Angra: Faleceu o padre Manuel Garcia da Silveira

Angra do Heroísmo, Açores, 31 jan 2022 (Ecclesia) – O padre Manuel Garcia da Silveira, pároco jubilado da igreja Matriz de Velas, faleceu aos 81 anos de idade, o funeral realiza-se esta segunda-feira, às 15h00, na igreja da Praia do Almoxarife, no Faial, informa a Diocese de Angra.

O portal diocesano ‘Igreja Açores’ informa que o administrador diocesano de Angra lamenta a morte do padre Manuel Garcia da Silveira “ilustre membro do presbitério açoriano, que ao longo de mais de 50 anos dedicou a sua vida ao Povo de Deus nas ilhas do Pico, na Graciosa e em São Jorge”.

O cónego Hélder Fonseca Mendes apresentou “condolências à família, ao presbitério e aos amigos que nos últimos anos o acompanharam dedicadamente na saúde e na doença”.

O administrador diocesano de Angra destacou a “sensibilidade e delicadeza” do sacerdote “com as pessoas e instituições que serviu, o seu amor à cultura, à pregação, ao ensino e ao património religioso”.

O padre Manuel Garcia da Silveira faleceu aos 81 anos de idade, a missa de corpo presente foi celebrada este domingo, na igreja Matriz de Velas, e o funeral é esta segunda-feira, às 15h00, na Praia do Almoxarife, no Faial.

O sacerdote escreveu dois livros, a biografia ‘Pegadas de Uma Caminhada’, que escreveu em parceria com António Neves Leal, e ‘Subsídios para o Estudo do Património Artístico e Cultural da Matriz de Velas’, que foi apresentado pelos 50 anos da sua ordenação, que ocorreu em 1967, na igreja de Nossa Senhora da Graça, em 2017, e também foi entregue ao Papa Francisco.

O padre Manuel Garcia da Silveira nasceu na freguesia da Praia do Almoxarife, concelho da Horta, na ilha do Faial, a 20 de fevereiro de 1941; Estudou e formou-se no Seminário Episcopal de Angra, foi ordenado presbítero no dia 8 de junho de 1967, na igreja paroquial da sua terra natal, por D. Jaime Garcia Goulart, bispo de Díli.

O sítio online ‘Igreja Açores’, recorda que trabalhou com as comunidades emigrantes dos Estados Unidos da América, onde estava a sua família, foi nomeado pároco da Piedade e da Calheta do Nesquim, na ilha do Pico, da Luz, na ilha Graciosa, e pároco das Velas, na ilha de S. Jorge, de 1980 até à sua jubilação.

O padre Manuel Garcia da Silveira foi também pároco de Santo Amaro, da Beira, capelão da Casa de Repouso João Inácio Sousa e da Santa Casa da Misericórdia das Velas.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top