Açores: Instituições assinalam hoje Dia Mundial da Saúde Mental

Ponta Delgada, Açores, 10 out 2014 (Ecclesia) – O III Roteiro de Saúde Mental da Região Autónoma dos Açores, que termina hoje, teve o objetivo de “aproximar instituições e comunidade” e refletir sobre “desafios atuais e caminhos futuros", em Ponta Delgada.

“Esta iniciativa tem como visão assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, através de uma comemoração comum impulsionadora do esclarecimento da comunidade e promotora de um trabalho interdisciplinar na Região”, explica o Centro Paroquial de Bem-estar Social de São José num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O Dia Mundial da Saúde Mental nos Açores, assinalado hoje, começa às 9h30 com quatro conferências no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, na ilha de São Miguel, e a organização contabiliza 150 participantes.

Os temas que vão ser apresentados são a “Saúde Mental na Infância e Adolescência; Saúde Mental: uma perspetiva sistémica; Cuidados de Enfermagem em Saúde Mental e a “A perspetiva da família: a experiência do curso «Ancoragem»”.

Para assinalar a importância desta iniciativa, os promotores do III Roteiro de Saúde Mental da Região Autónoma dos Açores, explicam que em Portugal, as perspetivas sobre esta área estão longe de serem animadoras.

“Apresentamos a prevalência mais elevada de perturbações mentais (22,9%) comparativamente aos países europeus analisados e, a nível mundial, situamo-nos na segunda posição”, acrescenta a organização.

Na Europa, as estimativas apontam para que 83 milhões de pessoas adultas tenham experienciado pelo menos uma doença mental e segundo a dados da Organização Mundial da Saúde, “a cada 40 segundos morre uma pessoa por suicídio” e entre “10 a 20% de crianças e adolescentes experienciam uma doença mental”.

“Os distúrbios psiquiátricos e os problemas de saúde mental são a principal causa de incapacidade para a atividade produtiva e uma das principais causas de morbilidade e morte prematura”, alerta o Centro Paroquial de Bem-estar Social de São José.

O III Roteiro de Saúde Mental da Região Autónoma dos Açores é uma iniciativa do Centro Paroquial de Bem-estar Social de São José em parceria com a Casa de Saúde São Miguel, do Instituto São João de Deus, a Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e a Associação para a Promoção da Saúde Mental (ANCORAR).

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top