Angra: D. Armando Esteves desafia jovens a protagonizar «mudanças urgentes na Igreja e no mundo»

Bispo diocesano presidiu à festa de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta, na Terceira

Foto: Santuário Diocesano de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta

Serreta, Açores, 11 set 2023 (Ecclesia) – O bispo de Angra desafiou este domingo os jovens católicos a protagonizar as “mudanças urgentes” na Igreja e no mundo, falando durante a festa de Nossa Senhora dos Milagres da Serreta, na ilha Terceira.

“Com as suas energias e inquietações podem acelerar mudanças urgentes na Igreja e no mundo”, referiu D. Armando Esteves, numa homilia citada pelo portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O responsável católico apontou a religiosidade do povo açoriano como alavanca de uma “Igreja capaz de uma nova evangelização”

“Convosco, sinto-me também eu peregrino da Senhora dos Milagres, junto de quem podemos vir fazer uma `cura de ares´ como acontecia noutros tempos da história em que aqui vinham respirar este belo ar puro, obtendo saúde da alma e do corpo. Quanto precisamos e precisa o mundo desta cura de ar puro que traga esperança a tantos lugares de desgraça, desamor e injustiças”, disse aos participantes na celebração.

O bispo de Angra apresentou uma oração à Virgem Maria, intercedendo pelos “jovens e todos os que, nas tarefas das paróquias e movimentos, constroem com o seu amor e trabalho a vida pastoral nos grupos e comunidades”.

Temos tudo para uma Igreja capaz de uma Nova Evangelização, capaz de voltar a dar esperança a todos. Peço a Maria que vos ilumine para fazer de cada comunidade, paróquia, grupo eclesial este lugar de esperança. Para tal, consagremo-nos à Mãe, consagremos-lhe o nosso amor. Ela nos servirá de mestra”.

D. Armando Esteves recordou a JMJ Lisboa 2023 e a experiência vivida por jovens de todo o mundo, incluindo cerca de 900 açorianos.

“Precisamos de lampejos de luz que forneçam esperança para enfrentar os desafios”, indicou.

Os donativos dos peregrinos, especialmente este domingo, revertem a favor da fundação pia diocesana criada pelo Santuário de Nossa Senhora dos Milagres e pelo Seminário Episcopal de Angra, para a ajuda aos seminaristas mais pobres.

OC

Partilhar:
Scroll to Top