Albânia: Papa pede aos jovens que rejeitem «idolatria» do dinheiro

Francisco convida novas gerações a aprender com exemplo dos mártires

Tirana, 21 set 2014 (Ecclesia) – O Papa desafiou hoje os jovens a rejeitarem a “idolatria” do dinheiro e disse que o exemplo dos mártires da Albânia os deve inspirar na construção do futuro.

“Queridos jovens, vós sois a nova geração da Albânia, o futuro da pátria. Com a força do Evangelho e o exemplo dos mártires, sabei dizer não à idolatria do dinheiro – não à idolatria do dinheiro -, não à falsa liberdade individualista, não às dependências e à violência;”, disse, após a Missa a que presidiu na Praça Madre Teresa em Tirana.

Francisco sublinhou que para construir “uma Albânia melhor e um mundo melhor” é necessário dizer “sim à cultura do encontro e da solidariedade, sim à beleza inseparável do bem e da verdade”.

O Papa saudou os membros da assembleia que vieram da Albânia e dos países vizinhos, agradecendo-lhes pela sua presença e “testemunho” de fé.

“De modo particular, dirijo-me a vós, jovens. Dizem que a Albânia é o país mais jovem da Europa: eu dirijo-me a vós! Convido-vos a construir a vossa vida sobre Jesus Cristo: quem constrói sobre Cristo constrói sobre a rocha, porque Ele é sempre fiel, mesmo quando falha a nossa fidelidade”, acrescentou.

Francisco concluiu com uma oração à Virgem Maria, venerada na Albânia com o título de ‘Nossa Senhora do Bom Conselho’.

“Em espírito, dirijo-me ao seu Santuário de Shkodër, que vos é muito querido, e confio-lhe toda a Igreja na Albânia e todo o povo albanês, especialmente as famílias, as crianças e os idosos, que são a memória do povo. Nossa Senhora vos guie”, desejou.

O Papa vai almoçar com bispos albaneses, antes de um encontro com líderes religiosos na Universidade Católica e um momento de oração com sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral de Tirana.

A visita de cerca de 11 horas vai concluir-se no 'Centro Betânia', junto de crianças e representantes das pessoas assistidas nos centros caritativos albaneses.

Esta é a primeira viagem internacional de Francisco em solo europeu, num país que São João Paulo II visitou a 25 de abril de 1993, para restaurar a Igreja Católica na Albânia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top