«A vida é dificil mas isso não é grave»: as palavras de Etty Hillesum que Mariana Abranches Pinto vive – Emissão 18-01-2024

A poeta americana Mary Oliver deu a Mariana Abranches Pinto o mantra que hoje repete para si: «Instruções para Viver uma Vida: Presta Atenção, Deixa-te Maravilhar, Fala-se sobre isso». Mas há mais desafios que os poetas vão deixando na sua vida: Daniel Faria diz-lhe «Tudo o que for será bom. É tudo», Etty Hillesum sublinha que «a vida é difícil mas isso não é grave» e Mary Oliver recorda-lhe ainda que «a alegria não é para ser uma migalha».
O sofrimento, marcado pela sua doença oncológica mas, mais ainda, pelo percurso da sua filha que acabou por falecer aos 18 anos, a procura de sentido que levou Mariana Abranches Pinto a fundar o grupo «Ao 3º Dia» e a procurar no movimento «Portugal Compassivo» as propostas para mudar a pastoral da saúde e o cuidado com as pessoas doentes, são caminhos de quem percebeu que a sua vida se completa a acompanhar espiritualmente pessoas e a fazer com elas um caminho de descoberta de sentido.

 

Partilhar:
Scroll to Top