seus objetivos.

“Valorizando a especificidade de cada pedido de ajuda e procurando encontrar um apoio satisfatório para cada estudante”, o Fundo alerta e mobiliza também toda a comunidade “para esta problemática, defende a igualdade de oportunidades na frequência do Ensino

Superior, combate o abandono escolar e promove o aproveitamento e a prossecução dos estudos”, lê-se.

LFS

Nov
20
Qua
Leiria: Conversa sobre o fim da vida no CAES à quarta-feira
Nov 20@21:00

Leiria, 18 nov 2019 (Ecclesia) – O Serviço da Pastoral do Ensino Superior da Diocese de Leiria-Fátima promove, dia 20 deste mês, às 21h00, uma conversa sobre o fim da vida.

À quarta-feira, os estudantes do Ensino Superior de Leiria já sabem que é dia de CAES (Centro de Apoio ao Ensino Superior) e neste dia alguns oradores vão falar e pensar as “grandes questões acerca do fim da vida”, no Seminário de Leiria, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Com a presença de alguns elementos da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do Hospital e Leiria (uma médica, duas enfermeiras e uma assistente social) e do padre Pedro Viva, capelão do hospital, pretendem proporcionar “um serão durante o qual podem aprofundar as grandes questões ligadas ao fim da vida, desde a sua vivência, ao suporte oferecido, passando pelas grandes questões éticas que estão na ordem do dia”.

LFS

Nov
21
Qui
UCP: Curso sobre «Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento»
Nov 21@18:30_20:30

Lisboa, 16 out 2019 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa propõe um itinerário de formação, em regime presencial, dedicado ao tema «À Espera do Messias. Hermenêuticas das leituras do Tempo de Advento».

O curso decorre de 07 de novembro a 12 de dezembro, em Lisboa, e está estruturado em 6 sessões, à quinta-feira, entre as 18h30 e as 20h30, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa tem a coordenação científica do biblista e frade franciscano João Lourenço e as inscrições decorrem desde 06 deste mês.

LFS

Nov
22
Sex
Catequese Familiar: Formação para animadores de Braga e Viana do Castelo
Nov 22@21:00_22:30

Viana do Castelo, 31 out 2019 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Cristã de Adultos de Braga e o Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo promovem, de 08 de novembro a 31 de janeiro, uma formação para animadores de catequese familiar.

As sessões de formação, começam às 21h00 e terminam pelas 22h30, é dirigida a agentes das duas dioceses e realiza-se no Seminário dos Missionários Passionistas, em Barroselas, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Estes departamentos têm “consciência da emergência deste tipo de catequese” e pretendem que entre os catequistas, “houvesse gente preparada para abraçar este desafio”, lê-se no comunicado.

LFS

Braga: Vigília de Oração pelos Seminários na Igreja de São Paulo
Nov 22@21:15

Braga, 12 nov 2019 (Ecclesia) – Os seminários arquidiocesanos de Braga promovem, dia 15 deste mês, às 21h15, uma vigília de oração pelos seminários naquela cidade.

A vigília decorre na Igreja de São Paulo (Seminário Conciliar) e pretende interpelar a comunidade, chamada pelo baptismo à fundamental e universal vocação à santidade, possibilitando, ao mesmo tempo, “uma especial e renovada sensibilização para a centralidade e importância fulcral da dimensão vocacional da vida”, também em consonância com as inquietações trazidas pela Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, «Christus vivit», que desafia a confrontar “aquilo que somos com aquilo que poderemos chegar a ser”, conforme evoca a temática da Semana dos Seminários deste ano, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Neste caso concreto, a celebração procura enfatizar a vocação sacerdotal e o Seminário, enquanto “espaço necessário para o discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome”.

Esta Vigília de Oração acontece também uma semana depois, no dia 22, às 21h15, na Igreja Matriz de Vila Verde, por ser este o arciprestado que este ano acolhe as celebrações da Semana de Oração pelos Seminários na Arquidiocese de Braga.

LFS

Igreja/Cultura: Igrejas da Diocese do Algarve recebem festival de órgão
Nov 22@21:30

Faro, 30 out 2019 (Ecclesia) – As igrejas de Faro, Portimão, Loulé (Boliqueime) e Tavira, na Diocese do Algarve, vão receber concertos do Festival de Órgão 2019, sempre às 21h30, da Associação Música XXI, de 1 a 30 de novembro.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha de Domingo’ adianta que ao todo são 15 apresentações, com sete organistas e vários cantores/instrumentistas distribuídos por 12 concertos, um concerto pedagógico, uma apresentação de alunos da Escola de Órgão e uma Missa acompanhada ao órgão.

“Procurando reforçar a relação próxima da comunidade com o evento, avançamos este ano com os ensaios abertos à população e convidamos os entusiastas do órgão na região a apresentarem-se em concerto”, adianta a organização, a Associação Música XXI.

O primeiro concerto é com o organista Gyula Szilágyi e o Coral Adágio na interpretação do Magnificat de João Rodrigues Esteves, esta sexta-feira, 1 de novembro, na igreja matriz de Portimão.

