Ano Missionário: É urgente promover «experiências concretas de saída» em missão

Jornadas Missionárias tiveram por protagonistas os jovens, 30% dos participantes

Foto João Cláudio Fernandes/OMP

Fátima, 17 set 2018 (Ecclesia) – Os participantes nas Jornadas Missionárias, que decorreram este sábado e domingo em Fátima, consideram que, no contexto do Ano Missionário, é “urgente” promover experiências concretas de saída nas paróquias e dioceses.

“Torna-se urgente que durante este ano missionário se promovam nas paróquias, arciprestados e dioceses experiências concretas de saída para outras realidades, dentro ou fora das nossas fronteiras, como sinal de compromisso com o anúncio do Evangelho”, afirma o documento de conclusões enviado à Agência ECCLESIA.

“Eu sou missão” foi o tema das Jornadas Missionárias, que decorreram no “contexto da celebração do outubro missionário extraordinário preconizado pelo Papa Francisco, e do ano missionário proposto pelo Episcopado Português com inicio em outubro de 2018 até outubro de 2019”, como referiu D. Manuel Linda, presidente da Comissão Episcopal das Missões, na sessão de abertura

Nas “conclusões e propostas de ação”, os participantes afirmam que “é urgente criar em todas as dioceses os Centros Missionários Diocesanos (CMD) e os Grupos Missionários Paroquiais (GMP) como promotores e animadores da consciência missionária no povo de Deus”.

“A Igreja deve ser descentrada e não autorreferencial, igreja em saída em direção às periferias”, sublinha do documento.

Este ano, as Jornadas Missionárias foram “pensadas para que os jovens fossem os protagonistas deste evento”, concretizando esse objetivo pela participação nos trabalhos – cerca de 30% dos 300 participantes eram jovens – e porque “emprestaram um dinamismo novo a estas jornadas”, acrescenta o texto conclusivo.

Organizadas pelas Obras Missionárias Pontifícias, com a colaboração de outras organizações que dinamizam o espírito missionário em Portugal, nomeadamente os Animadores Missionários Ad Gendes (ANIMAG) e a Fundação Fé e Cooperação (FEC), os promotores das Jornadas Missionárias desejam que a “celebração do ano missionário a todos desperte para a missão”.

PR

JORNADAS MISSIONÁRIAS_Conclusões

Partilhar:
Scroll to Top