Angra do Heroísmo, Açores, 08 jul 2016 (Ecclesia) – A pastoral vocacional e juvenil da Ouvidoria da Lagoa, na Ilha de São Miguel, Diocese de Angra, promove o Festival multidisciplinar ‘Zarpar’, que inclui a peregrinação diocesana de acólitos, entre hoje e domingo, no Convento dos Frades.
“Celebrar a alegria da fé e da vida e Evangelizar pela arte” é o mote do festival ‘Zarpar’ que é uma iniciativa da pastoral vocacional e juvenil da Ouvidoria da Lagoa, divulga o sítio ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
Com entrada livre, o festival multidisciplinar oferece durante três dias concertos, workshops, uma feira do livro para “difundir o gosto pela leitura”, com apresentação de obras, bancas de artesanato, cais de oração, no Convento dos Frades, na Lagoa.
Da programação também consta a ‘Bíblia Moov’ – uma iniciativa de vídeo promovido em parceria com a Sociedade Bíblica -, animação infantil e jogos tradicionais, charangas e “várias manifestações de arte”, como teatro e atuações musicais, com destaque para a irmã Maria Amélia Costa, natural do Faial, acompanhada por dois músicos do projeto ‘Os Mendigos de Deus’, e o stand-up comedy ‘Viver de Rir’ de Ivanildo Silva.
Segundo organização o evento juvenil entre hoje e domingo abre portas às 18h00 e encerra às 24h00, e “não deixa de lado as famílias” e procura na sua programação “ir ao encontro dos gostos de vários públicos”.
Aos grupos de jovens da Ouvidoria da Lagoa e da ilha o festival ‘Zarpar’ conta com “uma forte presença” das comunidades de vida consagrada de São Miguel.
A 2.ª edição do festival integra a 4.ª Peregrinação Diocesana de Acólitos que tem como lema ‘O nome de Deus é Misericórdia’, inspirado no Papa Francisco, segundo disse o responsável pelo Serviço Diocesano de Liturgia, o padre Marco Luciano, ao sítio ‘Igreja Açores’.
CB