Esta igreja vai receber também música de câmara para órgão e voz, respetivamente com André Ferreira e Teresa Duarte no programa ‘Do lamento à exaltação’, no dia 8 do próximo mês.

Em Faro, os concertos começam com um solo de Gyula Szilágyi – música ibérica, italiana e inglesa – no sábado, dia 2, na Sé; E a 9 de novembro a apresentação da Missa da Coroação de Mozart, com o organista André Ferreira e o Coral Ossónoba.

Em Tavira, Inês Machado e Sara Pedro apresentam um programa de exaltação da voz feminina, no dia 15, na igreja da Misericórdia.

A igreja do Carmo (Faro) também recebe dois concertos, no dia 16 com Rui Paiva e o quarteto de cordas Arabesco, que apresentam sons dos séculos XVII e XVIII, e a 23 de novembro o concerto para órgão e dois sopranos, por António Duarte, Ana Paula Russo e Ariana Russo.

Uma ‘Viagem pela Europa musical: dos Descobrimentos à Ópera Italiana’, com a organista Célia Tavares, é apresentada a 22 de novembro, na igreja de Santiago, em Tavira, que recebe Javier Artigas e os Ministriles de Marsias no dia 29.

“A terminar os concertos em Faro, convidámos o organista espanhol Javier Artigas e os Ministriles de Marsias, conjunto de instrumentos históricos de sopro habitual nas capelas das catedrais, para uma autêntica batalha musical na Igreja da Sé com tientos, glosas, pangelinguas e ensaladas”, salienta a organização sobre o dia 30 de novembro.

A Sé do Algarve vai receber também as atividades extra-concertos a 12.ª edição do Festival de Órgão: Concerto pedagógico para crianças, às 10h00, de 14 de novembro; o concerto de alunos da escola de órgão da Sé, 16h00, dia 17, e à mesma hora, mas dia 24, a Eucaristia acompanhada ao órgão de tubos.

Entre outras instituições, o festival conta com a parceria do Cabido da Sé de Faro, da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Faro, das paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira, refere o jornal da Diocese do Algarve.

CB

Nov
23
Sáb
Algarve: Diocese promove jornada bíblica dedicada a São Paulo
Nov 23 todo o dia

Faro, 14 nov 2019 (Ecclesia) – O Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA) vai promover uma jornada bíblica para “compreender as cartas de São Paulo”, no dia 23 de novembro, no Centro Pastoral e Social da diocese, em Ferragudo.

A 9ª Jornada Bíblica vai começar pelas 09h30 e do programa constam três conferências, o diretor do CEFLA, o padre Mário de Sousa, vai apresentar dois temas, respetivamente ‘a importância da Igreja de Antioquia na teologia de S. Paulo’ e ‘a teologia da cruz, resposta à comunidade de Corinto’.

‘Traços fundamentais da teologia de S. Paulo’ é o tema da terceira conferência que é da responsabilidade do padre Frederico de Lemos, sacerdote Jesuíta, e no final de cada sessão há um momento destinado ao diálogo com os conferencistas.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que as inscrições na jornada bíblica do novo ano pastoral 2019/2020 é nos Serviços Diocesanos de Pastoral, até ao próximo dia 19.

CB/OC

Igreja: 50 dias de atividades antecipam «Praça Central», encontro nacional de leigos católicos (c/vídeo)
Nov 23 todo o dia

Iniciativa decorre 23 de novembro, na cidade de Santarém

Lisboa, 11 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado de Leigos (CNAL), organismo da Igreja Católica, está a promover 50 dias de atividades que antecipam a ‘Praça Central’, encontro nacional de leigos católicos marcado para 23 de novembro, em Santarém.

“Praça Central é um evento surpreendente e inspirador. A quinta edição deste encontro vai decorrer em Santarém, no dia 23 de novembro, mas um vasto conjunto de atividades culturais feitas de caminhadas, debates, cinema e oração estão a ser propostas desde o dia 4 de outubro em nove localidades distintas da região centro do país”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pela CNAL.

Esta conferência reúne os organismos, associações e movimentos de leigos de Portugal.

A ‘Praça Central’ tem como tema uma frase de Etty Hillesum (1914-1943), jovem judia holandesa deportada para Auschwitz, onde morreu, durante a II Guerra Mundial: “Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim”.

O programa deste 5.º encontro nacional de leigos gira “em torno da santidade enquanto desígnio para todas as pessoas”, inspirando-se na exortação “Alegrai-vos e exultai”, do Papa Francisco.

“Na Praça Central os participantes vão ter oportunidade de ouvir experiências de quem faz da santidade um programa de vida, descobrir formas de presença da santidade no quotidiano e transformar o que recebemos para viver em vida plena”, refere a CNAL.

Até 16 de novembro, são propostos cinco momentos de oração e quatro atividades culturais, em nove localidades distintas do distrito de Santarém.

O encontro nacional decorre a 23 de novembro, concentrando os trabalhos no CNEMA (Centro Nacional de Exposições em Santarém), durante a manhã, seguindo-se, de tarde, um conjunto de cinco propostas de aprofundamento de temas gerais ou de oração pessoal e de propostas culturais.

