África: Papa Francisco vai enviar ajuda à República Democrática do Congo

Conflito já vitimou mais de 3400 pessoas na região do Grande Kasai

Cidade do Vaticano, 24 nov 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai enviar uma ajuda de socorro às populações das três dioceses da República Democrática do Congo (RDC) “mais atingidas” pelo conflito que há vários meses afeta a região do Grande Kasai.

O apoio do Papa à RDC vai ser empregue em obras de assistência e canalizado através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé.

A ajuda foi anunciada durante a Oração pela Paz no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo a que Francisco presidiu esta quinta-feira, na Basílica de São Pedro, na qual denunciou os “massacres” de mulheres e crianças por causa da guerra.

Os confrontos que opõem o exército governamental e as forças rebeldes já vitimaram mais de 3400 pessoas e inúmeros danos materiais na região do Grande Kasai e a UNICEF, em agosto, dava conta de mais de 1,4 milhões de pessoas — entre as quais 850 mil crianças – deslocadas.

A Rádio Vaticano informa que a contribuição provém das diversas iniciativas organizadas pela Igreja Católica no mundo, onde se contam as Conferências Episcopais e inúmeros organismos de caridade, como a ‘Caritas Internationalis’, que já fez um apelo de emergência para responder às necessidades mais urgentes na República Democrática do Congo.

O concerto de Natal 2017 do Vaticano, a 16 de dezembro, na Sala Paulo VI, vai angariar fundos para projetos educativos destinados a crianças e jovens na RDC e na Argentina.

CB

Partilhar:
Scroll to Top