Aveiro: Diocese e universidade evocam vida do padre Américo

Lisboa, 24 mai 2016 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Cultura da Diocese de Aveiro, em parceria com a universidade local, vai organizar a 30 de maio a apresentação de dois livros centrados na vida e obra do padre Américo.

As obras, dadas a conhecer por ocasião dos 60 anos da morte do sacerdote, são ‘Padre Américo – Frei Junípero no lume novo’ e ‘Raízes do tempo – À volta do Padre Américo’, com autoria e organização de Henrique Manuel Pereira, ambos publicados pelas editoras Alforria e Tenacitas, refere uma nota divulgada pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A apresentação, marcada para as 18h30 na Universidade de Aveiro (auditório Mestre Hélder Castanheira), vai ser feita pelo padre Manuel Mendes, diretor da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, e Belmiro Fernandes Pereira, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Américo Monteiro de Aguiar, conhecido como padre Américo, institui a Obra da Rua, em janeiro de 1940, com a fundação da primeira Casa do Gaiato.

O sacerdote morreu em 1956, aos 68 anos, e o seu processo de beatificação foi introduzido em 1986.

OC

Partilhar:
Scroll to Top