A Praça Central termina com a Missa vespertina da solenidade de Cristo Rei, na Igreja de Santa Clara, e um concerto musical à noite.

A CNAL disponibiliza um endereço eletrónico para mais informações, em cnal.secretariado@gmail.com.

OC

Igreja/Cultura: Cardeal Evaristo Arns homenageado em Felgueiras
Nov 23 todo o dia

Felgueiras, 23 set 2019 (Ecclesia) – O cardeal brasileiro, D. Paulo Evaristo Arns (1921-2016), vai ser homenageado, dia 23 de novembro, em Felgueiras (Diocese do Porto), no âmbito do festival «José Afonso – Festival Balada do Outono».

Na Escola Secundária de Felgueiras vai ser transmitido o documentário «Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns», dirigido por Ricardo Carvalho, alusivo à ditadura militar brasileira e apresentado o livro «D. Paulo Evaristo Arns – Um homem amado e perseguido», de Evanize Sydom e Marilda Ferri, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA

D. Januário Torgal Ferreira e José Pacheco Pereira estarão presentes para falar do cardeal, da ditadura militar e de vários aspetos alusivos.

O cardeal Evaristo Arns (1921-2018), arcebispo-emérito e cardeal de São Paulo, combateu “muito corajosamente a ditadura militar brasileira (1964-1985)”, lê-se.

O festival «José Afonso – Festival Balada do Outono», começa no dia 5 de outubro e prolonga-se até 30 de novembro.

LFS

Igreja/Meditação: Seminário de Coimbra convida as pessoas a «tirar» um dia por mês
Nov 23 todo o dia

Coimbra, 01 out 2019 (Ecclesia) – O Seminário de Coimbra propõe, durante este ano pastoral, aos cristãos daquela diocese que tirem um dia por mês para descansar e para dar tempo a si mesmo.

A iniciativa intitulada «SHABBATH 2019-2020» é um tempo e um espaço para as pessoas se reencontrarem com o “seu interior” e para se deixarem “elevar pelo sagrado”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O dia proposto é sempre ao sábado, das 09h30 às 17h00, no Seminário Maior de Coimbra, e a psicologia, a teologia, o silêncio, a meditação… são apenas instrumentos para reencontrar a paz interior e o sentido pleno da existência.

O ciclo começa no dia 23 de novembro e o tema é «Há vida na minha agenda?» sendo orientado pelo padre Nuno Santos e Jacinta Paiva.

No dia 14 de dezembro, no mesmo local, e em contexto de advento o padre Nuno Santos fala para os jovens (até aos 35 anos) sobre «#conectar-me» e Jacinta Paiva reflete (para adultos) sobre «Trazer Deus dentro de mim», lê-se.

O padre franciscano Luis Oliveira, no dia 25 de janeiro, aborda o tema «Emoções – caminho de santidade» e no dia 22 de fevereiro (em contexto de quaresma) o padre Nuno Santos dá o contributo para os jovens (até aos 35 anos) sobre «#recentrar / redirecionar/ recalcular» e Jacinta Paiva reflete (para adultos) sobre «As sedes que me habitam», lê-se.

LFS

Portugal: Quinto Encontro Nacional de Leigos decorre em Santarém
Nov 23 todo o dia

Santarém, 18 jul 2019 (Ecclesia) – O quinto encontro nacional de leigos vai decorrer na cidade de Santarém, dia 23 de novembro, e vai ter como tema «Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim».

Esta iniciativa, promovida pela Conferência Nacional de Apostolado de Leigos, vai ter debates durante a manhã e a tarde vai ser preenchida com propostas “diferenciadas para os participantes” que vão passar por um “espaço de oração, sugestões culturais, reflexão, conversas e workshops”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O primeiro encontro decorreu em Coimbra, em 2013, e teve como tema «Cultura do Encontro na Igreja e no Mundo Contemporâneo» e, o último, em 2017, teve lugar em Viseu e teve como pilar «Este é o tempo para esperar contra toda a esperança, para trabalhar pela justiça e pela paz, para amar as pessoas, para amá-las uma a uma».

Em relação ao programa de 2019, a Conferência Nacional de Apostolado de Leigos (CNAL) vai atualizando o seu site com as propostas.

LFS

Igreja/Ambiente: Dois oradores da Amazónia falam sobre a ecologia integral
Nov 23@10:00_18:00

Lisboa, 18 nov 2019 (Ecclesia) – «Novos caminhos para a Igreja e para a ecologia integral» é o tema que vai ser desenvolvido por dois oradores da Amazónia, dia 23 deste mês, no Centro Cultural Franciscano (Lisboa).

Esta temática que assinala os dois anos da rede «Cuidar da Casa Comum» tem como oradores, o padre Corrado Dalmonego, antropólogo que faz parte da Repam (Rede Eclesial Panamazónica), e o irmão Carlo Zacquini, um missionário da Consolata que vive há 50 anos na Amazónia, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A conferência é uma parceria entre os Missionários da Consolata, o Centro Cultural Franciscano e a rede «Cuidar da Casa Comum» tem início às 10h00 e conta com uma introdução de Juan Ambrósio, professor de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

LFS

Novos caminhos para a Igreja