Açores: Núncio apostólico pede «nova primavera de vocações»

D. Ivo Scapolo presidiu à Missa Crismal, na Catedral de Angra

Angra do Heroísmo, Açores, 14 fev 2022 (Ecclesia) – O núncio apostólico em Portugal presidiu esta quarta-feira à Missa Crismal na Catedral de Angra, apelando a uma “nova primavera” de vocações para a Igreja Católica nos Açores.

“A Diocese de Angra tem uma alta percentagem de sacerdotes jovens, que um dia também vão envelhecer, e por isso não podemos descansar” referiu D. Ivo Scapolo, que preside às celebrações da Semana Santa e da Páscoa, na diocese açoriana, atualmente em situação de sede vacante.

O arcebispo italiano celebrou com a presença do Cabido Catedralício, o Colégio de Consultores e a maioria dos presbíteros da ilha Terceira, informa o portal ‘Igreja Açores’.

O representante do Papa convidou as famílias católicas a “incentivar e a entusiasmar os filhos na entrega a Deus”.

“Temos de rezar para que haja uma nova primavera de vocações para o bem da Igreja e do mundo”, insistiu.

Dirigindo-se aos sacerdotes, D. Ivo Scapolo apelou a um exame de consciência permanente, “para dar respostas adequadas às necessidades materiais e espirituais dos fiéis.

É necessário ter a coragem e a generosidade de examinar a própria vida de pastores para ver se somos como nos pede a Igreja e, de maneira especial, o Papa Francisco: empáticos e misericordiosos para dar respostas adequadas às necessidades materiais e espirituais das pessoas; generosos em pôr à disposição dos outros o tempo, as capacidades, e o próprios bens; disponíveis para o diálogo, a coordenação, a transparência, o discernimento, num estilo sinodal; castos e sóbrios no estilo de vida a fim de ser-mos dignos e aptos para trabalhar, de maneira eficaz e credível, em favor de algo tão precioso como é o bem das almas das pessoas que nos foram confiadas”.

Nesta Missa, que precede o início do Tríduo Pascal, o bispo, rodeado pelo seu presbitério e pelo seu povo, consagra o santo crisma e benze os outros óleos, que, depois, serão usados, por toda a diocese, na administração dos vários sacramentos.

Com a Diocese de Angra em sede vacante, depois da nomeação de D. João Lavrador como bispo de Viana do Castelo, pelo Papa Francisco, o administrador diocesano convidou o núncio apostólico para presidir a estas celebrações nos Açores.

Nesta diocese, por causa da dispersão geográfica do arquipélago, a renovação das promessas sacerdotais foi celebrada de forma descentralizada, em três centros de culto: Ponta Delgada, Horta e Angra.

Até domingo, em Angra do Heroísmo, D. Ivo Scapolo vai presidir à Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, esta quinta-feira; à celebração da Paixão do Senhor, na sexta-feira; e à Vigília Pascal, no sábado.

OC

Angra: Núncio apostólico incentivou padres de São Miguel e Santa Maria a ser «generosos e misericordiosos»

Partilhar:
Scroll to Top